Introdução a Mídias Sociais

Entenda o que são as mídias sociais e como elas alteraram a forma como nos comportamos.
Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?

As Mídias Sociais são uma parte integrante do mundo atual. Para as pessoas, elas já fazem parte do dia a dia. Já para as empresas, elas não são mais uma questão de escolha e sim de obrigação.

Esse artigo é parte do curso de Mídias Sociais da Mirago. Para mais conteúdos relacionados, visite a página do curso.

Neste texto, vamos explicar um pouco sobre o que são as Mídias Sociais e como elas influenciam nossa vida atualmente. Vamos entrar também no tópico da importância de fazer Social Media Marketing.

O que são Mídias Sociais?

Mídias Sociais são canais de comunicação possibilitados pela tecnologia que possibilitam a publicação e recepção de informações por parte de seus usuários.

Existem literalmente milhares de diferentes mídias do tipo, mas elas compartilham em comum algumas características:

  • Interatividade baseada em aplicações da Web 2.0;
  • Conteúdo gerado por usuários;
  • Contas próprias e identificáveis para os usuários, criando personalização;
  • Conexões entre diferentes usuários, criando redes de comunicação.

Outra característica relevante é a acessibilidade por aparelhos eletrônicos. Isso inclui desde computadores desktop até aparelhos móveis como celulares e tablets.

O uso da Mídias Sociais está sempre associado a uma conexão com a internet.

De onde surgiram as Mídias Sociais?

É possível afirmar que as mídias sociais são uma evolução natural de um uso que a internet recebeu desde seus primeiros passos: conexão para troca de informações.

As mídias sociais começaram a emergir como uma possibilidade a partir da popularização dos blogs no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000 nos Estados Unidos. Com esta nova possibilidade de logar na internet e publicar conteúdo próprio, começaram a surgir interações mais livres entre usuários da internet.

Logo surgiram os primeiros sites focados na conexão e compartilhamento de informações entre pessoas. Os primeiros destaques podem ser dados ao Friendster, MySpace e LinkedIn.

No Brasil, a primeira mídia social de sucesso foi o Orkut. Graças a um bom aproveitamento de momento e a uma estratégia de popularização baseada na necessidade de convites por outros usuários, o Orkut despertou interesse do brasileiro e se popularizou.

Mídias Sociais de destaque

Desde que começaram a ganhar destaque como um fenômeno da internet, muitos sites de mídias sociais surgiram e sumiram. Vamos falar dos mais importantes.

Six Degrees

Normalmente apontado como a primeira mídia social, o Six Degrees surgiu ainda no final da década de 1990. Por ser tão antigo, contava com possibilidades limitadas. Ainda assim, já tinha contas pessoais, conexões entre amigos e a possibilidade de listar onde estudou.

Friendster

friendster

Criado para competir com o Six Degrees em 2002. Contava com a possibilidade de compartilhar vídeos, imagens e mensagens com outros usuários, inaugurando a ideia de publicação de conteúdo.

O sucesso imediato do Friendster fez com que muitas grandes empresas abrissem o olho para as mídias sociais. O Google tentou comprar a plataforma por 30 milhões de dólares em 2003.

LinkedIn

Uma das mídias mais usadas atualmente surgiu ainda em 2003. O LinkedIn sempre teve um caráter profissional, possibilitando o networking entre profissionais e empresas.

Apesar de ser uma das primeiras a surgir no mercado, cresceu em ritmo mais lento até chegar ao sucesso. Hoje conta com mais de 500 milhões de usuários.

Orkut

Criado pelo engenheiro Orkut Büyükkökten para competir no mercado americano e lançado pelo Google. Acabou fazendo sucesso apenas no Brasil e na Índia.

O Orkut acabou tendo suas operações transferidas para a sede da Google Brasil em Belo Horizonte. Em 2014, a empresa proprietária da mídia anunciou o seu fechamento.

MySpace

Antes de haver o Facebook, havia o MySpace. Criado inicialmente como uma plataforma para armazenamento de arquivos em 2003, rapidamente conquistou o mercado ao acrescentar uma interface de mídias sociais.

O MySpace ainda existe, embora muito menor após perder a batalha para o Facebook.

Facebook

O atual líder mundial surgiu em 2004 como uma mídia social para universidades. Depois de abrir os cadastros para qualquer pessoa, o Facebook cresceu exponencialmente até atingir os 2,2 bilhões de usuários mensais atualmente.

YouTube

Apesar de ser um dos sites mais acessados do mundo, poucos usuários sabem que o YouTube é uma mídia social. Criado em 2005 por ex-funcionários do PayPal, a plataforma de vídeos hoje é parte do Google.

Twitter

Apesar de crescer pouco, o Twitter segue firme e forte graças a uma base de usuários fieis. Criada em 2006, essa mídia social inicialmente só permitia a postagem de textos de 140 caracteres.

Hoje, o Twitter aceita vídeos, fotos, links e textos de 280 caracteres.

WhatsApp

O aplicativo de conversas instantâneas mais popular no Brasil também pode ser considera uma mídia social. O WhatsApp promove conexões e troca de informações.

Muito popular no Brasil, na Índia, na África do Sul e na Alemanha, o WhatsApp tem apresentado passos para se tornar mais eficiente para empresas no futuro.

Instagram

Inovando como uma mídia social focada em imagens, o Instagram rapidamente conquistou espaço no mercado. Acabou comprado pelo Facebook em 2012.

Muito do apelo inicial do Instagram vinha do fato de ter filtros que melhoravam as fotos tiradas. Quando incluiu os Stories, conseguiu neutralizar o Snapchat, um concorrente que vinha crescendo e ameaçando. Eventualmente, acabou se tornando essencial para dezenas de negócios ao redor do mundo.

TikTok

Criado em 2017, tem crescido a ponto de preocupar os grandes concorrentes do mercado. Se foca no compartilhamento de vídeos, com ferramentas de dublagem e inclusão de músicas. Muito popular entre o público mais jovem.

A importância das Mídias Sociais para o Marketing Digital

Desde o começo do século XXI, as Mídias Sociais têm ganhado um grande espaço na sociedade. Com isso, se tornou impossível ignorar seu potencial para o marketing.

O Facebook tem um número de usuários que só é menor que a população de dois dos países do mundo. Além disso, esperasse que ao menos 3 bilhões de pessoas tenham contas em pelo menos uma mídia social até 2021.

Ainda assim, a presença em Mídias Sociais tem se tornado mais complexa. Antes, bastava estar presente para ganhar destaque. Hoje, é preciso ter conteúdos que entregam valor e gerar interação.

Outra questão de relevância são os anúncios. Enquanto no passado o retorno sobre o investimento era imenso, hoje é possível não ver retorno algum se o planejamento da campanha for mal feito.

Por isso se torna tão importante estudar a natureza das Mídias Sociais. Neste nosso curso de Mídias Sociais, você vai aprender tanto sobre aquelas que controlam o mercado brasileiro quanto como planejar melhor seu conteúdo.

Confira nas próximas aulas.

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

Curso Mídias Sociais

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.