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O que é Marketing?

O marketing tem evoluído constantemente e acompanha as mudanças nos comportamentos das pessoas. Entenda o que é marketing, sua evolução e, sobretudo, o que não é marketing.

Philip Kotler tem uma definição muito bacana sobre o que é marketing:

“Marketing é uma atividade humana dirigida para a satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.”

Jeremy McCarthy foi o criador do conceito dos 4P’s do Marketing, que foi amplamente difundido por Kotler. Nesse conceito, McCarthy agrupou os principais pilares do marketing em 4 partes: Produto, Praça, Preço e Promoção.

o que é marketing

Produto

Nesta frente do marketing você vai definir como é o seu produto e vai procurar responder algumas perguntas:

  • O que eu vendo?
  • Como é o meu produto?
  • Quais necessidades ele atende?
  • Ele atende melhor do que os concorrentes?
  • Quais aspectos do meu produto? (Se for um produto físico estamos falando de Embalagem, Peso, Dimensões, Variedade, Cores, etc)

Praça

Neste momento você precisa identificar como é a distribuição, ou seja, seus canais de venda. Algumas questões importantes você deverá decidir nessa etapa:

  • Qual será a abrangência da minha atuação (local, regional, nacional, mundial)?
  • Meus produtos são físicos ou virtuais?
  • Meus serviços serão prestados no meu local ou no local do meu cliente? Ou até remotamente?
  • Minha entrega será própria ou terceirizada?

Preço

Este é um ponto super importante do marketing: sua estratégia de preço. Nesta etapa você vai definir como será sua abordagem no quesito preço:

  • Como é o meu preço em relação ao mercado?
  • Minha margem de lucro é alta? Baixa?
  • Quais são meus custos? Fixos e variáveis?
  • Tenho alguma política de descontos?
  • Meu preço é elástico ou não?
  • Meu público é sensível ao preço ou nem tanto?
  • Meu preço ajuda minha marca a se posicionar no mercado?

Promoção

Esta é a etapa mais conhecida do marketing pois está relacionada à forma como sua empresa promove os produtos ou serviços. Embora a maior parte das pessoas acredite que o marketing se trate apenas da “divulgação” da empresa, percebemos que ele é muito mais amplo.

Nesta etapa você vai querer responder a perguntas como:

  • Como vou promover os meus produtos e serviços?
  • Quais canais vou utilizar?
  • Quais são os melhores canais para atrair as pessoas certas para o meu negócio?

Importante dizer que a comunicação por si só não é capaz de resolver problemas causados por um produto ruim, por exemplo. Na verdade a promoção apenas aumenta o potencial (seja ele positivo ou negativo) da atuação de sua marca.

E o marketing Digital?

O marketing digital “não existe”. O foco do marketing são as pessoas e suas necessidade e desejos, portanto, o termo “digital” é apenas o meio que nos auxilia encontrar nosso consumidor e se relacionar com ele. O marketing digital é apenas uma derivação do marketing.

Evolução da Comunicação

A comunicação passou por grandes transformações nas últimas décadas e podemos destacar 3 fases distintas:

evolução da comunicação

One to Many

Essa foi a época da comunicação de massa, entre as décadas de 60 e 80. Os meios mais conhecidos eram a TV, o Rádio e mídias impressas como jornais e revistas. One to many pois a comunicação partia de um único emissor (uma marca) para milhões de pessoas por meio desses canais.

One to One

A partir de meados da década de 90 as empresas começaram a estabelecer uma relação mais próxima com os clientes se relacionando no formato “um a um” com o auxílio da tecnologia com softwares de CRM e bancos de dados mais robustos. Nessa época o foco era no cliente, esse termo inclusive ganhou grande popularidade entre os profissionais de marketing.

Many to Many

Hoje estamos na era do “muitos para muitos”. Com a popularização da internet, mídias sociais e outras ferramentas, hoje qualquer empresa ou pessoa física com conexão à internet tem voz e podem dialogar entre si. Vivemos isso hoje em nosso dia a dia.

O conceito de Posicionamento

Quando falamos de marketing, há um conceito importantíssimo que é o posicionamento. Esse termo foi cunhado por Al Ries e ganhou popularidade em seu famoso livro Posicionamento. A Batalha por sua Mente em co-autoria com Jack Trout. Apesar do livro ter sua primeira edição lançada início da década de 1980, o conceito é atemporal e, portanto, continua válido até os dias atuais.

 

livro posicionamento - marketing

O que é posicionamento?

Basicamente o conceito de posicionamento é o ato de criar uma “posição” na mente do consumidor. “A batalha do marketing é travada dentro da mente do consumidor!” Ou seja, como sua marca, sua empresa e seus produtos desejam ser percebidos na mente de seu cliente.

