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Objetivos de campanha do Facebook: O que são e como escolher?

Objetivos de campanha do Facebook: O que são e como escolher?

Aprenda os diferentes tipos de objetivos de marketing que você pode utilizar em suas campanhas no Facebook e Instagram Ads.

Você sabe o que significa cada um dos objetivos de campanha do Facebook Ads? Essa etapa é fundamental para obter resultados relevantes em suas campanhas e ações de marketing digital, necessitando de muita atenção na hora de escolher o mais adequado para o seu negócio. 

Apesar de parecer difícil decidir qual o objetivo mais se enquadra com o momento que a sua marca está vivendo, ao compreender a jornada do seu consumidor, isso ajudará a ter um entendimento muito mais fácil. 

Para te auxiliar, listamos o que significa os objetivos de campanha do Facebook, para o que eles servem e qual o ideal para a sua empresa. Continue lendo este artigo e saiba mais! 

Daniel Galvão
Curso Facebook Ads e Instagram Ads
Aula: Objetivos de campanha do Facebook: O que são e como escolher?
09:03

O que são os objetivos de campanha do Facebook?

Antes de criar uma campanha, é extremamente importante que você defina quais são os objetivos que você deseja alcançar ao veicular os primeiros anúncios. Com isso, você terá um melhor desempenho dos seus criativos, tendo como base as metas macro da sua empresa. 

Além de entregar anúncios mais assertivos, os objetivos de campanha do Facebook ajudam a atrair o perfil de público certo para a sua empresa. Isso porque, pouco adianta atrair ou chamar a atenção de muitas pessoas nas mídias sociais se estas não apresentam o perfil ideal para a sua marca. 

objetivos de campanha do facebook

Por isso, é necessário entender qual o objetivo mais se encaixa em suas campanhas, baseando-se na jornada do consumidor e entender como ele vai trazer bons resultados no fim do mês. 

Entre os objetivos de campanha do Facebook estão:

  1. Reconhecimento: reconhecimento de marca e alcance;
  2. Consideração: tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros e mensagens;
  3. Conversão: conversões, vendas do catálogo de produtos, visitas ao estabelecimento. 

Como podemos perceber, dentro de cada um dos objetivos existem ações que são realizadas na campanha para alcançar o propósito. Ao longo deste artigo iremos explicar cada um deles. 

Para que servem os objetivos de campanha do Facebook?

Os objetivos de campanha do Facebook servem para dar clareza ao anunciante sobre qual intuito de estar veiculando aqueles criativos. Ou seja, se você deseja aumentar o número de visitantes no seu site, o objetivo mais provável seria utilizar o objetivo de consideração, com ações de tráfego, por exemplo. 

Existem algumas perguntas que podem ser feitas para te ajudar a decidir qual o objetivo é mais adequado para sua marca, como:

  • por que você deseja lançar esta campanha?
  • o que você espera alcançar?
  • o que você deseja que as pessoas que vejam o seu anúncio façam?

Com essas questões respondidas, você terá em mente qual a melhor decisão tomar para ter mais assertividade em suas campanhas. 

Além disso, os objetivos de campanhas servem para incentivar a criação de anúncios personalizados, direcionando-os especificamente para o público que você deseja atingir com aquele objetivo, tornando essa estratégia ainda mais positiva. 

Quais são os objetivos de campanha do Facebook?

Agora que já sabemos o que são os objetivos de campanha do Facebook e para que eles servem, chegou a hora de entender mais profundamente sobre cada um deles. 

Primeiramente, é fundamental que você entenda o que significa a jornada do consumidor, no qual os objetivos se baseiam. 

Jornada do consumidor: consiste em um conjunto de etapas que envolvem o cliente em um processo de compras. Nelas, são compostas ações e estratégias para fazer com que o consumidor tenha interesse na sua marca (reconhecimento), se relacione com ela e, finalmente, compre um produto/serviço. As etapas são divididas entre a descoberta do problema, o reconhecimento, a consideração e a decisão de compra. 

A partir disso, você terá consciência de que todos os objetivos de campanha estão baseados na jornada do consumidor e nas ações que envolvem essa estratégia. 

Mas afinal, o que quer dizer cada uma dessas etapas? Veja a seguir:

Reconhecimento

Nesta etapa, o objetivo principal é que um grande número de pessoas conheça a sua marca, seja por meio de conteúdos, produtos ou de serviços que você ofereça. 

