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Quer mais seguidores no Instagram? Confira estas dicas úteis!

Quer mais seguidores no Instagram? Confira estas dicas úteis!

Conquistar mais seguidores no Instagram é um dos desejos mais comuns das pessoas e marcas que utilizam a plataforma. Veja dicas práticas de como fazer isso.

O seu objetivo é aumentar o número de seguidores no Instagram? Então esse artigo é ideal para você! É muito comum encontrar empresas que possuem a rede social ativa, sempre publicando conteúdos para o seu público, mas não consegue ganhar novos seguidores. O que pode estar acontecendo de errado? 

Existem diversos fatores que podem influenciar na conquista desse objetivo, mas que precisam ser analisados profundamente para que esses erros sejam corrigidos e sua marca possa crescer. 

Por isso, neste artigo, você encontrará dicas práticas de como aumentar os seus seguidores no Instagram e os motivos para esses números estarem estagnados ou até diminuindo.  

Fernando Souza
Curso Instagram Marketing
Aula: Quer mais seguidores no Instagram? Confira estas dicas úteis!
09:03

Qual a importância de aumentar o número de seguidores no Instagram?

O Instagram é uma rede social que foi criada para levar entretenimento e diversão para os usuários. Porém, com o passar do tempo, ela foi se tornando uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas, sendo até a maior fonte de renda de muita gente.  Além disso, as marcas também vislumbraram um excelente canal para se comunicar com potenciais consumidores e clientes.

seguidores no instagram

Com isso, ter um número significativo de seguidores pode ser uma maneira muito interessante de se comunicar e relacionar com potenciais clientes, o que é algo extremamente desejável para a maior parte dos negócios, sobretudo, para pequenas empresas e negócios que estão iniciando agora.

Além disso, se você conquistar seguidores no Instagram de maneira orgânica, ou seja, sem a necessidade de investir em mídia, você terá a certeza de que está fazendo um trabalho de divulgação com eficiência e poderá continuar realizando as mesmas ações para aumentar ainda mais o seu alcance. 

Principais vantagens de ter um grande número de seguidores:

  • aumento de visualizações;
  • crescimento constante na rede social;
  • destaque para o algoritmo do Instagram;
  • possibilidades de parcerias;
  • aumento de engajamento;
  • ganha credibilidade;
  • se destaca dos concorrentes;
  • otimiza seu tempo com ações de marketing;
  • economiza verba com os anúncios no Instagram Ads;
  • aumenta suas conversões. 

Principais erros que interferem na conquista de seguidores no Instagram

Fazer a sua conta do Instagram crescer não é algo fácil, não é mesmo? Apesar de diversas ações para aumentar o número de seguidores e o engajamento com o seu público-alvo, existem alguns erros que podem impactar diretamente na conquista desses objetivos. 

Identificar e corrigir esses erros o quanto antes é de extrema importância para não deixar as oportunidades passarem e atingir as metas do seu negócio na rede social. 

Conheça os principais erros que interferem na conquista de seguidores no Instagram:

1. Não fazer um planejamento de publicações

Fazer publicações na plataforma sem um planejamento estruturado pode ser prejudicial para a sua conta comercial no Instagram. Isso porque é fundamental que você tenha um cronograma com datas e horários para cada post, a fim de não deixar de postar, cometer algum engano ou atrasar algum conteúdo que estava previsto para aquele determinado dia. 

Por isso, não ter esse planejamento pode ser um dos fatores que está influenciando no aumento de seguidores no Instagram, pois, sem consistência, frequência e organização de publicações, a tendência natural é que você tenha dificuldades de crescer de maneira orgânica na plataforma.

2. Comprar seguidores

A compra de seguidores, por muito tempo, foi utilizada por diversas empresas, sejam elas pequenas ou até grandes. 

Essa prática, pode até parecer ser uma boa opção para aumentar a credibilidade da marca, porém, do que adianta ter um grande número de seguidores se eles não engajam com a sua página? 

Diante disso, é muito importante que você conquiste o seu objetivo de maneira orgânica, com muito esforço e dedicação. Por mais que seja um caminho longo e com altos e baixos, essa opção é a mais adequada para empresas que desejam crescer na rede social. 

Além do mais, comprar seguidores viola as políticas e termos de uso do Instagram, o que pode ocasionar uma punição severa por parte da mídia social, incluindo a exclusão de sua conta. Já imaginou o prejuízo? Bem, acho que você já entendeu que não vale a pena, certo?

3. Não se preocupar com a identidade visual da marca

A identidade visual de uma marca é um dos pontos mais importantes para atrair o público-alvo e quando isso não possui a devida atenção, poderá acontecer o efeito oposto, ou seja, afugentar potenciais clientes de se relacionar com sua marca, seja no Instagram, em sua loja física ou seu e-commerce. 

