Curso Mídias Sociais > Entendendo as plataformas de Mídias Sociais

As Mídias Sociais em Números: Pesquisas e Dados Brasileiros

As Mídias Sociais em Números: Pesquisas e Dados Brasileiros

Entenda os números por trás das mídias sociais e como eles influenciam a importância de cada uma.

Os números de usuários das Mídias Sociais são um conceito relevante para entender o potencial de cada uma. Entender quantos usuários utilizam cada mídia é muito importante para a criação de um planejamento de marketing digital.

As mídias sociais mais usadas do Brasil são conhecidas. Entretanto, é preciso entender o quanto cada uma representa no mercado. Os dados de uso de internet, Facebook e Instagram foram retirados da pesquisa Digital in 2018, do site We Are Social. As pesquisas usadas para Twitter, LinkedIn e WhatsApp estão linkadas em cada tópico.

Números gerais das mídias sociais no Brasil

A internet brasileira é uma das mais lentas do mundo, com uma média de conexão de 17,9 mbps para a internet fixa e 16,4 para o mobile. Apesar desses números baixos, o Brasil é um dos países que mais crescem em números de usuários de mídias sociais no mundo, com 8 milhões de novos usuários em 2018.

usuarios regulares midias sociais

O brasileiro passa em média 3 horas e 39 minutos por dia nas mídias sociais. Esse número só é menor do que a média dos filipinos. Isso também está representado no fato de que 130 milhões de brasileiros são usuários regulares de mídias sociais. Isso representa 62% da população.

Em relação ao uso de mídias sociais em dispositivos móveis, 120 milhões de brasileiros estão presentes. Este número representa 57% da população, um crescimento de 9% em 2018.

Facebook

O Facebook é a mídia social mais acessada do mundo. Atualmente conta com 2,17 bilhões de usuários ativos mensalmente. Esse número representou um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

88% usam mobile

Cerca de 88% dos usuários acessam o Facebook pelo mobile.

Dentre as línguas faladas por usuários do Facebook, o português é a terceira com 6,9%, empatado com o indonésio e o hindi. Apesar de parecer um percentual baixo, isso representa um total de 150 mil pessoas.

22,6% de páginas usa mídias pagas

Quase um quinto das páginas do Facebook (22,6%) faz uso de mídias pagas, sendo que os anúncios representam 26% do alcance total de compartilhamentos. Tenha em mente que esse valor é baseado no total de compartilhamentos por páginas e usuários.

O alcance orgânico médio das postagens do Facebook no Brasil é de 10%. Esse número é menor do que em países como Holanda (22%) e Alemanha (17%), mas é maior do que os 8% de média global.

A média de engajamentos brasileiros (5,12%) também é maior do que os 4,2% global. Isso mostra que os usuários do Brasil são mais interessados nas postagens do que a maioria dos países.

Instagram

O Instagram tem um total de 800 milhões de usuários ativos. O total de brasileiros que faz uso deste rede social mensalmente já passa de um quarto da população (27%). Esse número coloca o Brasil como o segundo país em número de usuários, atrás apenas do Estados Unidos.

27% de usuárias regulares

Dos 57 milhões de usuários brasileiros do Instagram, 59% se declaram do sexo feminino.

59% de usuárias mulheres no instagram

O Instagram é o quarto aplicativo mais baixado no Brasil, atrás do WhatsApp, do Facebook e do Facebook Messenger.

WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado do Brasil. Outros países em que ele também é o líder de mercado são a Argentina, o México, a África do Sul, a Rússia, a Alemanha e a Itália.

O maior concorrente mundial do WhatsApp também é o Facebook Messenger. Ambos os aplicativos de mensagem são propriedade do Facebook.

O WhatsApp tem 1,5 bilhões de usuários globais. Destes, um bilhão está ativa diariamente no aplicativo. O WhatsApp Business tem apenas 3 milhões de usuários.

mensagens ligacões whatsapp

Mais de 65 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias pelo WhatsApp. O aplicativo também é muito usado para ligações por vídeo, com 55 milhões sendo realizadas diariamente.

LinkedIn

O LinkedIn tem 303 milhões de usuários ativos mundialmente. Destes, 35 milhões são brasileiros, o maior número do hemisfério sul.

35 milhões de usuários brasileiros

LinkedIn é o 28º maior site do mundo segundo o ranking da Alexa. Os usuários do LinkdIn geram 9 bilhões de impressões em conteúdos por semana, demonstrando um grande alcance orgânico.

Ainda assim, apenas 1% dos usuários do LinkedIn o usa para a publicação de conteúdo. Isto demonstra que esta é uma mídia social com um centro em influenciadores seguidos e conectados a muitos usuários.

Mais do que duas pessoas se cadastram no LinkedIn a cada segundo.

57% de usuários homens

O LinkedIn conta com um público majoritariamente masculino, com pessoas declaradas do sexo masculino representando 57% dos usuários.

As maiores taxas de engajamento por horário da semana são:

  1. Quartas-feiras à noite;
  2. Quintas-feiras à tarde;
  3. Quartas-feiras no horário de almoço;
  4. Terças-feiras pela manhã.

Twitter

Apesar de ser pouco visível, o Twitter é o 19º site mais usado no Brasil segundo o ranking da Alexa. Mundialmente, o site alcança 335 milhões de usuários ativos.

O Brasil tem 8,28 milhões de usuários ativos, o que o coloca em sexto no ranking de países. Ainda assim, é difícil medir o impacto desta rede social na mídias em geral. Isso está representado no fato de que, mundialmente, 500 milhões de pessoas visitam o site sem estarem logados.

Jornalistas representam 24,6% das contas cadastradas mundialmente. Dos líderes políticos mundiais, 83% estão no Twitter. Cerca de 6 mil tweets são publicados todos os dias.

Cada usuário do Twitter segue em média 5 contas de marcas. Quatro quintos dos usuários ativos já postaram um tweet mencionando uma marca.

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.7
4.7/5
(19 avaliações)

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!

Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago. Comece agora!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática