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Pesquisa de palavras-chave

Todo bom trabalho de SEO começa com uma boa pesquisa de palavras-chave. Entender a forma como as pessoas buscam por informações é muito importante para definir que tipos de conteúdo devem ser criados.

Um dos grandes erros ao se estruturar um site ou começar a produzir conteúdo para um blog é não pensar em SEO (Search Engine Optimization). Fazer uma pesquisa de palavras-chave é fundamental no planejamento.

Porque fazer uma pesquisa de palavras chave?

Não adianta nada para o seu negócio se você estiver bem ranqueado em uma palavra chave que nunca foi procurada por ninguém no Google. Você precisa ter a certeza de que o seu bom posicionamento está sendo visto por potenciais clientes.

Por isso, uma pesquisa de palavras chave envolve entender o comportamento de busca dos clientes através de métricas. Existem muitas formas de encontrar esses dados, como você pode ver na aula.

Como fazer pesquisa de palavras chaves

O primeiro passo é realizar uma lista  de ideias através de um brainstorm. Essa será a base a partir da qual você vai decidir as suas palavras chaves.

O próximo passo é ir para o Planejador de Palavras chave (Keyword Planner), uma ferramenta gratuita dentro do Google Ads. Lá, você encontra o volume de busca de cada uma das palavras, o que já ajuda a descartar algumas que não irão funcionar tão bem.

Além disso, o Keyword Planner também vai apresentar a concorrência, explicando em que patamar é indicado investir no anúncio para ter resultados. Esses valores e a dificuldade de concorrer pela palavra chave são mais um fator a ser estudado na hora de escolher quais serão usadas.

Depois disso, com uma análise mais aprofundada, é hora de montar uma planilha de palavras chave com as escolhidas.

Brainstorm

O ideal é começar com palavras chave mais genéricas e amplas. A partir dela, você precisa pensar em como as pessoas realizariam as buscas. Depois, as aplicações de planejamento do Google Ads poderão te ajudar a expandir a lista com algumas semelhantes e mais complementares.

Uma forma é começar a procurar por uma palavra específica como “pneus” no Google, e anotar o que está aparecendo no autocompletar da plataforma. Essas são algumas que o mecanismo de pesquisa já reconhece como regulares.

Na aula, ensinamos também a usar o SEMRush para escolher as palavras chave da lista.

Outras ferramentas interessantes para a decisão de palavras-chave:

Pesquisa Interna

Uma ferramenta interessante de se usar para escolha de palavras é ter uma caixa de pesquisa própria no seu site. O Google Ads permite que você monitore o que é procurado ali e o insight sobre possíveis palavras chaves costuma ser útil.

Se você quiser entender melhor o assunto, confira as nossas dicas na aula.

Google Trends

Outra ferramenta importante é o Google Trends, um centro de análise estatística do mecanismo de busca que ajuda a determinar as tendências de procura ao longo do tempo.

Além de ser 100% gratuito e disponível ao público, o Google Trends ainda ajuda muito em um planejamento de palavras chave. Você pode tentar verificar, por exemplo, quais palavras chave tendem a ser mais procuradas perto de determinadas datas e aproveitar para direcionar seu conteúdo para atingir as pessoas certas na hora certa.

Cauda longa

O conceito de cauda longa não surgiu no SEO, mas é inegável a sua aplicação dentro da otimização de mecanismos de buscas.

A ideia é que existe uma relação entre o custo para atingir o público com uma palavra chave e a eficiência.

Por exemplo: se você focar em atingir pessoas que procuram a palavra “tênis”, o fluxo será grande, mas a intenção de compra é baixa.

“Tênis masculino”, por sua vez, pode ter menor fluxo de procura, mas uma intenção de compra maior.

“Tênis masculino Nike vermelho” com toda certeza terá uma procura ainda menor, mas uma intenção de compra bem maior e um retorno sobre o investimento melhor.

As palavras chaves específicas, com pouca concorrência e muito retorno são conhecidas como palavras-chave de cauda longa.

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Jeferson Blanco sampaio2 semanas atrás

Parabenização

Cara, que incrível! muito prática sem "mimimi" totalmente focada, adorei a aula sinto que foi uma das melhores aulas que já fiz online. tentei encontrar uma forma de comentar, ou dar o feedback, mas não encontrei, então não como dúvida, mas sim como meus sinceros agradecimentos por essas aulas fantásticas!

Carolina Soares
Carolina Soares2 semanas atrás

Site estático - SEO, dúvida.

Ludy, tudo bem? Dúvida! Eu possuo site criado em wordpress, fiz linha a linha, e ficou bacana, pensei nas palavras chaves, enfim, sempre tento melhorar a SEO dele, porém, não tem mais o que colocar nele, pois sou prestador de serviços - então a ideia é ter o site, para o cliente chegar até nós... e fechar negócio, prestar serviço, simples assim.

Pergunta, você acha interessante, para ter conteúdo recorrente, colocar outra página dentro do site, chamado "blog" "dicas" etc e ir postando conteúdo recorrente e ir entrelaçando o SEO sempre etc? O que você acha ou indicaria disso?

sabrina.rosa311
Sabrina Rosa Sousa4 semanas atrás

Acesso ao Keyword Planner

Olá Ludy, estou tentando entrar na área do Planejador de Palavras chave do Google Ads, mas ele me pede para efetuar a compra do anúncio, e não tem a opção de boleto bancário, apenas de cartão de crédito. Não teria como entrar sem ser pago?

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Deise Cardoso2 meses atrás

KEYWORD PLANNER É APENAS PARA QUEM POSSUI ANÚNCIO NO GOOGLE?

Tento ter acesso ao KP, mas parece que é necessário criar um anúncio no google. Eu trabalho como produtora de conteúdo, então não posso utilizar essa ferramenta para fazer busca de palavras-chave para clientes, correto?

Obrigada e parabéns pelo curso, está ótimo!

Alexandre Mascarello Neto
Alexandre Neto2 meses atrás

Como eu faço pra configurar, dentro do Google Analytics, o monitoramento da "caixa de pesquisa" dentro do meu site, para ver a pesquisa interna de palavras chaves?

Como eu faço pra configurar, dentro do Google Analytics, a "caixa de pesquisa", dentro do meu site? Para saber quais são as palavras chaves que estão sendo procuradas em meu site.

Claudio Marcelo Oliveira
Claudio Oliveira2 meses atrás

Palavra chave na home do site

O meu blog é a página inicial do meu site, nela basicamente tem a apresentação em imagens e títulos dos posts que escrevi, nesse caso eu não faço ideia de como nem qual palavra chave usar. Ludy você teria como me dar uma ideia de estratégia para posicionar essa página?

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Jenny Ohara4 meses atrás

Informações de vistas com base em palavras-chave

Por que você diz: do google você não terá as informações de quais palavras chave trouxeram mais visitas para o seu site? Seria porque essa informação o Analytics não fornece? No caso do Google Ads essa informação é possível... Não seria google?

Maria Clara
Maria Clara7 meses atrás

Exercício

Eu estou tentando fazer tem um tempo,mas nenhuma respota é a certa e tem duas perguntas iguais.

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Railana Medeiros1 ano atrás

Slide

Em alguns pontos do vídeo os slides passaram muito rápido, sem poder ler o que está escrito.

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Carla Carvalho2 anos atrás

Número de pesquisas no Keyword Planner

"Esta página mostra intervalos de volumes de pesquisas. Para uma visualização mais detalhada, configure e exiba uma campanha."

Preciso disponibilizar uma campanha para ter acesso a estes dados mais detalhados? Porque no meu aparece como intervalos de pesquisas.

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