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O que é Marketing?

O marketing tem evoluído constantemente e acompanha as mudanças nos comportamentos das pessoas. Entenda o que é marketing, sua evolução e, sobretudo, o que não é marketing.

Philip Kotler tem uma definição muito bacana sobre o que é marketing:

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“Marketing é uma atividade humana dirigida para a satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.”

Jeremy McCarthy foi o criador do conceito dos 4P’s do Marketing, que foi amplamente difundido por Kotler. Nesse conceito, McCarthy agrupou os principais pilares do marketing em 4 partes: Produto, Praça, Preço e Promoção.

Os “Pês” do Marketing

O marketing trabalha com 4P’s básicos: Produto, Praça, Preço e Promoção. Vamos explicar mais deles abaixo, já que eles são amplamente aceitos. Além deles, algumas teorias modernas apontam outros quatro que também podem ser interessantes:

  • Pessoas – fala sobre a importância do material humano (colaboradores e clientes) para o sucesso da empresa;
  • Processos – o foco em criar uma estrutura de trabalho bem planejada que ajude a encantar o cliente, entregando o que é melhor para ele;
  • Posicionamento ou Palpabilidade – fala da percepção do público sobre a empresa;
  • Performance ou Produtividade – a capacidade de cumprir as metas e objetivos estabelecidos para que tudo continue a progredir.

Abaixo, nós explicamos um pouco melhor os 4P’s originais.

4 Ps do Marketing
4 Ps do Marketing

Produto

Nesta frente do marketing você vai definir como é o seu produto e vai procurar responder algumas perguntas:

  • O que eu vendo?
  • Como é o meu produto?
  • Quais necessidades ele atende?
  • Ele atende melhor do que os concorrentes?
  • Quais aspectos do meu produto? (Se for um produto físico estamos falando de Embalagem, Peso, Dimensões, Variedade, Cores, etc)

Praça

Neste momento você precisa identificar como é a distribuição, ou seja, seus canais de venda. Algumas questões importantes você deverá decidir nessa etapa:

  • Qual será a abrangência da minha atuação (local, regional, nacional, mundial)?
  • Meus produtos são físicos ou virtuais?
  • Meus serviços serão prestados no meu local ou no local do meu cliente? Ou até remotamente?
  • Minha entrega será própria ou terceirizada?

Preço

Este é um ponto super importante do marketing: sua estratégia de preço. Nesta etapa você vai definir como será sua abordagem nas questões de valor dos produtos:

  • Como é o meu preço em relação ao mercado?
  • Minha margem de lucro é alta? Baixa?
  • Quais são meus custos? Fixos e variáveis?
  • Tenho alguma política de descontos?
  • Meu preço é elástico ou não?
  • Meu público é sensível ao preço ou nem tanto?
  • Meu preço ajuda minha marca a se posicionar no mercado?

Promoção

Esta é a etapa mais conhecida do marketing pois está relacionada à forma como sua empresa promove os produtos ou serviços. Embora a maior parte das pessoas acredite que o marketing se trate apenas da “divulgação” da empresa, percebemos que ele é muito mais amplo.

Nesta etapa você vai querer responder a perguntas como:

  • Como vou promover os meus produtos e serviços?
  • Quais canais vou utilizar?
  • Quais são os melhores canais para atrair as pessoas certas para o meu negócio?

Importante dizer que a comunicação por si só não é capaz de resolver problemas causados por um produto ruim, por exemplo. Na verdade a promoção apenas aumenta o potencial da atuação de sua marca, seja ele positivo ou negativo.

E o marketing Digital?

O marketing digital “não existe”. O foco do marketing são as pessoas e suas necessidade e desejos, portanto, o termo “digital” é apenas o meio que nos auxilia encontrar nosso consumidor e se relacionar com ele. O marketing digital é apenas uma derivação do marketing.

Evolução da Comunicação

A comunicação passou por grandes transformações nas últimas décadas e podemos destacar 3 fases distintas:

Evolução da comunicação
Evolução da comunicação

One to Many

Essa foi a época da comunicação de massa, entre as décadas de 60 e 80. Os meios mais conhecidos eram a TV, o Rádio e mídias impressas como jornais e revistas. One to many pois a comunicação partia de um único emissor (uma marca) para milhões de pessoas por meio desses canais.

