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Pesquisa de palavras-chave

Todo bom trabalho de SEO começa com uma boa pesquisa de palavras-chave. Entender a forma como as pessoas buscam por informações é muito importante para definir que tipos de conteúdo devem ser criados.

Um dos grandes erros ao se estruturar um site ou começar a produzir conteúdo para um blog é não pensar em SEO (Search Engine Optimization). Fazer uma pesquisa de palavras-chave é fundamental no planejamento.

Porque fazer uma pesquisa de palavras chave?

Não adianta nada para o seu negócio se você estiver bem ranqueado em uma palavra chave que nunca foi procurada por ninguém no Google. Você precisa ter a certeza de que o seu bom posicionamento está sendo visto por potenciais clientes.

Por isso, uma pesquisa de palavras chave envolve entender o comportamento de busca dos clientes através de métricas. Existem muitas formas de encontrar esses dados, como você pode ver na aula.

Como fazer pesquisa de palavras chaves

O primeiro passo é realizar uma lista  de ideias através de um brainstorm. Essa será a base a partir da qual você vai decidir as suas palavras chaves.

O próximo passo é ir para o Planejador de Palavras chave (Keyword Planner), uma ferramenta gratuita dentro do Google Ads. Lá, você encontra o volume de busca de cada uma das palavras, o que já ajuda a descartar algumas que não irão funcionar tão bem.

Além disso, o Keyword Planner também vai apresentar a concorrência, explicando em que patamar é indicado investir no anúncio para ter resultados. Esses valores e a dificuldade de concorrer pela palavra chave são mais um fator a ser estudado na hora de escolher quais serão usadas.

Depois disso, com uma análise mais aprofundada, é hora de montar uma planilha de palavras chave com as escolhidas.

Brainstorm

O ideal é começar com palavras chave mais genéricas e amplas. A partir dela, você precisa pensar em como as pessoas realizariam as buscas. Depois, as aplicações de planejamento do Google Ads poderão te ajudar a expandir a lista com algumas semelhantes e mais complementares.

Uma forma é começar a procurar por uma palavra específica como “pneus” no Google, e anotar o que está aparecendo no autocompletar da plataforma. Essas são algumas que o mecanismo de pesquisa já reconhece como regulares.

Na aula, ensinamos também a usar o SEMRush para escolher as palavras chave da lista.

Outras ferramentas interessantes para a decisão de palavras-chave:

Pesquisa Interna

Uma ferramenta interessante de se usar para escolha de palavras é ter uma caixa de pesquisa própria no seu site. O Google Ads permite que você monitore o que é procurado ali e o insight sobre possíveis palavras chaves costuma ser útil.

Se você quiser entender melhor o assunto, confira as nossas dicas na aula.

Google Trends

Outra ferramenta importante é o Google Trends, um centro de análise estatística do mecanismo de busca que ajuda a determinar as tendências de procura ao longo do tempo.

Além de ser 100% gratuito e disponível ao público, o Google Trends ainda ajuda muito em um planejamento de palavras chave. Você pode tentar verificar, por exemplo, quais palavras chave tendem a ser mais procuradas perto de determinadas datas e aproveitar para direcionar seu conteúdo para atingir as pessoas certas na hora certa.

Cauda longa

O conceito de cauda longa não surgiu no SEO, mas é inegável a sua aplicação dentro da otimização de mecanismos de buscas.

A ideia é que existe uma relação entre o custo para atingir o público com uma palavra chave e a eficiência.

Por exemplo: se você focar em atingir pessoas que procuram a palavra “tênis”, o fluxo será grande, mas a intenção de compra é baixa.

“Tênis masculino”, por sua vez, pode ter menor fluxo de procura, mas uma intenção de compra maior.

“Tênis masculino Nike vermelho” com toda certeza terá uma procura ainda menor, mas uma intenção de compra bem maior e um retorno sobre o investimento melhor.

As palavras chaves específicas, com pouca concorrência e muito retorno são conhecidas como palavras-chave de cauda longa.

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Jenny Ohara2 semanas atrás

Informações de vistas com base em palavras-chave

Por que você diz: do google você não terá as informações de quais palavras chave trouxeram mais visitas para o seu site? Seria porque essa informação o Analytics não fornece? No caso do Google Ads essa informação é possível... Não seria google?

Maria Clara
Maria Clara3 meses atrás

Exercício

Eu estou tentando fazer tem um tempo,mas nenhuma respota é a certa e tem duas perguntas iguais.

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Railana Medeiros11 meses atrás

Slide

Em alguns pontos do vídeo os slides passaram muito rápido, sem poder ler o que está escrito.

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Carla Carvalho2 anos atrás

Número de pesquisas no Keyword Planner

"Esta página mostra intervalos de volumes de pesquisas. Para uma visualização mais detalhada, configure e exiba uma campanha."

Preciso disponibilizar uma campanha para ter acesso a estes dados mais detalhados? Porque no meu aparece como intervalos de pesquisas.

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