Acesse esse conteúdo GRATUITAMENTE Já possui uma conta?

O que é o Marketing?

O marketing tem evoluído constantemente e acompanha as mudanças nos comportamentos das pessoas. Entenda a evolução do marketing, o que é e o que não é marketing.

Vamos começar pelo começo.

Afinal, o que é Marketing?

Philip Kotler tem uma definição muito bacana sobre o que é o marketing:

“Atividade humana dirigida para a satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.”

Jeremy McCarthy foi o criador do conceito dos 4P’s do Marketing, que foi amplamente difundido por Kotler. Nesse conceito, McCarthy agrupou os principais pilares do marketing em 4 partes: Produto, Praça, Preço e Promoção.

Produto

Nesta frente do marketing você vai definir como é o seu produto e vai procurar responder algumas perguntas:

  • O que eu vendo?
  • Como é o meu produto?
  • Quais necessidades ele atende?
  • Ele atende melhor do que os concorrentes?

Praça

Neste momento você precisa identificar como é a distribuição, ou seja, a parte logística. Algumas questões importantes você deverá decidir nessa etapa:

  • Qual será a abrangência da minha atuação (local, regional, nacional, mundial)?
  • Meus produtos são físicos ou virtuais?
  • Meus serviços serão prestados no meu local ou no local do meu cliente? Ou até remotamente?
  • Minha entrega será própria ou terceirizada?

Preço

Este é um ponto super importante do marketing: sua estratégia de preço. Nesta etapa você vai definir como será sua abordagem no quesito preço:

  • Como é o meu preço em relação ao mercado?
  • Minha margem de lucro é alta? Baixa?
  • Quais são meus custos? Fixos e variáveis?
  • Tenho alguma política de descontos?
  • Meu preço é elástico ou não?
  • Meu público é sensível ao preço ou nem tanto?
  • Meu preço ajuda minha marca a se posicionar no mercado?

Promoção

Esta é a etapa mais conhecida do marketing pois está relacionada a forma como sua empresa promove os produtos ou serviços. Embora a maior parte das pessoas acredite que o marketing se trate apenas da “divulgação” da empresa, percebemos que ele é muito mais amplo.

Nesta etapa você vai querer responder a perguntas como:

  • Como vou promover os meus produtos e serviços?
  • Quais canais vou utilizar?
  • Quais são os melhores canais para atrair as pessoas certas para o meu negócio?
rogerioruiz
Roger Ruiz2 meses atrás

Faltaram os links e referências

Estou achando o curso ótimo, toda a navegação, o conteúdo, sensacional! Mas seria legal uma área para manter as referências citadas no vídeo, alguma coisa do tipo material complementar... Parabéns e sucesso! Aproveitando, o curso de Wordpress habilita a pessoa a customizar templates? Abs

Envie sua dúvida