Métricas do Instagram: Analisando performance e concorrência

Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Entenda como funcionam as métricas de Instagram e onde você pode encontrá-las.

Saber analisar as métricas do Instagram é essencial para quem quer atingir metas na rede social. Afinal, sem estes dados objetivos sobre o seu desempenho e situação atuais fica impossível tomar decisões embasadas.

Este artigo faz parte do Curso Instagram Marketing. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

A seguir iremos falar sobre a importância das métricas do Instagram. Além disso vamos apresentar as principais métricas e explicar o que cada uma indica.

A importância das métricas do Instagram

As métricas tem funções e importâncias diferentes ao longo de todo o processo do marketing digital. Entretanto, é inegável que elas são importantes em cada passo do caminho.

Em um primeiro momento, as métricas são essenciais para um diagnóstico da situação de um perfil. Será através delas que você descobrirá o que já está indo bem e o que precisa ser melhorado.

Em segundo lugar, as métricas tem a importância de indicar se as ações planejadas estão dando o resultado esperado. Portanto, são a única forma de acompanhar o dia a dia do plano tático e alterar as direções caso as coisas ocorram diferente do esperado.

Em terceiro lugar, mas não menos importante, as métricas de Instagram permitem acompanhar o resultado final. Afinal, toda ação pede um relatório ao ser concluída. Com uso das métricas, você pode explicar de forma mais embasada o que deu certo e o que precisa ser alterado no próximo planejamento.

Métricas do Perfil

Existem várias métricas específicas do perfil do Instagram. Por exemplo:

  • Impressões: é o número de vezes que todas as suas publicações foram vistas pelos usuários. Caso um usuário veja uma mesma publicação mais de uma vez, ela é contada repetidamente. Além disso, conta com visualizações tanto no feed como em visitas ao perfil;
  • Alcance: número de contas únicas que viram ao menos uma de suas publicações desde a criação do perfil;
  • Visitas ao perfil: número de vezes que o perfil foi visualizado;
  • Cliques no site: é o número de vezes que algum usuário clicou no link que você acrescentou à sua Bio;
  • Cliques para e-mail: analisa quantas vezes os usuários do Instagram clicaram na opção para enviar um e-mail para você.

Todas estas métricas podem ser encontradas no Instagram Insights, uma ferramenta interna da rede social que permite acessar dados estatísticos sobre a conta.

Entretanto, para ter acesso ao Insights você precisa ter uma conta comercial.

Estatísticas para Feed

As postagens no feed também contam com uma lista de estatísticas próprias. Assim como no caso das métricas gerais do perfil, as métricas do Feed podem ser vistas no Instagram Insights, na aba “Conteúdo”.

Para acompanhar melhor os dados sobre suas postagens, o Instagram oferece a opção de filtrar por Tipo de Conteúdo, Métricas e Tempo de Publicação.

Também é possível acessar as métricas das postagens de forma individual. Para isso, acesse a publicação da qual deseja ver os dados e clique em “Ver Informações”, logo abaixo da publicação.

Entre os dados revelados, temos três tipos. Em primeiro lugar, aparecem as métricas mais comuns, como Curtidas, Comentários e também quantas pessoas salvaram o conteúdo para mais tarde.

Em segundo lugar, logo abaixo, você encontrará as métricas de Interação. Portanto, tratam-se das métricas que descrevem como seus seguidores receberam a publicação. Elas são:

  • Visitas ao perfil: quantas pessoas foram até o seu perfil através da impressão daquele conteúdo;
  • Cliques na Bio: quantas pessoas clicaram no seu link da Bio após acessar o perfil através do conteúdo.

Em terceiro lugar, temos as métricas de Descoberta. Em resumo, são aquelas que listam como o conteúdo sendo analisado atraiu novos seguidores.

As métricas de Descoberta são Seguimentos (número de novos seguidores), Alcance (número de perfis que viram o conteúdo) e Impressões. Este último está dividido também em formas pela qual a impressão foi alcançada.

Métricas do Stories

O Stories também conta com uma coleção de métricas que permitem analisar o desempenho das postagens. Assim como no Feed, você pode ter uma visão mais geral ou usando filtros através do Insights ou acessar os dados de uma publicação específica através dela própria.

As métricas do Instagram disponibilizadas para o Insights são:

  • Impressões: número de visualizações de um Stories. Um mesmo usuário pode gerar mais de uma impressão;
  • Alcance: número de usuários diferentes que visualizou seus Stories;
  • Avançar: número de toques para passar para o seu próximo Stories;
  • Voltar: quantos toques foram feitos para retornar a um Stories anterior;
  • Saiu: número de toques para sair dos seus Stories;
  • Número de respostas: quantas mensagens você recebeu em reação aos Stories;
  • Próxima História: número de toques para ir aos Stories do próximo perfil;
  • Cliques no Link: quantas pessoas acessaram o link associado ao seu Stories (disponível em anúncios ou para perfis com mais de 10 mil seguidores).

Os dados fornecidos pelo Instagram permitem uma visualização completa do desempenho de cada Stories e do conteúdo em geral. Assim sendo, fica simples ter uma visão estratégica sobre as publicações.

Estatísticas do IGTV

O IGTV é uma ferramenta relativamente nova e ainda não muito popular. Apesar disso, tudo indica que a plataforma irá decolar.

Com o intuito de promover o uso deste formato de vídeo, o Instagram dá um grande favorecimento de alcance para publicações no Feed e Stories que estejam promovendo vídeos publicados nele.

Apesar de contar com este impulsionamento, o IGTV ainda conta com poucos dados fornecidos. Em resumo, apenas Comentários, Número de Visualizações, Porcentagem do Média do Vídeo Assistido e um Gráfico de Retenção estão acessíveis aos criadores de conteúdo.

Métricas de Publicações Promovidas

Além de permitir acessar dados sobre os diferentes tipos de publicação em seus variados formatos, o Instagram oferece também métricas sobre a promoção de conteúdo.

Basicamente, os valores oferecidos são os mesmos que os dados originais do conteúdo, seja do Stories ou do Feed. Entretanto, estes dados serão descritos listando apenas os números obtidos graças à promoção, criando uma distinção em relação ao alcance orgânico.

Além de mostrar os números de alcance e engajamento, é possível ver ainda alguns dados demográficos sobre o público atingido e também o valor final investido em uma publicação.

Estatísticas de público

Mais uma métrica disponibilizada para quem conta com uma conta comercial são as métricas de público. Basicamente, elas fazem referência aos dados demográficos de quem seguiu o seu perfil.

Em resumo, estas métricas do Instagram falam sobre dados gerais dos seus seguidores. Por exemplo: elas listam idade, gênero, localização e hábitos de acesso ao Instagram.

De posse destas informações fica mais fácil criar conteúdo relevante para seu público e postá-lo nos horários com mais probabilidade de atingir sua audiência.

O próximo passo…

Agora que você sabe como encontrar as métricas do Instagram, pode fazer uso delas para realizar um planejamento de marketing digital mais detalhado e embasado.

Que tal aproveitar para traçar uma buyer persona e facilitar sua comunicação com a audiência?

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

Curso Instagram Marketing

Utilize o Instagram para contar a história da sua Marca. Entenda como é possível criar uma Estratégia que une Branding e Performance. Inscreva-se!
Dúvidas
milenarimprensa
Milena Rezende PRO6 meses atrás

dúvida

qual diferença deste programa para Bume.io

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.