Com os seguidores no Instagram isso não é diferente. Se você não possui uma identidade visual atraente, poderá fazer com que os visitantes da sua página não te sigam, porque não se sentiram confortáveis ali. E o pior: muitas vezes um design pobre pode depor contra sua marca, fazendo você perder muito mais que seguidores: vendas.

O feed do Instagram, por exemplo, precisa ser harmônico, organizado e visualmente agradável de olhar. Além disso, não ter um logotipo de qualidade, imagens com boa resolução e não possuir uma cor como base para suas publicações, também pode ser um dos fatores da estagnação dos números.  

Se você tem dificuldades neste ponto, vale a pena contratar um designer, que é o profissional responsável pela criação da identidade visual de uma marca. Se você está no início e deseja fazer por conta própria, algumas boas opções de ferramentas de design são o Canva e a Trakto.

4. Não explorar os novos recursos do Instagram

Você sabia que o algoritmo do Instagram prioriza os conteúdos que são feitos a partir dos novos recursos da plataforma? É isso mesmo! Se você investe em vídeos no reels do Instagram, por exemplo, a sua publicação tende a ter mais alcance do que aquelas que possuem apenas fotos (feed, por exemplo).

Diante disso, é fundamental que você tenha sempre em suas publicações seja no feed ou nos stories do Instagram, posts que utilizam os vários recursos da plataforma, como:

  • filtros; 
  • inserção de música nos stories;
  • mãos livres;
  • fazer as trends que estão em alta;
  • boomerang. 

Fique de olho em novos lançamentos da rede social e, sempre que possível, faça testes utilizando as novidades para melhorar seu alcance e, possivelmente, seu engajamento com seus seguidores.

5. Não interagir com os seus seguidores

De nada adianta conquistar seguidores se você não interagir com eles, certo? Essa interação com as pessoas que seguem a sua página é fundamental para se aproximar cada vez mais com os seus possíveis clientes e tornar esse relacionamento mais rico e duradouro. 

Além disso, ao interagir com os seguidores, e, partindo do pressuposto que você fez um bom trabalho, isso fará com que eles falem da sua marca para outras pessoas, contribuindo para o famoso “marketing boca a boca”. Assim, você terá cada vez mais seguidores no Instagram e possivelmente mais chances de conversão futura. 

Por isso, implemente as seguintes ações:

  • curta os comentários e menções no feed; 
  • responda os comentários;
  • responda os directs; 
  • compartilhe as menções nos stories. 

15 dicas úteis e práticas para aumentar os seguidores no Instagram

Agora que você já sabe quais são possíveis erros que podem estar impedindo a obtenção de mais seguidores no Instagram, chegou o momento de aprender algumas táticas para crescer os números na sua página e ter cada vez mais sucesso no seu negócio. 

Confira uma lista com 15 dicas úteis e práticas para alavancar o número de seguidores no seu Instagram:

1. Preencha seu perfil completo

Ter todos os dados preenchidos no Instagram, significa que a sua conta está bem estruturada. Com isso, você demonstrará que o perfil da sua marca é profissional e atraente para os seguidores que estão chegando. 

Os dados que precisam ser preenchidos são:

  • nome;
  • nome do usuário;
  • website;
  • biografia.

Um destaque especial é para a BIO. Capriche neste ponto. Mesmo com pouco espaço é possível usar a criatividade e passar uma mensagem clara sobre o que sua empresa faz e o que as pessoas podem esperar ao seguir sua página.

2. Adicione legenda a sua foto

Quem aí não gosta de verificar uma publicação e se deparar com uma legenda atraente e interessante de ler? 

Por isso, evite inserir apenas emojis nas legendas, sempre coloque textos que contam uma história e tenham uma comunicação divertida e casual. 

3. Use hashtags

Utilizar hashtags nas publicações fará com que a sua publicação tenha maior alcance ao ser pesquisada por essa tag. 

Quando você acrescenta uma hashtag com o nome da sua empresa, por exemplo, a pessoa que encontrar essa publicação, poderá acessar a sua página mesmo não te seguindo.

4. Varie o conteúdo

Além das imagens, você pode e deve investir em vídeos. O formato tende a ter um engajamento maior em relação à primeira. Isso porque, esse formato de conteúdo está em alta e sendo entregue para mais pessoas no Instagram.

O próprio CEO do Instagram tem reafirmado que a plataforma investirá cada vez mais em vídeo.

Inclusive, publicar conteúdos em formatos repetitivos poderá fazer com que os seguidores fiquem saturados e até deixem de te seguir.

5. Faça CTAs atraentes

Como o próprio nome diz, os famosos CTAs (chamadas para ação) motivam os usuários a realizar algum tipo de ação, como curtir, compartilhar, acessar um link ou comprar. Isso fará com que outras pessoas tenham acesso a sua página.