One to One

A partir de meados da década de 90 as empresas começaram a estabelecer uma relação mais próxima com os clientes se relacionando no formato “um a um” com o auxílio da tecnologia com softwares de CRM e bancos de dados mais robustos. Essa foi a época do foco no cliente, esse termo inclusive ganhou grande popularidade entre os profissionais de marketing.

Many to Many

Hoje estamos na era do “muitos para muitos”. Com a popularização da internet, mídias sociais e outras ferramentas, hoje qualquer empresa ou pessoa física com conexão à internet tem voz e podem participar do diálogo. Essa é a fase que vivemos atualmente.

O conceito de Posicionamento

Quando falamos de marketing, há um conceito importantíssimo que é o posicionamento. Esse termo foi cunhado por Al Ries e ganhou popularidade em seu famoso livro Posicionamento. A Batalha por sua Mente em co-autoria com Jack Trout. Apesar do livro ter sua primeira edição lançada início da década de 1980, o conceito é atemporal e, portanto, continua válido até os dias atuais.

Posicionamento, a batalha por sua mente por Al Ries e Jack Trout

O que é posicionamento?

Basicamente o conceito de posicionamento é o ato de criar uma “posição” na mente do consumidor. “A batalha do marketing é travada dentro da mente do consumidor!” Ou seja, como sua marca, sua empresa e seus produtos desejam ser percebidos na mente de seu cliente.

Posicionamento está totalmente ligado à percepção. Ou seja, o ato de posicionar-se no mercado tem a ver com um conjunto de atividades de marketing que tem como objetivo influenciar a forma como seu cliente enxerga sua marca.

Livros de Marketing

Se você se interessa pelo tema, temos alguma sugestões de livros para você complementar seus estudos. Alguns deles são:

Marketing 4.0 – Philip Kotler

Marketing 4.0 de Philip Kotler

Como já vimos, Philip Kotler é um dos principais nomes do marketing mundial. Ele conseguiu difundir e tornar acessível os principais conceitos de marketing há algumas décadas. Nesse livro, Kotler tem uma abordagem muito focada no novo consumidor (de hoje e do futuro) e seus comportamentos bem como as marcas devem repensar o Marketing no ambiente digital a partir disso. A transição do marketing tradicional para o digital é um dos pontos centrais do livro.

Ele expõe com maestria como o ambiente de negócios e a sociedade mudou radicalmente nos últimos anos e como isso tem impactado a atividade de marketing. Com exemplos diversos, Kotler nos faz ter uma visão mais atual do marketing.

A vaca roxa – Seth Godin

Vaca roxa

Seth Godin é uma lenda do marketing. Ele possui dezenas de livros que tratam do assunto que foram traduzidos para quase 40 idiomas em todo o mundo. Dono de um dos blogs de marketing mais famosos do mundo, ele escreve todos os dias há décadas e possui uma audiência incrível. Nesse livro publicado pela segunda vez em 2009, ele trata de um dos conceitos-chave em marketing: a diferenciação, ou nas palavras dele: como ser notável.

As Armas da Persuasão – Robert Cialdini

Apesar de não ser um livro diretamente relacionado ao mercado, é um livro sobre pessoas e comportamentos ligados à influência e persuasão, portanto, indispensável a todo profissional da área. Cialdini traz nesse livro 6 princípios ou “armas” poderosas que influenciam os seres humanos.

Cada um desses princípios é desenvolvido em termos de sua função na sociedade e como profissionais podem mobilizar seu poder não somente para o marketing mas também para outras frentes como doações, concessões, votos, permissões, etc.

Quando a maior autoridade na ciência da influência e persuasão fala, os profissionais de marketing ouvem (nesse caso leem).

Temos um outro post somente com livros de marketing digital que recomendamos. Acesse agora!

Os próximos passos…

O Marketing é composto de muitos conceitos. Por isso mesmo ele se manifesta no ambiente digital como diversas metodologias e estratégias possíveis. Se você quiser entender melhor os conceitos, pode ler alguns artigos que explicam melhor cada um deles:

Além disso, se quiser estudar o assunto profundamento, pode assistir as aulas do nosso Curso de Marketing Digital para Iniciantes grátis e online, do qual esse artigo é uma parte.

Além disso, contamos também com um curso de SEO Básico gratuito e online para que você comece a entender com trazer visitantes para seu site.

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