Curso WordPress Completo > Marketing com o Wordpress

Como usar o WordPress pra alavancar o Marketing Digital?

Como usar o WordPress pra alavancar o Marketing Digital?

O WordPress pode ser um poderoso aliado das suas estratégias de Marketing Digital. Descubra como utilizá-lo para alavancar seus resultados.

O uso correto do WordPress na sua estratégia de marketing digital depende de compreender quais espaços um site pode ocupar no seu plano geral.

Esse artigo faz parte do curso de WordPress Completo da Mirago. Para mais informações, visite a página principal do curso.

Vamos entender como um site pode se integrar em um planejamento de marketing digital?

Como o site pode participar da estratégia de marketing digital

Existem muitas formas como o seu site pode estar incluído nas sua estratégia de marketing digital:

  • Gerando conversões;
  • Atraindo novos leads através de SEO;
  • Obtendo informações sobre os clientes;
  • Servindo de base para o Remarketing;
  • Ajudando no relacionamento com o cliente;
  • Melhorando atendimento pelo SAC 3.0 (com chatbots, por exemplo).

Todas essas formas de integração podem ser feitas ao mesmo tempo. Para isso, basta ter um site bem trabalhado e construir um planejamento bem abrangente.

Ter um site próprio é essencial para qualquer negócio. Isso porque as Mídias Sociais, mesmo sendo uma parte importante da sua divulgação, são um espaço que não pertence a você. É preciso trazer a audiência delas para seu próprio espaço.

Para integrar corretamente o WordPress na estratégia de marketing digital, nós vamos te explicar alguns conceitos que você deve ter em mente e também plugins que vão te ajudar com cada uma.

Ter um site responsivo

O WordPress ajuda no SEO, ainda mais quando seu objetivo é ter um site responsivo. O próprio Google favorece o posicionamento de sites que são mais fáceis de acessar nos dispositivos móveis.

Para ter um site responsivo, você pode trabalhar com o Elementor, que é um editor de temas muito recomendado para WordPress. Se você já selecionou um tema pré-fabricado mas ele não tem uma versão responsiva, use o WP Touch, um plugin que permite ter temas diferentes para a versão mobile e a versão desktop.

Tenha um site que carregue rápido

Ter um site de carregamento rápido é essencial para quem quer se posicionar bem nas pesquisas. Por isso é muito importante tomar cuidado com o tamanho das imagens e outras questões que atrapalham no carregamento.

Para isso, você pode adotar o protocolo AMP, criado para ajudar no carregamento mais rápido para mobiles. Outra alternativa é usar o plugin Smush, que ajuda a implementar lazy loading e outras formas de diminuir o tempo de carregamento das páginas.

Conecte seu site às mídias sociais

A integração entre seu site WordPress e as mídias sociais é essencial para a estratégia de marketing digital. Para isso, é necessário instalar as ferramentas certas para integrar ambos os canais de comunicação.

Um passo é instalar o pixel do Facebook em seu site. Se tiver dúvidas sobre o assunto, a próxima aula deste curso ajuda justamente com isso.

Ao conectar o Facebook, o Instagram, o Twitter e qualquer outra mídia social ao seu site, torna-se possível fazer anúncios e buscar a atenção do usuário para seu site a partir delas.

Use landing pages para gerar leads

Não adianta trazer tráfego para o seu site se você não aproveitar para converter leads. Isso é feito através de formulários e landing pages.

O uso de formulários no WordPress pode acontecer através do uso diretamente da sua ferramenta de automação de marketing. Caso você não tenha acesso a uma ferramenta destas, pode usar o plugin Contact Form 7. O artigo no link deste parágrafo explica em detalhes como fazer uso dessa solução.

O próximo passo…

Se você entendeu que o site WordPress é apenas uma parte da sua estratégia de marketing digital, então agora precisa entender um pouco melhor sobre onde ele se encaixa. .

Se você ainda não parou para estudar os fundamentos do marketing digital, nós recomendamos que faça isso. Que tal começar pelas nossas aulas gratuitas para quem está começando? O curso de Marketing Digital para Iniciantes é exatamente para isso.

Se você já conhece o básico de Marketing, então precisa entender mais sobre planejamento. Nosso curso de Planejamento de Marketing Digital é um bom passo para entender melhor como ter uma visão abrangente do assunto.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.9
4.9/5
(19 avaliações)

Cansou de fazer o básico no WordPress? Nesse curso você vai aprender a trabalhar com SEO, Google Analytics, Pixel do Facebook e muito mais no WordPress.

Aprenda nos cursos da Mirago. Comece agora mesmo!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática