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Branding: o que é, como criar e gerir marcas

Branding: o que é, como criar e gerir marcas

Quando olhamos para um logo da Coca-Cola, do símbolo da Nike, do ícone do Android ou até mesmo para o boneco gordinho da Michelin, às vezes esquecemos que aquilo representa uma organização. Na verdade, tudo isso são exemplos de elementos que compõem uma marca.

Hoje vivemos na era da atenção. As marcas disputam segundos de atenção de seus consumidores em todo e qualquer meio de comunicação. Em meio a tanta competitividade, como se diferenciar e se tornar relevante neste universo? Ter uma marca bem estruturada e com uma boa estratégia de Branding pode ajudar! 

Pense por 1 minuto na Coca-Cola. O que vem a sua mente? Provavelmente a cor, letras, nome, talvez até mesmo o gosto, sensações, lembranças?  

Por que será que a Cola-Cola é lembrada e querida por seus consumidores, se o produto que oferece é praticamente o mesmo que a Pepsi, por exemplo? 

Hoje sabemos que o sucesso de uma marca vai muito além dos produtos que ela vende e com certeza o Branding faz parte da resposta à essas perguntas. Quer entender como o Branding funciona e como aplicá-lo na sua empresa? Então siga a leitura! 

Marcos Hiller
Curso Branding – Formação de Estrategistas de Marca
Aula: Branding: o que é, como criar e gerir marcas
09:03

O que é branding?

O Branding é um conjunto de estratégias, elementos, cores e técnicas que servem para gerir as estratégias de uma marca. Ou seja, é tudo o que compõem uma marca e tudo o que ela faz, com a finalidade de transmitir seus valores e cultura e também de marcar os clientes de uma forma positiva. 

Todos esses pontos, bem executados, levam a um posicionamento de marca específico que deve ser trabalhado desde o início das marcas, para que possam se solidificar de maneira adequada e evitar ruídos na mensagem que deseja passar aos seus públicos de interesse.

Para o conceito do Branding, as marcas precisam ser planejadas, estruturadas, geridas e promovidas e para isso ser realizado de uma maneira eficaz, é necessário que haja uma gestão de marca. 

Seus principais objetivos são aumentar a relevância da marca frente seus consumidores e possíveis clientes, cuidar da reputação da marca com o público e potencializar a visibilidade da sua marca. Com esses pontos bem desenvolvidos, sua marca pode crescer de maneira sólida, garantindo com que seu público te perceba da maneira adequada.

Qual a importância do branding para as empresas?

O Branding é fundamental na estratégia de comunicação de qualquer marca. É ele que diferencia uma marca de seus concorrentes, que atribui valor e status para peças de grife, por exemplo. É o Branding que vai te destacar, ao proporcionar um diferencial competitivo, frente a um mercado cada vez mais competitivo e também vai te ajudar na visibilidade da sua marca. 

Uma estratégia de branding eficiente tem o poder de gerar identificação do público-alvo com o negócio e até mesmo de influenciar na decisão de compra. O Branding vai te ajudar a fidelizar clientes, diferenciar e destacar sua marca frente à concorrência, trazer associações positivas para sua empresa e consequentemente, aumentar suas vendas e retenção de clientes (LTV – Life Time Value). 

Elementos de Marca: Conheça quais são

Muitas pessoas quando pensam em marcas acreditam que a marca é quase um sinônimo de logotipo. Mas a verdade é que são vários os elementos que compõem uma marca e todos eles fazem devem fazer parte da sua estratégia de Branding. 

Nome 


Como você já deve saber, o nome é peça primordial para uma marca. É com o nome definido que você conseguirá construir suas estratégias de marketing e de branding. O nome, junto com os demais elementos que abordaremos neste artigo, é capaz de dar personalidade à sua marca. 

O naming, como também é conhecido, retrata um conjunto de técnicas estratégicas, de forma criativa, para criar nomes de empresas e até mesmo de produtos ou serviços. 