6. Invista em posts patrocinados

Os anúncios pagos são fundamentais para proporcionar mais alcance para os posts, podendo chegar a um maior número de usuários. 

Ele pode ser diretamente pelo Instagram Ads e permite que você personalize os anúncios para atingir de maneira mais assertiva pessoas que possam ter interesse no seu produto ou serviço. 

7. Faça lives

O formato do vídeo ao vivo é uma tendência que continua crescendo nas mídias sociais.

E isso acontece porque ele é perfeito para interagir com o público ou fornecer a cobertura de eventos ao vivo, como promoções nas lojas.

As lives são essenciais para você ter mais proximidade com o seu público, fazendo com que eles compartilhem o conteúdo com outras pessoas, fazendo com que você ganhe mais seguidores. 

8. Use o modelo carrossel

As publicações no feed em formato carrossel também possuem bastante relevância para o algoritmo do Instagram. Por isso, ele tende a ser entregue para mais pessoas e, consequentemente, terá mais alcance. 

Além disso, o modelo carrossel torna o feed do Instagram mais bonito e permite ter mais informações em um só post, onde você poderá investir em publicações institucionais para apresentar sua empresa para os novos seguidores. 

9. Mantenha a frequência das postagens

Ser constante é algo essencial nas redes sociais. Por isso, manter a frequência de postagens fará com que o público tenha sempre a presença da marca no feed.

Assim, faça publicações diárias ou em dias alternados para que os seus seguidores não esqueçam da sua existência, demonstrando a consistência da sua marca. Aquele velho ditado “Quem não é visto não é lembrado”, também vale por aqui.

10. Publique mais no reels do Instagram

Reels é o formato de post que o Instagram criou para disputar com o TikTok. Esse novo recurso, como dito anteriormente, permite a publicação de vídeos, que hoje em dia estão muito em alta. 

Para divulgar a sua empresa você poderá investir em:

  • passo-a-passo para usar um determinado produtos;
  • perguntas e respostas para tirar dúvidas;
  • demonstração de produtos ou serviços; 
  • para empresas mais casuais, investir em temas de oportunidade que estão na moda. 

11. Faça parceria com influenciadores digitais

Conhecidos como influencers, os influenciadores digitais estão sendo muito reconhecidos no Instagram. Eles são contratados por empresas para divulgar produtos e até mesmo a marca em si, para conseguir ter mais alcance e engajamento. 

Se você deseja contratar os influencers para divulgar a sua empresa, prefira aqueles que tem mais a cara da sua marca e que se identifiquem com os produtos que você oferece.

12. Promova sorteios para conquistar mais seguidores

Os sorteios tornam a sua marca mais visível para novos usuários. Quem aí já participou de um concurso para ganhar prêmios e para isso precisa seguir alguns perfis?

Isso se tornou muito comum hoje em dia, e é uma forma de fazer com que a sua página ganhe mais seguidores. Mas cuidado: certifique-se que sua marca esteja cumprindo todos os regulamentos do Instagram e também dos órgãos competentes.

13. Monitore as suas métricas

De nada adianta fazer todas essas ações se você não monitorar os resultados que estão surgindo, não é mesmo? Por mais que o principal objetivo, neste caso, seja aumentar os números de seguidores no Instagram, é muito importante que todos os dados sejam analisados. 

Entre os principais estão:

  • número de visualizações dos stories;
  • alcance;
  • impressões; 
  • número de imagens salvas;
  • compartilhamentos;
  • curtidas. 

Analisar essas métricas é fundamental para entender se as ações estão sendo feitas da maneira correta e os pontos de melhorias para as próximas campanhas. 

14. Estude a concorrência

Quem aí nunca entrou nas redes sociais da concorrência para verificar o que eles andam fazendo? Acredito que a maioria dos empreendedores e profissionais de marketing, não é mesmo? 

Ter essa visão auxilia nas tomadas de decisões, entendendo o que está em alta e quais os próximos passos para se diferenciar do tipo de campanha que eles irão fazer. 

Essa diferenciação torna a sua marca única, podendo chamar a atenção de novos seguidores. No entanto, é importante ter em mente que investir em ações que estão em alta também é uma boa oportunidade de ganhar seguidores no Instagram. 

15. Não tenha medo de testar

Não ter medo de testar novas possibilidades é fundamental para que você cresça no Instagram, ou você acha que essas tendências são criadas do nada? Não! Elas são testadas por outras pessoas e acabam dando certo. 

Então, invista nas inovações, faça testes e não tenha medo de errar. 

Quer saber mais sobre esse assunto e conquistar mais seguidores no Instagram? Quer dominar as principais estratégias de marketing no Instagram? Então confira nosso Curso de Instagram Marketing!

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
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