Pinterest

Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
O Pinterest é uma das mídias sociais mais usadas no mundo. Entenda mais sobre como ele funciona do ponto de vista do marketing digital.

O Pinterest é uma das mídias sociais mais usadas no mundo. Ainda assim, sua penetração no Brasil é pequena. Ele é mais interessante no marketing digital de empresas de moda e produtos com apelo estético.

Este artigo faz parte do Curso Mídias Sociais. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Esse artigo é parte do curso de Mídias Sociais da Mirago. Para mais conteúdos relacionados, visite a página do curso.

Apesar de ser fortemente usado para obtenção de imagens, o Pinterest não é uma plataforma gratuita de imagens. Isso porque a maioria absoluta do conteúdo gerado para o site possui direitos autorais.

Melhorando a visibilidade dos Pins no Pinterest

A imagem é de suma importância no Pinterest. Aqui está o que a mídia social sugere que você faça para criar pins atraentes:

  1. Use imagens de alta qualidade. Certifique-se de que elas estão bem compostas e tenham um foco;
  2. Pins orientados verticalmente ficam melhor posicionados em telas móveis;
  3. Pins com várias imagens pode funcionar bem para pessoas que procuram, mas mantenha apenas 4 imagens ou menos para não poluir;
  4. Minimize a quantidade de texto em uma imagem, e certifique-se de que é fácil de ler em telas móveis.

Considere a forma como as pessoas pesquisam no Pinterest ao escrever. Pense sobre o que as pessoas que estão buscando, e mencione as partes mais atraentes em sua descrição, e seus pins são mais propensos a vir ao topo quando as pessoas fizerem pesquisas específicas.

Porque posicionar sua marca nesta mídia social?

Em abril de 2015, o Pinterest tinha 72,8 milhões de usuários, com 85% deles mulheres. Na verdade, olhando para as estatísticas, você pode ver porque o Pinterest é uma rede social que a maioria das empresas não podem se dar ao luxo de ignorar.

É importante ter a certeza de que você dará atenção ao seu Pinterest se for aplicá-lo como parte do marketing digital. Caso vá deixá-lo abandonado, então é melhor não investir nele.

A realização de Pins é muito mais relevante para empresas que trabalham com tópicos de interesse estético. Entre elas estão: moda, fotografia, modelagem, venda de colecionáveis e mais.

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

Curso Mídias Sociais

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.