Monitoramento de mídias sociais é uma questão essencial para todas as marcas, independente de tamanho. Essa prática envolve usar algumas ferramentas para acompanhar palavras-chave, o resultado de suas postagens e o que está virando tendência.

Para realizar um bom monitoramento, precisamos entender primeiro para que ele serve e depois como fazê-lo.

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Por que fazer monitoramento de mídias sociais

As mídias sociais são um grande repositório de sentimentos da humanidade. Se alguém gosta ou não da sua marca, com certeza vai acabar se manifestando ali sobre o assunto.

Além disso, existem muitas discussões sobre tópicos que são relevantes para seu conteúdo e para seus negócios acontecendo nas mídias sociais. Monitorar o que está sendo dito ajuda a estar sempre por dentro.

Confira alguns dos principais motivos para faze monitoramento de mídias sociais.

Acompanhar o que falam da marca

A imagem da marca é muito importante para o sucesso. Por isso é importante realizar um monitoramento de palavras-chave relacionadas a ela. Dessa forma é possível acompanhar, por exemplo, o sucesso ou fracasso de um produto.

Considere essa prática como um teste de produto em tempo real. Se houver algo errado ou que possa ser melhorado no que a marca oferece ao cliente, é possível saber através deste monitoramento.

Além disso, o monitoramento de palavras-chave relacionadas à marca é essencial para o SAC 2.0 e para a gestão de crise.

Medir o resultado de postagens

Ao realizar um conteúdo que tenha um grande investimento, você pode estar fazendo um grande acerto ou um investimento mal direcionado. Para saber a diferença e aprender com o que foi feito, é preciso fazer o monitoramento das mídias sociais.

Digamos, por exemplo, que a marca patrocine um grande evento e crie uma ativação para incentivar o público a criar conteúdo associado a ela. Nesse caso, é essencial realizar o monitoramento para saber se o impacto foi como esperado ou não.

Acompanhar tendências

O mercado, as opiniões e os assuntos mais populares estão sempre mudando. O monitoramento das mídias sociais é uma boa oportunidade para acompanhar o que está sendo tendência nos assuntos que são relevantes para você.

Isso ajuda tanto com conteúdo quando com direcionamento de mercado. Digamos, por exemplo, que as empresas de táxi tivessem acompanhado o que é dito sobre “voltei da balada” das redes sociais. Elas teriam tido uma maior noção do impacto da chegada do Uber e poderiam ter tomado atitudes de mercado mais eficientes. Este é apenas um exemplo, mas é importante que você o adapte ao seu mercado.

Ferramentas de monitoramento de mídias sociais

Existem muitas ferramentas que podem te ajudar a monitora suas redes sociais. Confira conosco algumas delas.

Scup

Uma das ferramentas mais populares para monitorar mídias sociais é o Scup. Ele serve muito bem para acompanhar palavras-chave relacionadas à sua marca e aos tópicos relevantes para você.

mLabs

O mLabs é a principal ferramenta de publicação e planejamento de mídias sociais para o mercado brasileiro. Ele também ajuda a monitorar os resultados das suas postagens. Ótimo para acompanhar desempenho e fazer relatórios.

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital há mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.