Interação no Instagram: Boas Práticas

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A repostagem é uma ferramenta interessante que já é utilizada por grandes marcas no Instagram. Entenda mais sobre ela e como você pode utilizá-la a seu favor.

Conseguir engajamento no Instagram é um ponto em que muitos perfis pecam. Entretanto, basta seguir algumas práticas para alavancar o engajamento e consequentemente conseguir mais seguidores e conversões.

Este artigo faz parte do Curso Instagram Marketing. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

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Para conseguir engajamento no Instagram, é importante seguir uma lógica. A seguir você encontra um passo a passo para entender como fazer sua audiência engajar com seu perfil e conteúdo.

1. Entenda e planeje o seu engajamento

Porque você quer trazer engajamento para seu perfil no Instagram? Existem muitos motivos possíveis:

  • Aumentar o conhecimento de marca;
  • Aproveitar o perfil para gerar leads e oportunidades de negócio;
  • Criar um canal de comunicação para sua marca que atinja seu público;
  • E muito mais.

Portanto, existe também uma série de formas de lidar com o engajamento do seu perfil. Saber qual seu objetivo ou objetivos principais com a mídia social é essencial para gerar um plano que faça sentido a longo prazo.

Com esta informação em mãos, é hora de planejar um conteúdo que gere engajamento.

2. Descubra o que gera engajamento com sua audiência

Esse passo significa fazer uma análise da concorrência outros possíveis formatos de benchmarking para tentar descobrir o que chama a atenção do público-alvo que você quer atingir.

Para atrair essa audiência, é preciso replicar o que funciona. Portanto, ao buscar descobrir o que outros estão fazendo, você não precisa arriscar tanto na tentativa e erro.

Então é hora de criar um planejamento de conteúdo que faça sentido nesta busca por engajamento no Instagram.

Primeiramente, pense em como relacionar os formatos e conteúdos que geram engajamento em perfis que falam com as mesmas pessoas e coloque sua própria cara.

Em segundo lugar, trabalhe a tentativa e erro até descobrir o que sua marca pode fazer igual e o que precisa fazer diferente.

3. Use Hashtags

Agora que você planejou seu conteúdo, é hora de fazer uso das hashtags para tentar fazer com que ela atinja mais público. Entretanto, não adianta nada aplicar dezenas de tags diferentes na mesma postagem pensando em conseguir mais engajamento.

As hashtags funcionam de forma semelhante às Palavras-Chave do SEO e Google Ads. Por isso é importante sempre realizar pesquisas e determinar qual a intenção de busca dos usuários da rede social na busca. Assim será possível criar conteúdo que realmente está relacionado ao que as pessoas desejam ver.

4. Aproveite os Stories

Os Stories são uma excelente ferramenta para atrair engajamento no Instagram. Isso porque o público atualmente passa mais tempo assistindo conteúdo neste formato do que no Feed da rede social.

Portanto, é preciso realizar um planejamento próprio para os Stories, com conteúdo relevante que ajude a engajar a audiência. Esse formato de conteúdo conta com opções próprias, como enquetes e caixas de pergunta. Aproveite-se destas oportunidades.

5. Interaja com seus seguidores

Não adianta nada você querer engajamento se não interagir na rede. Existem muitas formas de criar uma relação mais próxima com seus seguidores. Por exemplo:

  • Responda comentários realizados nas suas postagens;
  • Compartilhe na sua conta os Stories de pessoas usando seus produtos;
  • Busque por pessoas usando as hashtags mais interessantes para sua marca e interaja com as postagens;
  • E muitas outras formas.

Tome cuidado apenas para não falar sobre vendas e produtos antes da hora certa.

6. Poste no horário certo e com frequência

O tempo das postagens é um fator importante. Se você quer que o público engaje com suas postagens, elas devem ser feitas em horários que são mais frequentados.

Realize testes para descobrir os melhores horários para suas postagens. Depois que tiver descoberto os horários e dias mais recomendados, crie uma frequência de postagens para que o público saiba quando esperar pela publicação de um tipo de conteúdo.

7. Ofereça algo em troca do engajamento do público no Instagram

Essa dica não é sobre oferecer recompensas reais (embora você possa fazer isso). Ao invés disso, se foque em produzir conteúdo relevante para seu público. Não adianta nada querer ganhar a atenção das pessoas sem oferecer algo vantajoso para elas.

Pense sempre em produzir conteúdo que possa ajudar seu público. Se você cumprir essa tarefa, o engajamento será uma consequência.

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
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