O reconhecimento é uma forma de apresentar ou reforçar a sua presença no mercado, principalmente se a sua empresa for nova neste ramo ou no lançamento de um produto específico. 

Diante disso, é possível dividir essa etapa em dois objetivos: reconhecimento de marca e alcance

Reconhecimento de Marca

Optando pelo objetivo de reconhecimento de marca, os seus anúncios serão veiculados para pessoas que terão maior probabilidade de lembrar dela, após algum tempo. Ou seja, se a maioria do seu público-alvo não conhece a sua marca, este objetivo poderá te ajudar a criar um primeiro nível de consciência e reconhecimento sobre sua marca e o que ela faz. 

Alcance

Já no objetivo de alcance, o intuito é atingir o maior número de pessoas possível com seus anúncios. Este grande alcance ajudará sua marca a impactar uma massa crítica de pessoas. Diferentemente do objetivo anterior, no objetivo de alcance, nem sempre as pessoas impactadas terão maior probabilidade de lembrar de sua marca, após algum tempo.

O importante nesta ação é mostrar sua mensagem para o maior número de pessoas possível, que estejam relacionadas à sua persona. Para isto, você deve pensar bem na segmentação das campanhas com o objetivo de atingir as pessoas certas.

Consideração

Nesta etapa, os objetivos são direcionados para levar as pessoas a pensar na sua empresa e a buscar mais informações. Sendo assim, é possível fazer com que o seu público tenha interesse em “navegar” pela sua empresa, procurando saber mais sobre a solução para o problema que ele possui. 

Esse tipo de ação passa pela análise do consumidor, pesquisas no mercado, verificação de avaliações, até chegar no momento que ele decide se a sua empresa atende realmente as suas necessidades. 

Esta etapa envolve:

  • tráfego;
  • envolvimento;
  • instalações de aplicativo;
  • visualizações de vídeos,
  • geração de cadastros;
  • mensagens.

Tráfego

Primeiramente, o objetivo de tráfego busca levar pessoas qualificadas a visitar seu site ou aplicativo. Neste sentido, alguns destinos comuns são o encaminhamento desse público para canais como landing pages, páginas de site, posts de blog e assim por diante.

Com isso, é possível levar o usuário para um local com mais informações sobre o produto ou serviço, fazendo com que o tráfego das suas páginas aumentem. 

Além disso, esse objetivo, poderá motivar o interesse do público em outros produtos, pois ao navegar pelo site, por exemplo, ele visualiza outras opções que podem satisfazer também as necessidades.

Envolvimento 

No caso do objetivo de envolvimento, o intuito é fazer com os usuários engajem mais com o seus anúncios, melhorando a performance das campanhas. Desta forma, é possível conseguir que entusiastas e pessoas interessadas interajam com sua marca, curtindo, comentando, compartilhando e dando a sua opinião, seja ela positiva ou negativa. 

Existem três tipos de envolvimento que podem ser feitos neste objetivo. São eles:

  • envolvimento com a publicação: comentários, curtidas e compartilhamentos;
  • curtidas nas páginas: comentários e curtidas e compartilhamentos na página anunciada;
  • participação em evento: participantes para o evento promovido. 

Instalação de Aplicativos

Já o objetivo de instalação de aplicativos, visa incentivar o usuário a fazer download de um determinado aplicativo. Ao optar por esse objetivo, o seu anúncio será direcionado para a página onde o usuário irá baixar o aplicativo (nas lojas de apps como Google Play e App Store). 

Um dos principais benefícios de utilizar essa estratégia, é que o próprio Facebook entrega o anúncio tanto para pessoas novas (que poderão clicar e rapidamente baixar) quanto para pessoas que já possuíam o aplicativo e deixaram de utilizá-lo por algum motivo (reengajamento).

Esta é uma excelente oportunidade de lembrar os clientes da existência da sua marca e que o produto, serviço ou conteúdo que ele precisa você tem a oferecer. 

Visualização de Vídeos

O objetivo de visualização de vídeos, como o nome já diz, é obter o maior número de visualizações em algum material audiovisual que sua empresa produziu. O Facebook procurará entregar seus anúncios a pessoas que tenham a tendência em visualizar mais conteúdos deste tipo. Ou seja, se você fez um vídeo super interativo de um produto que acabou de ser lançado, este objetivo será o mais adequado para buscar o maior número de visualizações. 

