Matriz BCG

Matriz BCG

A Matriz BCG é uma poderosa ferramenta de planejamento de marketing para análise dos produtos.

A matriz BCG é uma ferramenta muito usada no marketing para determinar o papel de diferentes produtos no negócio. Por isso acabou se tornando um passo importante para a criação de uma estratégia.

Usar a Matriz BCG ajuda a entender onde concentrar suas ações ao criar sua estratégia de marketing digital. Por consequência, o uso da matriz ajuda todo o planejamento.

O que é Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma metodologia de análise de produtos criada na década de 70 por Bruce Henderson. Bruce foi o criador do Boston Consulting Group, um dos principais serviços de consultoria de administração do mundo. Foi do nome de sua empresa que saiu a sigla que dá nome para a Matriz.

Em síntese, a matriz é um sistema de classificação de produtos e serviços que permite verificar o que está dando certou ou não para o negócio. Isto é: você posiciona todo o portfólio de produtos dentro das 4 classificações. Depois que todos estiverem posicionados, você consegue uma melhor visão sobre como agir com cada um.

Porque usar a Matriz BCG

Usar a matriz para analisar o portfólio da empresa é uma excelente forma de saber em quais produtos investir e quais descontinuar.

Por exemplo: digamos que você tenha três produtos, sendo que um deles dá muito retorno mas exige investimentos, outro dá uma taxa boa de retorno sem precisar de muito investimento e por fim um último dá pouco retorno apesar de muito investimento.

Provavelmente você vai decidir se livrar do produto que dá pouco retorno apesar de receber alto investimento. Afinal de contas ele está servindo apenas para sugar sua verba. Sem dúvida esse investimento estará melhor alocado no produto que exige investimento mas dá retornos.

O problema não é saber o que se deve fazer com cada categoria mas sim qual produto está em cada uma. Por isso a Matriz BCG serve para determinar onde cada produto se encaixa na estratégia.

Como funciona a matriz BCG?

A matriz BCG é dividida em quatro setores. É simples entender o papel de cada um deles, já que eles se organizam em dois eixos:

  • Participação ativa de mercado;
  • Crescimento de mercado.
Matriz BCG
Matriz BCG

A participação de mercado diz respeito a quanto aquele produto representa do mercado total em comparação com seus concorrentes. Essa é a reta horizontal da matriz BCG.

Enquanto isso, o crescimento de mercado diz respeito a quanto você acredita que aquele mercado irá crescer nos próximos meses. Ele representa a reta vertical da matriz BCG.

Por exemplo: digamos que você vende capinhas de celulares. Você acredita que o mercado vai crescer 15% nos próximos tempos. Então faz uma marca no ponto de 15% na reta vertical que representa o crescimento. Enquanto isso, você também calcula que vende 80 mil reais em capinhas por mês, enquanto seu principal concorrente vende 160 mil, o dobro.

Por consequência dos números acima, o seu resultado vai cair na área de Ponto de Interrogação da matriz BCG. Chegamos então ao momento de entender os 4 setores do gráfico.

Ponto de Interrogação

Matriz BCG - Ponto de interrogação

O ponto de interrogação diz respeito a todos os seus produtos que se encontram na parte superior direita do gráfico. Portanto são as fontes de renda que se encontram em mercados com alto crescimento, mas que não estão competitivos ainda.

Por conta de estar em uma situação que poderia dar muito lucro, o produto que é ponto de interrogação é um dos mais interessantes para investir esforços. Com isso você pode trazê-lo para o setor dos produtos Estrela.

Estrela

Os produtos estrelas são aqueles que estão no setor superior à esquerda. Por consequência são aqueles que estão em mercados que estão em alto crescimento e também representam um líder de mercado.

Ao mesmo tempo que se trata de uma forma contante de retornos para a empresa, é também um negócio que precisa de investimento para sustentar a liderança. Vale à pena se dedicar para aproveitar ainda mais o crescimento.

Vaca Leiteira

Quando o mercado de um produto Estrela começa a esfriar, ele vai aos poucos se tornando um Vaca Leiteira. Isso quer dizer que ele se encontra na parte inferior esquerda. Ou seja: é um produto que está entre os líderes de mercado mas não apresenta um crescimento acelerado.

Muito pode ser feito com um produto Vaca Leiteira. Principalmente porque ele já está estabelecido em um mercado onde o crescimento não justifica investimentos dos concorrentes.

Abacaxi

O abacaxi é o produto que tem pouca participação em um mercado que não tem perspectiva de crescer. Como o próprio nome já demonstra, ele não é exatamente uma solução, mas um problema.

O abacaxi não é exatamente o melhor lugar para investir dinheiro e tempo, já que ele está num mercado sem muita chance de se expandir. Além disso, ele não vale a pena para ser mantido, já que não tem um bom retorno.

Exceto por questões estratégicas mais profundas, é comum decidir extinguir os produtos que se enquadram como abacaxi.

As decisões a serem tomadas

Existem dois momentos para decisões na hora de fazer uma matriz BCG. Primeiramente, você precisa decidir onde estabelecer o limite entre o que é pouco ou muito crescimento e também os limites entre uma grande participação de mercado e uma pequena.

Essa primeira etapa acontece antes do preenchimento da matriz. É importante apenas ter em mente que essas fronteiras são apenas imaginárias. Também tenha em mente que os setores são para facilitar uma visualização, mas não determinam o que você tem que fazer.

Quando todos os produtos forem posicionados, é hora de decidir o que fazer deles.

O que fazer com os produtos?

Existem basicamente quatro possíveis decisões sobre os produtos:

  • Construir (ou Evoluir) – significa decidir investir pesado no produto para que ele suba sua participação de mercado. Essa decisão costuma ser tomada com produtos Ponto de Interrogação;
  • Manter – é o mesmo que decidir continuar investindo o mesmo tanto. Normalmente é uma decisão tomada com produtos Estrela e Vaca Leiteira;
  • Colher – é sinônimo de começar a preparar o negócio para ser desmanchado. Você começa a buscar apenas vender o produto, sem investimentos. Essa decisão é normalmente tomada para produtos Vaca Leiteira;
  • Abandonar – quando o produto não tem uma boa fatia de mercado e nem perspectiva de crescimento, é hora de abandonar. Normalmente é feito com produtos Abacaxi.

O próximo passo…

Agora que você está usando a Matriz BCG para estudar seu negócio, é hora de aproveitar para aprofundar sua análise sobre sua empresa.

Uma excelente forma de continuar nesse rumo é fazer uma análise de SWOT ou uma análise da concorrência.

Camila Kawachiya

Graduada pela USP em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduada em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela ESPM. Passou também pela IULM (Libera Università di Lingue e Communicazione) de Milão na matéria de Novas Mídias. Atua há 10 anos com Planejamento de Comunicação, acumulando passagens pela Ed. Abril e agências multinacionais. Já realizou projetos para: Colgate, Koleston, SulAmérica, SENAC Rio, GSK, Açúcar União, Bradesco, Pfizer, Toddynho e Pirelli. Hoje é proprietária da Marketing com Resultado, uma consultoria de Inbound Marketing.
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