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Algoritmo do Instagram: O que é e como funciona

Algoritmo do Instagram: O que é e como funciona

Entenda o que é e como funciona o algoritmo do Instagram e como ele pode impactar suas estratégias dentro da plataforma ao produzir e distribuir conteúdo.

Você sabia que o algoritmo do Instagram pode ter um grande impacto em resultados na plataforma? Veja se já não passou por algo parecido: Você está fazendo diversos conteúdos para a conta da sua empresa ou do seu cliente, publicando nos horários mais apropriados e seguindo todas as regras de postagens, mas mesmo assim não está tendo o alcance que gostaria? Se você já viveu (ou está vivendo algo parecido), saiba que isso pode ser “culpa” do algoritmo do Instagram. 

Mas afinal, você sabe o que isso? Já ouviu falar dessa expressão? Se a resposta for negativa, não se preocupe! Neste artigo, você vai encontrar dicas de como utilizá-lo a seu favor, fazendo com que a sua página tenha ainda mais visibilidade e, principalmente, engajamento. 

O que é algoritmo do Instagram?

De maneira simplificada, o algoritmo do Instagram é um conjunto de códigos capaz de interpretar o comportamento do usuário e sugerir conteúdos que mais tenham a ver com ele. 

O principal objetivo do algoritmo do Instagram é entregar publicações que mais tenham relação com os seus interesses, com base nas suas pesquisas, curtidas, comentários, compartilhamentos, posts salvos, vídeos vistos e até mesmo os áudios que você envia por direct. 

algoritmo do instagram

No entanto, com o passar do tempo, esse algoritmo vai atualizando e adquirindo novas características, consequentemente diminuindo o alcance orgânico da plataforma. 

Diante disso, é fundamental que você mude as suas estratégias, melhore os conteúdos que você deseja entregar para o seu público, a fim de ter um retorno mais satisfatório da rede social. Ou seja, quanto mais melhorias você levar para a sua página, mais relevante ela será para o Instagram, que automaticamente será entregue para mais pessoas. 

Inclusive, o algoritmo também visa fazer com que os usuários aproveitem ao máximo o seu tempo na plataforma, com um feed personalizado, focado na tão desejada experiência do usuário. 

Como funciona o algoritmo do Instagram?

No início o Instagram funcionava cronologicamente, ou seja, as postagens eram entregues conforme o dia e horário da publicação. Se você fez um post às 20h, enquanto outra empresa postou às 21h, a que vinha primeiro no feed era sempre a que foi postada primeiro. 

Porém, em 2016, quando foi criado o algoritmo do Instagram, esse funcionamento deixou de existir, se tornando uma rede social que prioriza a relevância e o engajamento de cada publicação para ser entregue a mais pessoas e por mais tempo. 

Conheça os três princípios em que o algoritmo se baseia:

1. Temporalidade

Apesar do Instagram não priorizar as publicações cronologicamente, ele ainda leva em consideração que os usuários querem ver conteúdo novo e recente. Ou seja, por mais relevante que esse post seja para o público de interesse, se ele tiver sido postado há duas semanas atrás, ele não terá tanta entrega quanto aqueles que foram postados há um ou dois dias atrás. 

Sendo assim, um dos critérios do algoritmo ainda é seguir uma lógica temporal, mesmo não tendo mais um critério de cronologia. 

2. Engajamento

O engajamento é o princípio mais importante do algoritmo do Instagram neste momento. É por meio desse fator que a plataforma entende o quanto o seu conteúdo está sendo útil e relevante para os usuários. 

Principalmente nos primeiros instantes da postagem, quanto maior for o número de curtidas e comentários e compartilhamentos na sua publicação mais o Instagram irá entregar a sua postagem para as pessoas. 

3. Relacionamento

Você já percebeu que todas as vezes que você abre a sua página no Instagram sempre aparece os posts dos seus amigos mais próximos e das marcas que você mais pesquisa? O responsável por essa peculiaridade é o algoritmo do Instagram. 

Por meio de análises feitas nos perfis que você mais se relaciona, ele busca entender a importância daquelas postagens para melhorar a sua experiência dentro da plataforma. Ou seja, você não verá com frequência publicações de pessoas que você não conhece (ou pouco interage) ou ainda de marcas que você não possui interesse.

