Philip Kotler tem uma definição muito bacana sobre o que é marketing:

“Marketing é uma atividade humana dirigida para a satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.”

Philip Kotler

Jeremy McCarthy foi o criador do conceito dos 4P’s do Marketing, que foi amplamente difundido por Kotler. Nesse conceito, McCarthy agrupou os principais pilares do marketing em 4 partes: Produto, Praça, Preço e Promoção.

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Os “Pês” do Marketing

O marketing trabalha com 4P’s básicos: Produto, Praça, Preço e Promoção. Vamos explicar mais deles abaixo, já que eles são amplamente aceitos. Além deles, algumas teorias modernas apontam outros quatro que também podem ser interessantes:

  • Pessoas – fala sobre a importância do material humano (colaboradores e clientes) para o sucesso da empresa;
  • Processos – o foco em criar uma estrutura de trabalho bem planejada que ajude a encantar o cliente, entregando o que é melhor para ele;
  • Posicionamento ou Palpabilidade – fala da percepção do público sobre a empresa;
  • Performance ou Produtividade – a capacidade de cumprir as metas e objetivos estabelecidos para que tudo continue a progredir.

Abaixo, nós explicamos um pouco melhor os 4P’s originais.

4 Ps do Marketing
4 Ps do Marketing

Produto

Nesta frente do marketing você vai definir como é o seu produto e vai procurar responder algumas perguntas:

  • O que eu vendo?
  • Como é o meu produto?
  • Quais necessidades ele atende?
  • Ele atende melhor do que os concorrentes?
  • Quais aspectos do meu produto? (Se for um produto físico estamos falando de Embalagem, Peso, Dimensões, Variedade, Cores, etc)

Praça

Neste momento você precisa identificar como é a distribuição, ou seja, seus canais de venda. Algumas questões importantes você deverá decidir nessa etapa:

  • Qual será a abrangência da minha atuação (local, regional, nacional, mundial)?
  • Meus produtos são físicos ou virtuais?
  • Meus serviços serão prestados no meu local ou no local do meu cliente? Ou até remotamente?
  • Minha entrega será própria ou terceirizada?

Preço

Este é um ponto super importante do marketing: sua estratégia de preço. Nesta etapa você vai definir como será sua abordagem nas questões de valor dos produtos:

  • Como é o meu preço em relação ao mercado?
  • Minha margem de lucro é alta? Baixa?
  • Quais são meus custos? Fixos e variáveis?
  • Tenho alguma política de descontos?
  • Meu preço é elástico ou não?
  • Meu público é sensível ao preço ou nem tanto?
  • Meu preço ajuda minha marca a se posicionar no mercado?

Promoção

Esta é a etapa mais conhecida do marketing pois está relacionada à forma como sua empresa promove os produtos ou serviços. Embora a maior parte das pessoas acredite que o marketing se trate apenas da “divulgação” da empresa, percebemos que ele é muito mais amplo.

Nesta etapa você vai querer responder a perguntas como:

  • Como vou promover os meus produtos e serviços?
  • Quais canais vou utilizar?
  • Quais são os melhores canais para atrair as pessoas certas para o meu negócio?

Importante dizer que a comunicação por si só não é capaz de resolver problemas causados por um produto ruim, por exemplo. Na verdade a promoção apenas aumenta o potencial da atuação de sua marca, seja ele positivo ou negativo.

E o marketing Digital?

O marketing digital “não existe”. O foco do marketing são as pessoas e suas necessidade e desejos, portanto, o termo “digital” é apenas o meio que nos auxilia encontrar nosso consumidor e se relacionar com ele. O marketing digital é apenas uma derivação do marketing.

Evolução da Comunicação

A comunicação passou por grandes transformações nas últimas décadas e podemos destacar 3 fases distintas:

Evolução da comunicação
Evolução da comunicação

One to Many

Essa foi a época da comunicação de massa, entre as décadas de 60 e 80. Os meios mais conhecidos eram a TV, o Rádio e mídias impressas como jornais e revistas. One to many pois a comunicação partia de um único emissor (uma marca) para milhões de pessoas por meio desses canais.