Existem 4 tipos de nome que você pode usar para batizar sua marca, são eles nomes descritivos (como é o caso da marca Brigaderia) , sugestivo (exemplo da Rappi, que sugere rapidez na entrega) , conceitual (como Apple, Trello, Google) e pessoal (quando o fundador batiza a marca com o próprio nome, como Louis Vuitton) e mais uma série de técnicas que podem ser utilizadas estrategicamente para a definição do nome de uma empresa ou produto/serviço. 

Logotipo


Um logotipo vai te ajudar a construir sua marca. Ele representa um signo de identificação que vai ajudar seu público a reconhecer e diferenciar seus produtos e serviços entre os concorrentes.

Um logo pode ser somente uma tipografia (exclusiva ou não) ou estar atrelado a um símbolo e quando essa integração entre texto e logo acontece, o chamamos de logotipo completo. 

Podemos observar um exemplo dessa dinâmica na marca Nike. Quando usamos texto e símbolo, chamamos de logotipo. Quando usamos somente o símbolo, chamamos de logo. 

logotipo da nike
logo da nike (somente o símbolo)

Slogan

Um slogan representa uma frase de efeito, de fácil memorização e que ressalta algumas características do produto ou reforçam um posicionamento de marca, por exemplo. 

É muito comum que empresas utilizem dessa técnica para reforçar seu branding com uma ideia/propósito, de forma repetitiva, para apoiar uma comunicação ou assinar uma campanha. 

Confira alguns slogans famosos de gigantes do mercado:

slogans de marcas famosas: mc donalds, nike, coca cola e havaianas

Mascotes, Celebridades, Personagens

O mascote é um personagem gráfico que representa a marca e estabelece uma relação com o público.

Com o tempo o mascote passa a ser associado a marca, mesmo para quem não é cliente. É uma maneira de humanizar a marca e gerar uma identificação direta com seu público.  

Em alguns momentos, quase substituem os logos, fazendo um papel de interlocutor entre marca e cliente. Confira alguns grandes exemplos:

mascotes de marcas famosas: kellog's, M&M, Magalu e Casas Bahia

Embalagem

Investir em uma embalagem única pode ser extremamente assertivo e benéfico para sua marca, pois agregam valor, exclusividade e reforçam a lembrança de marca. 

Quer ver? Siga com 2 exemplos. 

1. Pringles

embalagens da Pringles

As famosas batatas Pringles foram pioneiras nesse tipo de embalagem de lata para batatas, que proporcionavam não só mais proteção para o alimento, como se diferenciavam (e muito!) das concorrentes que embalavam as batatas em saquinhos no mercado. 

Durante anos, Pringles foi a única com este tipo de embalagem, graças ao seu registro de marca, e pôde se enraizar na mente dos consumidores. 

2. Mica Crafted Chocolates

Outra marca que faz uma gestão de Branding como ninguém e já entendeu que embalagem é sim um baita diferencial é a Mica Crafted Chocolates, que investe pesado em embalagens funcionais, de alta qualidade, com estampas lindas e exclusivas! 

Sua embalagem é um símbolo de marca e conquista de forma tão profunda, que você se vê comprando um chocolate apenas porque a embalagem é muito diferente e bonita. 

Toda data comemorativa a marca lança novas embalagens com formatos diferentes e estampas exclusivas, que com toda certeza, potencializam seu faturamento. 

embalagens Mica Crafted Chocolates
Reprodução – Instagram Mica Crafted Chocolates

Símbolos, Ilustrações, Ícones

Utilizar um símbolo ou um ícone para representar sua marca pode ser uma boa ideia, isso porque a parte visual tem muito mais relevância na memória de seus consumidores. Simplificar essa comunicação pode ser muito eficaz para aumentar a lembrança de marca. 

Confira alguns exemplos:  

símbolos de marcas famosas. Puma, Nike, Chanel e Mc Donalds. Esse é o poder do branding: apenas um símbolo representa uma marca.

Você não precisou do logo completo, com o nome, para saber quais marcas mencionamos acima. Facilmente identificamos as marcas Puma, Chanel, Nike e McDonald ‘s apenas por seus símbolos de marca. 

Se esses símbolos forem trabalhados de maneira estratégica, podem assinar sua marca, sem qualquer menção ao nome, de forma tão eficaz (senão mais até) quanto a tradicional. 