Por que você deve entender o funcionamento do algoritmo do Instagram?

Para as marcas, as redes sociais são uma das estratégias mais importantes do Marketing Digital para ganhar mais visibilidade e impactar o seu público de maneira positiva. 

De acordo com dados da companhia Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com mais usuários conectados no Instagram diariamente, chegando a mais de 110 milhões de IGs ativos. 

Sendo assim, ter a sua empresa presente nessa rede social pode aumentar ainda mais o faturamento no final do mês e melhorar o relacionamento com os seus clientes. 

No entanto, para que sua estratégia gere resultados satisfatórios, é fundamental ter em mente a influência direta do algoritmo do Instagram, seja de maneira positiva ou negativa nas suas publicações. 

O algoritmo deixa muito claro a intenção da rede em criar um ambiente propício para a proximidade entre marcas e usuários, proporcionando diversos benefícios para que esse relacionamento seja duradouro e que traga resultados para ambas as partes. 

Além disso, é por meio desse código que os seus esforços serão recompensados. Se você realiza um bom trabalho no Instagram e implementa ações que são importantes para o algoritmo, como ter seguidores engajados, por exemplo, a plataforma devolve em forma de reconhecimento.  

Como utilizar o algoritmo do Instagram ao seu favor? Confira algumas dicas práticas!

Agora que já sabe o que é o algoritmo do Instagram, quais são as suas funcionalidades e como ele pode impactar de maneira positiva a sua marca, é importante ter em mente como utilizá-lo a seu favor, tornando a sua marca ainda mais reconhecida e visível para o seu público. 

Conheça cinco dicas indispensáveis para você implementar na sua estratégia de rede sociais: 

1. Use os novos recursos do Instagram

Uma das particularidades do algoritmo do Instagram é priorizar as publicações que utilizam os novos recursos da plataforma.

Sendo assim, se a sua marca sempre posta conteúdos em vídeos, como IGTV, Reels, Lives, utilizando os filtros disponibilizados na plataforma e fazendo uso dos stories com frequência, o algoritmo tende a entregar mais as suas publicações. 

Inclusive, os vídeos possuem maior probabilidade de viralizar, principalmente se você souber fazer as trends e utilizar hashtags no Instagram para aumentar ainda mais o alcance dos conteúdos.  

Portanto, caso a plataforma venha a lançar novos recursos no futuro, lembre-se de utilizá-los com frequência para aumentar seu alcance orgânico (obviamente, se fizer sentido para sua estratégia).

2. Desenvolva uma identidade visual

A identidade visual é de extrema importância para fazer a sua publicação se destacar em meio a tantas outras que passam pelo feed do Instagram. 

Ela representa um conjunto de aspectos visuais, que engloba diferentes aspectos, como:

  • cores;
  • fontes de textos;
  • formas;
  • logotipos;
  • ícones;
  • mascotes;
  • formas e texturas.

São esses elementos que irão personificar a sua marca. Se implementados em seus posts, poderá torná-los mais atrativos, fazendo com que os seguidores realmente interessados em suas postagens parem e consumam o conteúdo produzido, além de tornar o seu feed padronizado e mais bonito. 

3. Mantenha seu perfil ativo

Para garantir que o algoritmo do Instagram trabalhe a seu favor, é fundamental que você mantenha o seu perfil sempre ativo. De nada adianta fazer postagens uma vez por semana e achar que o Instagram entregará os seus conteúdos com frequência. 

Manter a sua página atualizada, torna o seu perfil relevante para o algoritmo, fazendo com que as suas postagens sejam entregues para mais pessoas e mantidas por mais tempo no feed. 

Para te ajudar, uma dica é a criação de um calendário editorial que ajuda bastante a manter o seu perfil ativo, pois ajudará a organizar e a manter a constância de suas publicações. 

Porém, é fundamental que você saiba diferenciar constância com o alta frequência de publicações. Isso poderá “cansar” os seus seguidores e fazer com que eles deixem de interagir com as suas postagens. 

