Pesquisa de palavras-chave

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Todo bom trabalho de SEO começa com uma boa pesquisa de palavras-chave. Entender a forma como as pessoas buscam por informações é muito importante para definir que tipos de conteúdo devem ser criados.

A pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo para o seu planejamento de SEO. Isso porque é importante saber em quais disputas entrar e quais termos são mais importantes para seu site antes de começar a trabalhar a tática para posicionamento.

Este artigo faz parte do Curso SEO Básico – Gratuito Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Um dos grandes erros ao se estruturar um site ou começar a produzir conteúdo para um blog é não pensar em SEO (Search Engine Optimization). Fazer uma pesquisa de palavras-chave é fundamental no planejamento.

Porque fazer uma pesquisa de palavras-chave?

Não adianta nada para o seu negócio se você estiver bem ranqueado em uma palavra chave que nunca foi procurada por ninguém no Google. Você precisa ter a certeza de que o seu bom posicionamento está sendo visto por potenciais clientes.

Por isso, uma pesquisa de palavras chave envolve entender o comportamento de busca dos clientes através de métricas. Existem muitas formas de encontrar esses dados, como você pode ver na aula.

Como fazer pesquisa de palavras chaves

O primeiro passo é realizar uma lista  de ideias através de um brainstorm. Essa será a base a partir da qual você vai decidir as suas palavras chaves.

O próximo passo é ir para o Planejador de Palavras chave (Keyword Planner), uma ferramenta gratuita dentro do Google Ads. Lá, você encontra o volume de busca de cada uma das palavras, o que já ajuda a descartar algumas que não irão funcionar tão bem.

Além disso, o Keyword Planner também vai apresentar a concorrência, explicando em que patamar é indicado investir no anúncio para ter resultados. Esses valores e a dificuldade de concorrer pela palavra chave são mais um fator a ser estudado na hora de escolher quais serão usadas.

Depois disso, com uma análise mais aprofundada, é hora de montar uma planilha de palavras chave com as escolhidas.

Brainstorm

O ideal é começar com palavras chave mais genéricas e amplas. A partir dela, você precisa pensar em como as pessoas realizariam as buscas. Depois, as aplicações de planejamento do Google Ads poderão te ajudar a expandir a lista com algumas semelhantes e mais complementares.

Uma forma é começar a procurar por uma palavra específica como “pneus” no Google, e anotar o que está aparecendo no autocompletar da plataforma. Essas são algumas que o mecanismo de pesquisa já reconhece como regulares.

Na aula, ensinamos também a usar o SEMRush para escolher as palavras chave da lista.

Outras ferramentas interessantes para a decisão de palavras-chave:

Pesquisa Interna

Uma ferramenta interessante de se usar para escolha de palavras é ter uma caixa de pesquisa própria no seu site. O Google Ads permite que você monitore o que é procurado ali e o insight sobre possíveis palavras chaves costuma ser útil.

Se você quiser entender melhor o assunto, confira as nossas dicas na aula.

Google Trends

Outra ferramenta importante é o Google Trends, um centro de análise estatística do mecanismo de busca que ajuda a determinar as tendências de procura ao longo do tempo.

Além de ser 100% gratuito e disponível ao público, o Google Trends ainda ajuda muito em um planejamento de palavras chave. Você pode tentar verificar, por exemplo, quais palavras chave tendem a ser mais procuradas perto de determinadas datas e aproveitar para direcionar seu conteúdo para atingir as pessoas certas na hora certa.

O que levar em conta na pesquisa de palavras-chave

A seguir, vamos explicar alguns tópicos que você deve levar em conta ao escolher suas palavras-chave para trabalhar na estratégia de SEO. É importante ter em mente o quanto o seu marketing digital depende de boas escolhas nesta pesquisa para apresentar resultados.

O que vamos listar são “variáveis” que as palavras-chave podem ter. Ao realizar sua pesquisa, são esses elementos que devem influenciar suas decisões sobre como trabalhar o SEO.

Volume

O volume de pesquisa é um dos elementos mais importantes a serem trabalhados na pesquisa de palavras-chave. Afinal de contas, quanto mais buscas um termo tem, mais retorno ele dá para quem se posiciona na primeira página.

Entretanto, trabalhar apenas palavras-chave de alto volume não é garantia de sucesso. Pelo contrário, muitas vezes é necessário trabalhar também as chamadas “palavras-chave de cauda longa”.

Dificuldade

Dificuldade é o nome dado para dizer quão preciso terá de ser seu trabalho para conseguir um bom posicionamento. Quando você fizer sua pesquisa de palavras-chave, várias ferramentas apontam a dificuldade de se posicionar no termo.

Se o termo que você está pensando em disputar já tiver muitos resultados sólidos e que cumprem as expectativas de quem busca, existe uma dificuldade maior de “destroná-lo”s. É daí que vem a avaliação.

Oportunidade

Esse é um termo que usamos para apontar que o termo de pesquisa oferece mais do que apenas links. Mapas, menus, vídeos e outros tipos de resultado tiram a atenção do posicionamento. Quanto mais deles, menores as oportunidades do termo.

Intenção de compra

Não esqueça de pensar em que momento do funil de vendas o usuária está ao pesquisar algo. Por exemplo: ao pesquisar “dor de dente”, ele está no topo, mas se ele pesquisa por “extração de molar”, já está mais avançado, provavelmente na Consideração de Solução.

Cauda longa

O conceito de cauda longa não surgiu no SEO, mas é inegável a sua aplicação dentro da otimização de mecanismos de buscas.