Cores

As cores são peça fundamental para sua marca, pois, como mencionamos no tópico anterior, tudo que é visual é muito mais lembrado por nossas mentes. Quer um exemplo? Observe essas duas latas de refrigerante abaixo. 

duas latas de refrigerante: vermelha e azul sem rótulos

Temos certeza que você soube diferenciais de quais duas marcas estamos falando. E não precisou de nada além das cores para identificar que é uma lata de Coca-Cola e outra de Pepsi. Esse é o poder das cores aplicado a marcas. 

Outro ponto interessante das cores, é que cada uma tem o poder de despertar sensações e emoções no nosso subconsciente. Veja alguns exemplos: 

o poder das cores no branding

Registro de Marca

É muito importante que você registre sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Dessa forma, você assegura a exclusividade da sua marca, garantindo que ninguém mais irá te copiar ou criar, mesmo que por acidente, o mesmo nome, logo, embalagem, etc. 

Para fazer esse registro é muito simples, basta entrar com um pedido junto ao órgão, seguir algumas normas e pagar algumas taxas. Se você preferir, existem diversos advogados que prestam auxílio nesse registro para garantir que tudo seja feito da melhor forma. 

Brand Equity 

Brand Equity é o objetivo final de toda estratégia de marca e de Branding. Esse termo reflete o valor agregado ao produto de uma marca, apenas e simplesmente por ser daquela marca. 

Uma camiseta branca lisa pode ser comprada facilmente em qualquer lugar por uns R$50 ou menos até. 

Essa mesma camiseta branca, com o símbolo aparente da Lacoste, por exemplo, passa a valer facilmente R$200 (ou mais!). Existe essa adição de valor (e não estamos falando somente do valor monetário) no produto, apenas pela “força” da marca.

duas camisetas e o branding como diferença de valor percebido. Uma camiseta comum sem marca e a outra com a marca da lacoste.
Camiseta da esquerda: R$ 50,00. Camiseta da direita: R$ 200,00

Confira mais um exemplo, com os famosos cafés da Starbucks:

dois copos de café e o branding como diferença de valor percebido. Um é um copo normal. O outro é um copo da Starbucks.
Café comum: R$3,00. Café Starbucks: R$ 15,00

O Brand Equity é, portanto, um valor agregado aos seus produtos que acabam por influenciar o modo como o consumidor pensa, age e sente em relação à sua marca, o que acaba impactando no preço que os clientes pagam por isso.  

Estratégia de Branding

Como vimos, a estratégia de branding vai muito além dos elementos gráficos ou palpáveis de uma marca e não podemos nos esquecer de alguns outros fatores importantíssimos para uma marca. Confira a seguir: 

Brand Persona 

Crie uma persona que represente sua marca, como se ela fosse uma pessoa. Qual seria a personalidade dela? Quais qualidades e adjetivos ela teria? Responder alguma dessas perguntas pode te auxiliar a mapear a sua brand persona.

Tom de Voz

O tom de voz vai muito além de usar ou não emojis na hora de se comunicar com a sua audiência. 

Confira esse exemplo de uma publicação da marca Aff The Hype:

exemplo de mensagem no instagram da Aff the Hype
Reprodução – Instagram Aff The Hype

Note que a marca utiliza um tom muito informal e próximo para falar com seus seguidores, contendo ironias, um pouco de sarcasmo, além de brincar com seus seguidores. 

Essa marca, no geral, já se destaca pelo tom de voz que utiliza, sempre trazendo de uma forma mais pessimista, cansada e é justamente esse o espírito do negócio. E o público adora, viu?  

Vejamos outro exemplo:

exemplo de mensagem no instagram da Barreto Dolabella Advogados
Reprodução – Instagram Barreto Dolabella Advogados

Note como já nesse perfil de advocacia, o tom de voz da marca é muito mais sério e formal. A comunicação é muito prática e até um pouco distante de seu público. Não há brincadeiras, gírias ou emojis por exemplo. 