4. Crie conteúdos que despertem o interesse da sua audiência

Despertar o interesse é o primeiro passo para ter um bom engajamento da sua audiência. Para isso, é fundamental que você crie conteúdos que instiguem a curiosidade e o impulso de saber mais sobre aquele assunto que está sendo abordado. 

Um bom modelo para ter em mente no momento da criação é o de acrônimo AIDA:

  • Atenção: Chame a atenção do público. Geralmente um bom título cumpre esta função – ou mesmo uma imagem chamativa.
  • Interesse: Logo após chamar a atenção, desperte o interesse da pessoa com seu conteúdo. Novamente, o texto pode ser essencial aqui, tanto na parte descritiva do post quanto nas imagens (você poderá criar carrosséis, por exemplo, explorando a parte textual).
  • Desejo: Aqui é o momento de utilizar elementos persuasivos que façam com que a pessoa se sinta ainda mais atraída pelo seu conteúdo.
  • Ação: É o clássico “chamada para ação”, ou seja, o que você deseja que sua audiência faça: Ex. “clique no link da bio”, “assista ao vídeo”, “veja os destaques”, e assim por diante.

Trata-se de um modelo simples, mas poderoso. É claro que nem sempre o modelo AIDA poderá ser adotado, pois depende do tipo de postagem e conteúdo, mas é uma alternativa interessante a ser explorada.

Fazendo isso, você terá uma maior possibilidade de ter interações com os seguidores, por meio de curtidas, comentários e até mesmo compartilhamento da sua publicação. 

Além disso, ter o seu post compartilhado aumentará o alcance de pessoas e consequentemente o engajamento com o público. 

5. Tenha uma boa taxa de respostas rápidas

Você já deve ter passado pela situação desagradável de fazer uma pergunta para uma determinada marca do seu interesse, seja por meio de comentários ou mensagens do direct, e não ter uma resposta, certo?

Essa prática muito comum pelas empresas (infelizmente), pode ser um dos fatores que tornam as suas publicações pouco visíveis e com baixo índice de engajamento. 

Por isso, é fundamental que você invista seus esforços para responder com máxima rapidez os seus seguidores. Com isso, você passará mais credibilidade e irá transmitir a sensação de preocupação com o interesse desse público. Ao fazer isso, o algoritmo também te premiará com mais alcance orgânico.

6. Use conteúdos gerados pelos próprios usuários

Reutilizar o conteúdo que os próprios usuários produzem espontaneamente sobre sua marca pode te ajudar com o algoritmo. Isso irá provocar uma reação positiva na pessoa que produziu aquele conteúdo, que vai passar uma impressão de que você prestou atenção nele e que os elogios dele não foram em vão.

Além disso,  outros usuários podem ser influenciados pelo comportamento e, sabendo que vão ser reconhecidos, podem acabar contribuindo com você também. Inclusive, o algoritmo do Instagram irá dar preferência para sua publicação se você for mencionado em stories de outras pessoas. 

7. Priorize a boa qualidade de seus conteúdos

Acessar o perfil de uma marca que você possui grande interesse e encontrar imagens e legendas com baixa qualidade é uma experiência muito desagradável, não é mesmo?

É de extrema importância que você invista não só em imagens com alta resolução, mas também na produção de legendas que chamem a atenção e que tenham um conteúdo relevante para o seu público.

Evite textos muito extensos e corridos. O excesso de palavras pode acabar fazendo com que os usuários percam o interesse na sua publicação. Além disso, priorize em publicações descritivas e informativas que conte uma história. 

Assim, você terá a oportunidade de prender a atenção do leitor e aumentar as chances dele interagir com aquela postagem. 

Concluindo: O algoritmo do Instagram é importante, mas…

Entender o funcionamento do algoritmo do Instagram (e o que ele valoriza) é fundamental para que seus esforços nesta mídia social sejam recompensados ao longo do tempo.

Tudo isso é super relevante, é claro, mas não se esqueça: Mais importante do que entender como funciona o algoritmo é entender sobre pessoas, principalmente, sobre sua persona: o que ela valoriza, quais são seus medos, desafios e assim por diante. Somente por meio de um profundo entendimento de seu público é que sua marca conseguirá ser (e se manter) relevante ao longo do tempo.

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Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
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