As Mídias Sociais em Números: Pesquisas e Dados Brasileiros

Tópicos
Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Entenda os números por trás das mídias sociais e como eles influenciam a importância de cada uma.

Os números de usuários das Mídias Sociais são um conceito relevante para entender o potencial de cada uma. Entender quantos usuários utilizam cada mídia é muito importante para a criação de um planejamento de marketing digital.

Este artigo faz parte do Curso Mídias Sociais. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

As mídias sociais mais usadas do Brasil são conhecidas. Entretanto, é preciso entender o quanto cada uma representa no mercado. Os dados de uso de internet, Facebook e Instagram foram retirados da pesquisa Digital in 2018, do site We Are Social. As pesquisas usadas para Twitter, LinkedIn e WhatsApp estão linkadas em cada tópico.

Números gerais das mídias sociais no Brasil

A internet brasileira é uma das mais lentas do mundo, com uma média de conexão de 17,9 mbps para a internet fixa e 16,4 para o mobile. Apesar desses números baixos, o Brasil é um dos países que mais crescem em números de usuários de mídias sociais no mundo, com 8 milhões de novos usuários em 2018.

usuarios regulares midias sociais

O brasileiro passa em média 3 horas e 39 minutos por dia nas mídias sociais. Esse número só é menor do que a média dos filipinos. Isso também está representado no fato de que 130 milhões de brasileiros são usuários regulares de mídias sociais. Isso representa 62% da população.

Em relação ao uso de mídias sociais em dispositivos móveis, 120 milhões de brasileiros estão presentes. Este número representa 57% da população, um crescimento de 9% em 2018.

Facebook

O Facebook é a mídia social mais acessada do mundo. Atualmente conta com 2,17 bilhões de usuários ativos mensalmente. Esse número representou um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

88% usam mobile

Cerca de 88% dos usuários acessam o Facebook pelo mobile.

Dentre as línguas faladas por usuários do Facebook, o português é a terceira com 6,9%, empatado com o indonésio e o hindi. Apesar de parecer um percentual baixo, isso representa um total de 150 mil pessoas.

22,6% de páginas usa mídias pagas

Quase um quinto das páginas do Facebook (22,6%) faz uso de mídias pagas, sendo que os anúncios representam 26% do alcance total de compartilhamentos. Tenha em mente que esse valor é baseado no total de compartilhamentos por páginas e usuários.

O alcance orgânico médio das postagens do Facebook no Brasil é de 10%. Esse número é menor do que em países como Holanda (22%) e Alemanha (17%), mas é maior do que os 8% de média global.

A média de engajamentos brasileiros (5,12%) também é maior do que os 4,2% global. Isso mostra que os usuários do Brasil são mais interessados nas postagens do que a maioria dos países.

Instagram

O Instagram tem um total de 800 milhões de usuários ativos. O total de brasileiros que faz uso deste rede social mensalmente já passa de um quarto da população (27%). Esse número coloca o Brasil como o segundo país em número de usuários, atrás apenas do Estados Unidos.

27% de usuárias regulares

Dos 57 milhões de usuários brasileiros do Instagram, 59% se declaram do sexo feminino.

59% de usuárias mulheres no instagram

O Instagram é o quarto aplicativo mais baixado no Brasil, atrás do WhatsApp, do Facebook e do Facebook Messenger.

WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado do Brasil. Outros países em que ele também é o líder de mercado são a Argentina, o México, a África do Sul, a Rússia, a Alemanha e a Itália.

O maior concorrente mundial do WhatsApp também é o Facebook Messenger. Ambos os aplicativos de mensagem são propriedade do Facebook.

O WhatsApp tem 1,5 bilhões de usuários globais. Destes, um bilhão está ativa diariamente no aplicativo. O WhatsApp Business tem apenas 3 milhões de usuários.

mensagens ligacões whatsapp

Mais de 65 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias pelo WhatsApp. O aplicativo também é muito usado para ligações por vídeo, com 55 milhões sendo realizadas diariamente.

LinkedIn

O LinkedIn tem 303 milhões de usuários ativos mundialmente. Destes, 35 milhões são brasileiros, o maior número do hemisfério sul.

35 milhões de usuários brasileiros

LinkedIn é o 28º maior site do mundo segundo o ranking da Alexa. Os usuários do LinkdIn geram 9 bilhões de impressões em conteúdos por semana, demonstrando um grande alcance orgânico.

Ainda assim, apenas 1% dos usuários do LinkedIn o usa para a publicação de conteúdo. Isto demonstra que esta é uma mídia social com um centro em influenciadores seguidos e conectados a muitos usuários.

Mais do que duas pessoas se cadastram no LinkedIn a cada segundo.

57% de usuários homens

O LinkedIn conta com um público majoritariamente masculino, com pessoas declaradas do sexo masculino representando 57% dos usuários.

As maiores taxas de engajamento por horário da semana são:

  1. Quartas-feiras à noite;
  2. Quintas-feiras à tarde;
  3. Quartas-feiras no horário de almoço;
  4. Terças-feiras pela manhã.

Twitter

Apesar de ser pouco visível, o Twitter é o 19º site mais usado no Brasil segundo o ranking da Alexa. Mundialmente, o site alcança 335 milhões de usuários ativos.

O Brasil tem 8,28 milhões de usuários ativos, o que o coloca em sexto no ranking de países. Ainda assim, é difícil medir o impacto desta rede social na mídias em geral. Isso está representado no fato de que, mundialmente, 500 milhões de pessoas visitam o site sem estarem logados.

Jornalistas representam 24,6% das contas cadastradas mundialmente. Dos líderes políticos mundiais, 83% estão no Twitter. Cerca de 6 mil tweets são publicados todos os dias.

Cada usuário do Twitter segue em média 5 contas de marcas. Quatro quintos dos usuários ativos já postaram um tweet mencionando uma marca.

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

Curso Mídias Sociais

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.