Definir o tom de voz da sua marca, de acordo com sua persona, é fundamental para o sucesso da sua estratégia de branding. Ela deve estar condizente com o público que deseja atingir e com os propósitos da marca. 

Canais

Você precisa saber onde seu público está e marcar presença nesses canais também. Parece um caminho muito claro a ser percorrido, mas às vezes não é tão simples, pois queremos estar em todos os lugares para falar com o máximo de pessoas. 

Defina uma lista de canais que seu público está e defina estrategicamente como será sua operação lá e como esse canal atuará em sua comunicação. Você pode estar presente no WhatsApp, via e-mail, por telefone e em diversas mídias sociais, por exemplo. 

Possuir um site, hoje em dia, já é requisito básico. Você precisa ter uma “morada”, onde seus clientes possam te encontrar, sem depender de plataformas de terceiros. Além disso, com um site construído, você pode trabalhar outros aspectos do marketing digital para agregar sua marca. 

Conteúdo

Seu conteúdo deve ser produzido levando em consideração todos os aspectos que envolvem sua marca, desde a persona até o canal e o tipo de material que está sendo proposto. 

Leve em consideração a proposta do seu branding para criar layouts, temas e pautas que façam parte do universo da marca. Um conteúdo que utiliza uma boa estratégia vai te ajudar a se destacar e a obter maior visibilidade. 

Gestão de Marca: Como fazer?

Realizar uma gestão de marca pode ser tão complexo quanto a própria criação da marca. Mas, não se preocupe, vamos lhe ajudar nessa tarefa! 

É de extrema relevância que, desde o início, você entenda o que é sua empresa e quais são os valores dela. Uma identidade de marca seja forte e coerente, te ajudará a comunicar isso ao mundo, potencializado e moldando como seu público enxergará sua construção de marca. 

Seu Branding deve promover a sua marca para certificar maior destaque para a sua empresa frente aos seus concorrentes. Você deve se atentar a ter muito claro alguns pontos durante a construção da sua marca, são eles: propósito, posicionamento, promessa e atributos de marca, além dos diversos aspectos visuais e de personalidade que fazem parte de uma estratégia de branding. 

A importância da Pesquisa de Mercado para o Branding

Estar em contato com o consumidor é fundamental para definir uma estratégia de marca. O comportamento do consumidor muda de tempos em tempos. A marca deve estar em constante evolução, mas não necessariamente deve mudar completamente seu posicionamento, mas adaptar seu discurso, tom de voz, etc. 

Ter a pesquisa como aliada a uma eficiente gestão de marca é fundamental para colher bons frutos. Além disso, entender a fundo os valores da empresa, sua cultura e missão ajudarão a nortear sua estratégia de marca.

Livros de Branding

Livros são ótimos aliados no aprendizado de branding. Confira a seleção de exemplares relacionados a este universo que você precisa conhecer e ler. 

On Branding: 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas – Por David Aaker

livro On Branding: 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas - David Aaker

Esse livro traz 20 princípios fundamentais para criar e manter marcas fortes, proporcionando uma compreensão profunda das marcas, sua construção e definição de estratégias e muito mais! 

David Aaker é um renomado professor estadunidense de marketing e conta com dezenas de obras publicadas que abordam diversas frentes do branding. 

Você pode visualizar o livro aqui

Posicionamento: A batalha por sua mente – Por Al Ries e Jack Trout

livro Posicionamento: A batalha por sua mente - Al Ries e Jack Trout

Esse livro, publicado em 1980, é muito importante para o mundo do marketing, pois ele quem deu origem para as estratégias direcionadas ao consumidor e continua muito atual até os dias atuais.  Seus conceitos continuam relevantes para as práticas de marketing mesmo após décadas. 

Praticamente uma leitura obrigatória para qualquer profissional atuante de marketing, ele cunha o conceito de “posicionamento competitivo” e ensina como aplicá-lo de forma eficaz nas suas estratégias empresariais e pessoas, posicionando competitivamente sua marca, produto e empresa. 

