Pesquisa de palavras-chave no Google Ads

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Vamos entender a importância que uma boa pesquisa de palavras-chave pode ter ao realizar um anúncio no Google Ads.

Fazer uma pesquisa de palavras-chave no Google Ads é muito importante para conseguir otimizar os resultados dos anúncios. Entretanto, é preciso entender o que faz uma keyword eficiente antes de começar este processo.

Este artigo faz parte do Curso Google Ads – Rede de Pesquisa. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Vamos entender melhor o que faz uma boa pesquisa de palavras-chave e como otimizar o uso delas nos seus anúncios.

Por que fazer pesquisa de palavras chave no Google Ads?

A pesquisa de palavras-chave é uma forma de otimizar os locais onde seu anúncio no Google Ads irá aparecer. Portanto, ao fazer um anúncio com maior controle sobre quais buscas ele irá aparecer, você otimiza os resultados.

Quando você cria uma campanha no Google Ads, ele pedirá que você informe quais palavras-chave quer anunciar. Quando você coloca algumas palavras-chave por lá, o Google Ads pode acabar colocando o anúncio em diversos lugares, não apenas naquelas que você pensou.

Por vezes, o anúncio pode acabar aparecendo em pesquisas que você não gostaria, mas que o Google Ads acredita ter relação com o assunto em foco. Em outros casos, será interessante anunciar apenas para um termo exato de pesquisa.

Estas relações entre o anúncio e as palavras-chave se chamam correspondência. Elas podem ser:

  • Ampla – quando o anúncio pode aparecer em qualquer pesquisa que o Google entenda ser próxima ao que você especifico, como erros ortográficos e sinônimos;
  • Exata – quando apenas o termo exato pode receber o anúncio;
  • Frase – quando a pesquisa deve contar as palavras que compõe a frase -chave na mesma ordem, mas pode estar separada por outras;
  • Ampla modificada – quando abreviações e acrônimos também podem ser levados em conta;
  • Negativas – quando a palavra-chave especificada não pode receber o anúncio.

Para trabalhar as correspondências, é preciso fazer uma pesquisa de palavras-chave antes de criar o anúncio no Google Ads. Desta forma os resultados serão melhores.

Realizando a pesquisa

Para realizar uma pesquisa de palavras-chave, você precisa colocar a mão na massa. As ferramentas básicas são um planejador, como o Google Keyword Tool, e a própria pesquisa do Google.

Em primeiro lugar procure por palavras-chave que recebem pesquisa e estão relacionadas ao que você quer anunciar. Este primeiro passo precisa se focar em volume de busca.

Em segundo lugar, é preciso focar em quais destas pesquisas estão mais próximas do que você está anunciando. Por exemplo: anunciar para “fisioterapia Campinas” está totalmente relacionado à intenção de quem pesquisa pelo serviço, mas nem tanto para quem está procurando por “diminuir dores nas costas”.

Em terceiro lugar, faça uma análise de como as palavras-chave estão conectadas com outras. Isso significa tentar entender também como outros termos parecidos podem estar aparecendo. Esse é o momento em que você poderá entender quais correspondências usar.

O próximo passo…

Agora que você entendeu melhor como fazer uma pesquisa de palavras-chave para Google Ads, vamos tentar entender como a intenção de busca influencia o Google Ads.

Além disso, vamos tentar entender quais as melhores práticas nos anúncios do Google Ads.

Professor

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco. Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL. Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
O curso

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