Page Builders: o que são e o que fazem?

Entenda o que são os Page Builders, como eles funcionam e quais são os melhores. Saiba tudo o que precisa para fazer a escolha certa.

Muito antes dos page builders, os temas para WordPress reinaram no mercado. Todo mundo queria encontrar o tema perfeito para o seu negócio e adaptá-lo de acordo com suas necessidades.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

O fato é que ao adquirir um tema, você percebe que ele tem um modo de funcionar. Por isso mesmo, o tema tem (ou deveria ter pelo menos) uma documentação que explica exatamente como ele funciona e todas as funcionalidades existentes.

Cada tema tem seu próprio modus operandi. Isso significa que se você quer desenvolver sites para terceiros por exemplo, cada vez que um cliente seu escolher um tema novo, você terá que parar pra entender o funcionamento daquele tema.

Cada vez mais pessoas migrando seus sites de plataformas como o Wix para o WordPress. Dessa forma, começou a surgir a necessidade de ter jeitos mais fáceis de montar um site WordPress.

Nesse contexto surgiram os page builders (construtores de páginas). O Wix pode ter vários pontos a serem melhorados, mas uma coisa é inegável: é extremamente fácil montar um site com ele.

A ideia dos page builders foi trazer a mesma facilidade para o WordPress.

Drag & Drop (arrasta e solta)

Em pouco tempo começaram a surgir diversos construtores de página extremamente fáceis de seu utilizar. A construção de páginas que anteriormente era feita toda pelo editor do WordPress começou a ser realizada diretamente na página.

Editor padrão do WordPress

No fim de 2018, o editor, que antes se parecia com o Microsoft Word, foi totalmente refeito e recebeu o nome de Gutenberg no WordPress. Resumindo, o novo editor abandonou aquela cara de editor do Word para se tornar um editor baseado em blocos.

No começo gerou um certo estranhamento, mas logo as pessoas entenderam o valor desse tipo de editor.

Além disso, todos os page builders disponíveis no mercado também utilizam essa mesma estrutura baseada em blocos.

Vantagens de um Page Builder

Adotar um page builder na hora de estruturar um site pode ser uma boa alternativa. Algumas razões para adotar um page builder:

  • Flexibilidade: usar um page builder te dá muita flexibilidade para criar as páginas da forma como achar melhor. Em outras palavras, ele te dá mais liberdade do que um tema pronto.
  • Rapidez: uma vez que você domina um page builder é comum passar a criar sites e páginas com muito mais agilidade.
  • Escala: se você tem uma agência ou é um freelancer sabe que desenvolver sites pode ser trabalhoso. Por isso, adotar um padrão de desenvolvimento para todos os projetos pode facilitar e agilizar seu trabalho. Imagine ter que escolher um novo tema, ler a documentação dele e estruturar o site para cada um de seus clientes. É muito mais fácil dominar um page builder e utilizá-lo em todos os seus projetos.
  • Versatilidade: diversos page builder possuem integrações diversas não limitando seu desenvolvimento apenas para sites. Dessa forma, é possível criar sites, e-commerces, landing pages, blogs e muito mais.
  • Modelos prontos: mesmo que você não seja designer e não vá criar seus próprios layouts, a maioria dos page builders já possuem uma série de modelos prontos para você não ter que criar seu layout do zero.

Principais Page Builders

Atualmente existem muitos page builders no mercado. Vamos listar aqui apenas os principais.

Elementor

O Elementor é um dos mais populares page builders no mundo. Desde o seu lançamento ele já evoluiu muito e tem se mostrado uma importante ferramenta para aqueles que trabalham no desenvolvimento de sites.

Não se deixe enganar pela simplicidade do Elementor. Apesar de parecer simples, Com ele é possível ir muito além do básico.

Seu editor drag & drop mostra as mudanças ao vivo, ou seja, enquanto você edita você já consegue ver como está ficando. Isso facilita muito as coisas.

O Elementor é um plugin e está disponível na versão gratuita e na versão paga (mais completa).

Site: elementor.com
Preço: versão gratuita ou paga a partir de $49/ano (1 site)

Divi

O Divi é outro page builder muito popular. A curva de aprendizado dele é um pouco mais rápida do que a do Elementor. Sendo assim, geralmente se aprende a mexer no Divi com mais rapidez.

Seu editor também é drag & drop e ao vivo. Dessa maneira, funciona no mesmo esquema de blocos que os outros page builders.

Diferentemente dos outros page builders, o Divi é um tema (também disponível na versão plugin).

Site: elegantthemes.com/gallery/divi/
Preço: a partir de $89/ano (sites ilimitados)

Visual Composer

O Visual Composer é outro page builder bem conhecido. Também tem uma interface bem amigável e pode ser utilizado tanto pelo painel do WordPress quanto diretamente nas páginas.

Disponível apenas na versão paga, ele se popularizou muito sendo vendido juntamente com outros temas no passado sob o nome de WP Bakery (uma versão mais enxuta que constrói apenas páginas).

O Visual composer não se vende como um page builder, pois ele fazmais do que isso. Com ele é possível criar o cabeçalho, o rodapé, sidebars e muito mais. Sendo assim ele se vende como um Website Builder.

Site: visualcomposer.com
Preço: a partir de $59/ano (1site)

Page Builder x Theme Builder

Todos os 3 page builders citados aqui funcionam para construir páginas (o conteúdo que fica entre o cabeçalho e o rodapé do site). Mas também servem para construir outras partes do site (cabeçalho, rodapé, lateral, etc).

Com exceção do Elementor (versão gratuita), todos os outros podem ser considerados Theme Builders, ou seja, construtores de tema. Com eles é possível construir seu tema do zero.

Qual deles devo utilizar?

Essa é uma pergunta difícil, pois a resposta é um pouco subjetiva. Assim como tem gente que adora iPhone, tem gente que detesta e prefere um Samsung Galaxy por exemplo.

É importante que você conheça e teste um pouco cada um deles. Também recomendo que você dê uma olhada no Curso de Elementor e no Curso de Divi. Assim, você tem a chance de conhecer melhor cada um deles antes de adquirir.

Professor
Dúvidas
Avatar
Vinícius Pimenta3 meses atrás

Page Builder

Desejo criar o site no page builder (Elementor) e já imaginando ter feito o curso do worpress básico por aqui, necessito primeiro configurar todo WP mesmo não usando o Gutemberg na criação? Ou seja apenas cabeçaho, menus, rodapé e sidebar serão feitos obrigatoriamente no WP Gutemberg? O resto todo no Elementor?

Avatar
Marcelo Santos4 meses atrás

CRIAR TEMA NO PHOTOSHOP

Posso criar elementos no Photoshop para o meu site e incluir na construçao dele no Wordpress ?

Avatar
Tiago França5 meses atrás

Site em português do Elementor

Boa tarde! Esse site é confiável para comprar o plano do Elementor?

https://elementorprowp.com/

Avatar
Leonardo Cappucci1 ano atrás

Tema gratuito e Elementor

É possível fazer alterações em um tema gratuito com o Elementor?

Vinícius Borges
Vinícius Borges1 ano atrás

O que acontece com o site após expirar a licença?

Após a assinatura acabar, e não renovar mais, o que acontece com o site feito totalmente no Elementor por exemplo?

Envie sua dúvida

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.