One to One

A partir de meados da década de 90 as empresas começaram a estabelecer uma relação mais próxima com os clientes se relacionando no formato “um a um” com o auxílio da tecnologia com softwares de CRM e bancos de dados mais robustos. Essa foi a época do foco no cliente, esse termo inclusive ganhou grande popularidade entre os profissionais de marketing.

Many to Many

Hoje estamos na era do “muitos para muitos”. Com a popularização da internet, mídias sociais e outras ferramentas, hoje qualquer empresa ou pessoa física com conexão à internet tem voz e podem participar do diálogo. Essa é a fase que vivemos atualmente.

O conceito de Posicionamento

Quando falamos de marketing, há um conceito importantíssimo que é o posicionamento. Esse termo foi cunhado por Al Ries e ganhou popularidade em seu famoso livro Posicionamento. A Batalha por sua Mente em co-autoria com Jack Trout. Apesar do livro ter sua primeira edição lançada início da década de 1980, o conceito é atemporal e, portanto, continua válido até os dias atuais.

Posicionamento, a batalha por sua mente por Al Ries e Jack Trout

O que é posicionamento?

Basicamente o conceito de posicionamento é o ato de criar uma “posição” na mente do consumidor. “A batalha do marketing é travada dentro da mente do consumidor!” Ou seja, como sua marca, sua empresa e seus produtos desejam ser percebidos na mente de seu cliente.

Posicionamento está totalmente ligado à percepção. Ou seja, o ato de posicionar-se no mercado tem a ver com um conjunto de atividades de marketing que tem como objetivo influenciar a forma como seu cliente enxerga sua marca.

Livros de Marketing

Se você se interessa pelo tema, temos alguma sugestões de livros de marketing para você complementar seus estudos. Alguns deles são:

Marketing 4.0 – Philip Kotler

Marketing 4.0 de Philip Kotler

Como já vimos, Philip Kotler é um dos principais nomes do marketing mundial. Ele conseguiu difundir e tornar acessível os principais conceitos de marketing há algumas décadas. Nesse livro, Kotler tem uma abordagem muito focada no novo consumidor (de hoje e do futuro) e seus comportamentos bem como as marcas devem repensar o Marketing no ambiente digital a partir disso. A transição do marketing tradicional para o digital é um dos pontos centrais do livro.

Ele expõe com maestria como o ambiente de negócios e a sociedade mudou radicalmente nos últimos anos e como isso tem impactado a atividade de marketing. Com exemplos diversos, Kotler nos faz ter uma visão mais atual do marketing.

A vaca roxa – Seth Godin

Seth Godin é uma lenda do marketing. Ele possui dezenas de livros que tratam do assunto que foram traduzidos para quase 40 idiomas em todo o mundo. Dono de um dos blogs de marketing mais famosos do mundo, ele escreve todos os dias há décadas e possui uma audiência incrível. Nesse livro publicado pela segunda vez em 2009, ele trata de um dos conceitos-chave em marketing: a diferenciação, ou nas palavras dele: como ser notável.

As Armas da Persuasão – Robert Cialdini

Apesar de não ser um livro diretamente relacionado ao mercado, é um livro sobre pessoas e comportamentos ligados à influência e persuasão, portanto, indispensável a todo profissional da área. Cialdini traz nesse livro 6 princípios ou “armas” poderosas que influenciam os seres humanos.

Cada um desses princípios é desenvolvido em termos de sua função na sociedade e como profissionais podem mobilizar seu poder não somente para o marketing mas também para outras frentes como doações, concessões, votos, permissões, etc.

Quando a maior autoridade na ciência da influência e persuasão fala, os profissionais de marketing ouvem (nesse caso leem).

Os próximos passos…

O Marketing é composto de muitos conceitos. Por isso mesmo ele se manifesta no ambiente digital como diversas metodologias e estratégias possíveis. Se você quiser entender melhor os conceitos, pode ler alguns artigos que explicam melhor cada um deles:

Além disso, se quiser estudar o assunto profundamento, pode assistir as aulas do nosso Curso de Marketing Digital para Iniciantes grátis e online, do qual esse artigo é uma parte.

Além disso, contamos também com um curso de SEO Básico gratuito e online para que você comece a entender com trazer visitantes para seu site.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.