Posicionamento está totalmente ligado à percepção. Ou seja, o ato de posicionar-se no mercado tem a ver com um conjunto de atividades de marketing que tem como objetivo influenciar a forma como seu cliente enxerga sua marca.

Livros de Marketing

Se você se interessa pelo tema, temos alguma sugestões de livros para você complementar seus estudos. Alguns deles são:

Marketing 4.0 – Philip Kotler

marketing 4.0 philip kotler

Como já vimos, Philip Kotler é um dos principais nomes do marketing mundial. Ele conseguiu difundir e tornar acessível os principais conceitos de marketing há algumas décadas. Nesse livro, Kotler tem uma abordagem muito focada no novo consumidor (de hoje e do futuro) e seus comportamentos bem como as marcas devem repensar o Marketing no ambiente digital a partir disso. A transição do marketing tradicional para o digital é um dos pontos centrais do livro.

Ele expõe com maestria como o ambiente de negócios e a sociedade mudou radicalmente nos últimos anos e como isso tem impactado a atividade de marketing. Com exemplos diversos, Kotler nos faz ter uma visão mais atual do marketing.

A vaca roxa – Seth Godin

livro a vaca roxa

Seth Godin é uma lenda do marketing. Ele possui dezenas de livros que tratam do assunto que foram traduzidos para quase 40 idiomas em todo o mundo. Dono de um dos blogs de marketing mais famosos do mundo, ele escreve todos os dias há décadas e possui uma audiência incrível. Nesse livro publicado pela segunda vez em 2009, ele trata de um dos conceitos-chave em marketing: a diferenciação, ou nas palavras dele: como ser notável.

As Armas da Persuasão – Robert Cialdini

livros as armas da persuasão

Apesar de não ser um livro diretamente relacionado a Marketing é um livro sobre pessoas e comportamentos ligados à influência e persuasão, portanto, indispensável a todo profissional da área. Cialdini traz nesse livro 6 princípios ou “armas” poderosas que influenciam os seres humanos.

Cada um desses princípios é desenvolvido em termos de sua função na sociedade e como profissionais podem mobilizar seu poder não somente para o marketing mas também para outras frentes como doações, concessões, votos, permissões, etc.

Quando a maior autoridade na ciência da influência e persuasão fala, os profissionais de marketing ouvem (nesse caso leem).

Temos um outro post somente com livros de marketing digital que recomendamos. Acesse agora!

Conclusão

No ambiente atual em que as mudanças ocorrem numa velocidade cada vez maior por conta do ambiente digital, tecnologia e colaboração, os profissionais de marketing precisam estar muito atentos ao comportamento desse novo consumidor, entender as novas dinâmicas da sociedade, ter um olhar para a tecnologia, ferramentas digitais, metodologias ágeis para não correr o risco de parar no tempo e se tornar obsoleto como profissional da área.

 

Luciana Cristina de Menezes5 dias atrás

Nova era na Europa

Bom dia Ludy! Adoro seus cursos! já fiz o SEO e agora faço o wordpress e este ao mesmo tempo. Uma dúvida que até gostaria de gerar um debate aqui. Recentemente foi aprovado aqui na Europa (moro na Italia) uma lei sobre proteção de mkt (algo assim). Por ex.: se eu portar uma foto no starbucks e e dizer na legenda que o café estava horrivel ou fazer uma propaganda negativa ou apenas sem querer tirei uma foto meio errada onde aparece a minha camisa Adidas no meio do Iraque a dona da marca considerar que foi uma ofensa ou mkt negativo, que essa empresa poderá me acionar judicialmente mandando eu tirar o conteúdo, gerando assim diversos processos contra esse consumidor-midiático... Você acha que o MKT já está passando por mais uma transformação? Isso pra mim pode ser bom e ruim pras empresas... Ao inves de aproveitar o consumidor midia, vai acabar fazendo com que o cara não compre mais... sei lá... O que acha?

Rafaela Maria Santana
Rafaela Maria Santana1 semana atrás

Slide

Ludy tudo bem?
Na primeira aula do "O que é Marketing" você cita que há um artigo, mas não o encontrei. E quando você está falando sobre os 4's e 8's p aparece no vídeo sobre um artigo como tenho acesso a ele? Desde já obrigada e queria dizer que eu estou adorando a sua didática de ensino.

Mariana Morais2 meses atrás

INPUT

Olá Ludy Amano, vi que você citou sobre input, você poderia dar um resumo do que seria esse termo no marketing? Obrigada!

rogerioruiz
Roger Ruiz4 meses atrás

Faltaram os links e referências

Estou achando o curso ótimo, toda a navegação, o conteúdo, sensacional! Mas seria legal uma área para manter as referências citadas no vídeo, alguma coisa do tipo material complementar... Parabéns e sucesso! Aproveitando, o curso de Wordpress habilita a pessoa a customizar templates? Abs

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