Não é à toa que os recursos de vídeos disponíveis no Instagram, como o Reels e o IGTV estão fazendo tanto sucesso nos dias de hoje, não é mesmo?

Geração de Cadastros

Com relação ao objetivo de geração de cadastro, é fundamental ter em mente que ele é indicado para marcas que já possuem um time de vendas e uma boa estratégia para trabalhar os leads. Isso porque, de nada adianta ter um grande número de cadastros feitos se você não vai saber o que fazer com essas informações, não é mesmo?

A geração de cadastros é direcionado para a captação de leads qualificados que possuem interesse na sua marca, produto ou serviço oferecido. 

Mensagens

E por fim, o objetivo de mensagens é utilizado pelas empresas que desejam ter a interação do seu público por meio do Messenger ou WhatsApp.  Com isso, é possível oferecer a solução de um problema, uma forma de tirar dúvidas ou mesmo realizar vendas por meio dessa ferramenta. 

No entanto, é importante lembrar que, se você possui um orçamento maior e acredita que deve gerar um grande número de mensagens, vale considerar a configuração de um chatbot para ajudar na gestão destas mensagens.

Conversão

Na etapa de conversão, durante a jornada, o consumidor já possui a decisão de compra, ele já conheceu ou relembrou da sua marca, pesquisou no mercado e percebeu que a sua marca é a que realmente satisfará as suas necessidades e desejos. 

É neste momento que os objetivos de conversões, vendas do catálogo, tráfego no estabelecimento podem ser utilizados. 

Conversões

O objetivo de conversões, como o nome já diz, tem o intuito e trazer mais resultados de acordo com a conversão desejada (lead, vendas, inscrições na newsletter, etc). Ao definir e configurar corretamente uma conversão no Facebook, a ferramenta utilizará sua inteligência de dados para exibir seus anúncios a pessoas com maior potencial de realizar aquela conversão, de acordo com sua segmentação.

As empresas de serviços que trabalham com geração de leads costumam utilizar muito o objetivo de conversões para trazer mais leads qualificados ao seu negócio.

Vendas do Catálogo

Se o intuito da sua marca é divulgar os seus produtos e aumentar as vendas, um objetivo a considerar é o de vendas do catálogo. Eles são recomendados para fazer diferentes ofertas e atualização dos produtos da marca. 

Esta estratégia é utilizada para empresas do ramo do varejo que possuem um grande número de produtos. Sendo assim, o Facebook passa a ter acesso ao seu catálogo de produtos ou serviços, podendo coletar e exibir informações como imagens, preços e quantidade em estoque para inserir de forma automática nos anúncios.

Tráfego no Estabelecimento

Já no caso do tráfego no estabelecimento, é ideal para despertar o interesse das pessoas a visitar a loja física, podendo, inclusive, trazer algum atrativo ou benefício para isso (oferta, cupom, por exemplo).

Ao realizar atividades de marketing no online e no offline, as empresas atingem o consumidor em diferentes pontos de sua jornada, contribuindo para uma melhor experiência e potencial de compra. 

Como escolher o melhor objetivo de campanha para minha marca?

Como vimos, para escolher um dos objetivos de campanha do Facebook que melhor se enquadra na sua marca, o primeiro passo é analisar a sua persona e os momentos em que você deseja impactá-la durante sua jornada de compra.

Ter em mente quais são as suas necessidades, desejos, interesses, hábitos de compra e veículos que utilizam com maior frequência, é de extrema importância para decidir qual a estratégia a ser usada.  

Lembre-se sempre: Não existe o “melhor objetivo”, existe o objetivo ideal para determinada etapa da jornada.

Após o conhecimento profundo do seu público, é essencial também determinar qual meta a sua empresa deseja atingir, como:

  • aumentar o número de vendas;
  • gerar leads mais qualificados;
  • lançar um produto específico;
  • fidelizar clientes;
  • trazer rotatividade para os produtos;
  • aumentar o reconhecimento de marca.

Com isso, você terá maior clareza de qual objetivo seguir para atingir as metas propostas no início do planejamento de marketing. 

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Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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