Você pode visualizar o livro aqui

Branding: Processos e Práticas Para a Construção de Valor –  Por Marcos Bedendo

livro branding: processos e práticas para a construção de valor - Marcos Bedendo

O livro analisa fatores de transformação do branding, como parte de uma gestão empresarial, e esmiúça a origem do nome, seus símbolos e impactos na sociedade.

Marco Bedendo também aborda neste livro, entre outros assuntos, a construção do significado das marcas, focando na estratégia de branding cultural, além das dimensões da personalidade da marca e elementos que compõem as marcas (como elementos secundários, nome e logo, por exemplo).

Você pode visualizar o livro aqui

StoryBrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca –  Por Donald Miller

Donald Miller é autor best-seller do New York Times e utiliza 7 elementos universais das histórias para ensinar uma forma de aprimorar a forma de se conectar com seus clientes e expandir seus negócios.

Descubra com esse livro os motivos que levam seus clientes a comprar, como criar mensagens eficazes e assertivas para as redes sociais ou mesmo para sites, como tornar a mensagem da sua marca mais clara e simples para que as pessoas possam compreendê-la e muito mais! 

Você pode visualizar o livro aqui

Podcast sobre Branding

Uma boa estratégia para aprender um novo conceito é se cercar do assunto em questão em diferentes abordagens. Por isso, recomendamos o episódio 23 do podcast Next Level, produzido pela Mirago. 

Sinopse do episódio

Construir marcas fortes e relevantes sempre foi um desafio. Pensando nisso, a Mirago convidou o professor  Marcos Hiller para falar sobre branding e o processo de construção de marcas em um podcast dinâmico e recheado de insights, cases e dicas para você que já reconhece a importância de uma marca bem construída e posicionada.

Sobre o convidado 

Marcos Hiller é sócio-fundador da Hiller Consulting, onde já liderou projetos de branding, estratégia, pesquisa e educação executiva junto a marcas como Ambev, Bauducco, Pirelli, Sodexo, Accor, entre outros. Hiller é Doutorando e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, e atua como professor convidado de grandes escolas de negócios brasileiras como ESPM, FGV e FIA. Tem 43 anos, vive em SP e é autor de 5 livros.

Ouça através das principais plataformas de streaming:

youtube apple podcasts google podcasts deezer

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Neste curso, você vai aprender:

  • Como o Branding trabalha os diferentes elementos de marca (naming, logotipo, slogan, embalagem, etc);
  • Entender como funciona uma pesquisa de mercado para Branding (usos, tipos, formatos e insights);
  • Aprender o que é posicionamento de marca (métodos e aplicação);
  • Descobrir estratégias para construir relevância de marca;
  • Entender como a revolução digital mudou as marcas (nova lógica e dinâmica);
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Leve sua marca a um novo patamar com a Mirago

Tudo que abordamos no artigo de hoje, integrado a uma sólida estratégia de Branding, compõem uma poderosa ferramenta, capaz de proporcionar bons resultados para sua marca no longo prazo.

Esperamos que os elementos e complexidades de uma marca tenham ficado claros para você, mas não hesite em nos procurar em caso de dúvidas! Será um prazer te auxiliar nessa jornada. 

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Marcos Hiller

Autor do livro BRANDING: A ARTE DE CONSTRUIR MARCAS. Sócio da HILLER Training & Consulting onde atende clientes como Volkswagen, Renault, Unimed, GS1, Banco do Brasil, Fujitsu. Palestrante internacional nas áreas de Branding, Cibercultura e demais temas inquietantes desse novo ecossistema digital que habitamos. Mestre em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM, onde tem publicado diversos artigos em congressos nacionais e internacionais. Atua hoje como consultor na área de marcas e também como professor de diversos cursos de MBA e Pós-graduação pelo Brasil (FIA-USP, ECA-USP, FAAP). Reúne mais de 10 anos de experiência na indústria financeira, como Gerente de Marketing do BankBoston e como Coordenador de Comunicação do Grupo Santander Brasil. Formado em Marketing pela ESPM, tem um MBA em Gestão de Marcas, além de cursos de extensão da Universidad Andres Bello (Chile) e Santa Fe University (New México/USA). É colunista do Olhar Digital e do Portal Administradores.
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