A ideia é que existe uma relação entre o custo para atingir o público com uma palavra chave e a eficiência.

Por exemplo: se você focar em atingir pessoas que procuram a palavra “tênis”, o fluxo será grande, mas a intenção de compra é baixa.

“Tênis masculino”, por sua vez, pode ter menor fluxo de procura, mas uma intenção de compra maior.

“Tênis masculino Nike vermelho” com toda certeza terá uma procura ainda menor, mas uma intenção de compra bem maior e um retorno sobre o investimento melhor.

As palavras chaves específicas, com pouca concorrência e muito retorno são conhecidas como palavras-chave de cauda longa.

O próximo passo…

Agora que você já sabe como a pesquisa de palavras-chave funciona, é hora de pensar no SEO de forma mais estratégica. Para começar, que tal entender os termos por trás do SEO? Você pode entender o que significa On Page, Off Page e outras questões lendo nosso e-book SEO Descomplicado.

Professor

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
O curso

Curso SEO Básico – Gratuito Online

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Dúvidas
Gutto Trofynno
Gutto Trofynno3 semanas atrás

Atalho

Boa tarde, lembro que quando fiz o curso foi mencionado um atalho para navegar de forma anonima, para o auto complete do google dar as sugestões sem a influencia das minhas buscas. Você poderia me lembrar.

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Thayla Santana1 mês atrás

Duvida

Olá Ludy! Eu trabalho com marketing digital voltado para consultórios odontológicos, o foco são sempre mais redes sociais. Eu consigo aplicar SEO também nas redes sociais?
Gratidão pelo curso disponibilizado gratuitamente :)

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Amanda Ferrucci Marcon2 meses atrás

Diferenças entre os pesquisadores de palavra chave

Quais as diferenças entre o KWPlanner e o Semrush? E as outras também? Quando saber qual é a melhor ferramenta ou é bom sempre usar mais de uma para comparar os resultados de pesquisa?

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Jeferson Blanco sampaio4 meses atrás

Parabenização

Cara, que incrível! muito prática sem "mimimi" totalmente focada, adorei a aula sinto que foi uma das melhores aulas que já fiz online. tentei encontrar uma forma de comentar, ou dar o feedback, mas não encontrei, então não como dúvida, mas sim como meus sinceros agradecimentos por essas aulas fantásticas!

Carolina Soares
Carolina Soares4 meses atrás

Site estático - SEO, dúvida.

Ludy, tudo bem? Dúvida! Eu possuo site criado em wordpress, fiz linha a linha, e ficou bacana, pensei nas palavras chaves, enfim, sempre tento melhorar a SEO dele, porém, não tem mais o que colocar nele, pois sou prestador de serviços - então a ideia é ter o site, para o cliente chegar até nós... e fechar negócio, prestar serviço, simples assim.

Pergunta, você acha interessante, para ter conteúdo recorrente, colocar outra página dentro do site, chamado "blog" "dicas" etc e ir postando conteúdo recorrente e ir entrelaçando o SEO sempre etc? O que você acha ou indicaria disso?

sabrina.rosa311
Sabrina Rosa Sousa5 meses atrás

Acesso ao Keyword Planner

Olá Ludy, estou tentando entrar na área do Planejador de Palavras chave do Google Ads, mas ele me pede para efetuar a compra do anúncio, e não tem a opção de boleto bancário, apenas de cartão de crédito. Não teria como entrar sem ser pago?

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Deise Cardoso5 meses atrás

KEYWORD PLANNER É APENAS PARA QUEM POSSUI ANÚNCIO NO GOOGLE?

Tento ter acesso ao KP, mas parece que é necessário criar um anúncio no google. Eu trabalho como produtora de conteúdo, então não posso utilizar essa ferramenta para fazer busca de palavras-chave para clientes, correto?

Obrigada e parabéns pelo curso, está ótimo!

Alexandre Mascarello Neto
Alexandre Neto6 meses atrás

Como eu faço pra configurar, dentro do Google Analytics, o monitoramento da "caixa de pesquisa" dentro do meu site, para ver a pesquisa interna de palavras chaves?

Como eu faço pra configurar, dentro do Google Analytics, a "caixa de pesquisa", dentro do meu site? Para saber quais são as palavras chaves que estão sendo procuradas em meu site.

Claudio Marcelo Oliveira
Claudio Oliveira6 meses atrás

Palavra chave na home do site

O meu blog é a página inicial do meu site, nela basicamente tem a apresentação em imagens e títulos dos posts que escrevi, nesse caso eu não faço ideia de como nem qual palavra chave usar. Ludy você teria como me dar uma ideia de estratégia para posicionar essa página?

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Jenny Ohara8 meses atrás

Informações de vistas com base em palavras-chave

Por que você diz: do google você não terá as informações de quais palavras chave trouxeram mais visitas para o seu site? Seria porque essa informação o Analytics não fornece? No caso do Google Ads essa informação é possível... Não seria google?

Maria Clara
Maria Clara10 meses atrás

Exercício

Eu estou tentando fazer tem um tempo,mas nenhuma respota é a certa e tem duas perguntas iguais.

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Railana Medeiros2 anos atrás

Slide

Em alguns pontos do vídeo os slides passaram muito rápido, sem poder ler o que está escrito.

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Carla Carvalho3 anos atrás

Número de pesquisas no Keyword Planner

"Esta página mostra intervalos de volumes de pesquisas. Para uma visualização mais detalhada, configure e exiba uma campanha."

Preciso disponibilizar uma campanha para ter acesso a estes dados mais detalhados? Porque no meu aparece como intervalos de pesquisas.

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