Você sabe o que é Pixel do Facebook? Possivelmente, você conhece esse termo como aqueles pontos mínimos que formam uma imagem, não é mesmo? O conceito pode ser parecido, mas existem especificidades que tornam as suas funções diferentes. 

O Pixel do Facebook é um código de rastreamento que permite mensurar a eficiência de suas campanhas com base nas ações dos usuários em seu site. 

Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo!

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O que é Pixel do Facebook?

O Pixel do Facebook é uma ferramenta analítica capaz de monitorar eventos, conversões e alcançar públicos importantes para sua marca. Ou seja, por meio de códigos de rastreio, você poderá medir a eficácia da sua campanha, com base nas ações realizadas por usuários dentro do seu site ou landing page

O principal objetivo dos pixels é coletar informações relevantes daquele usuário que está acessando a sua página, disparando esses dados para o Facebook monitorar tudo o que acontece dentro do seu site. 

Com o pixel do Facebook, você poderá entender os eventos que acontecem com frequência nas suas páginas e as características das pessoas que estão visitando (de forma agregada), para que você possa entregar conteúdos personalizados e para integrar a experiência de compra dos sites com a rede, como o remarketing. 

Dessa forma, fica muito mais fácil direcionar seus anúncios para as pessoas certas ao anunciar no Facebook ou no Instagram Ads.

Como funciona o rastreamento do Pixel do Facebook?

Para entender como funciona o rastreamento do pixel, é preciso ter em mente que o código, quando identifica ações na página do site, aciona o servidor do Facebook que retorna o chamado por meio de uma imagem imperceptível, o famoso pixel. 

Dessa forma, quando um usuário realiza alguma ação de conversão específica no seu site, como clicar em um botão, responder um formulário, acessar um link ou adicionar um item no carrinho de compras, esse pixel informa o Facebook, que, por sua vez, inicia uma tarefa de rastreamento e entendimento sobre a ação que foi concebida. 

O pixel do Facebook é ideal para você que deseja entregar o anúncio certo para o seu público, destinando os criativos do seu interesse e aumentando ainda mais as chances de conversão. 

Quais são as principais funções do Pixel do Facebook?

O pixel do Facebook é uma ferramenta para otimizar a sua estratégia de publicidade na rede social, certo? Então, para aproveitar ainda mais a eficiência desse código de rastreamento, é fundamental que você entenda quais são as suas principais funções. Veja a seguir:

Entender os dados do evento

Após instalar o pixel nas páginas do seu site, todas ações importantes realizadas por usuários serão monitoradas pelo Facebook, a fim de entender quais são as melhores estratégias de Marketing a serem implementadas para proporcionar uma melhor experiência do usuário e levar os leads a uma ação de conversão (ex. lead, compra).

Entre os eventos que podem ser rastreados pelo pixel estão:

  • adicionar informações de pagamento;
  • adicionar um produto no carrinho;
  • atualizar informações cadastrais;
  • visualizar conteúdo;
  • incluir produtos na lista de desejos;
  • encontrar localização;
  • inscrever-se em newsletter. 

Deste modo, é possível monitorar desde o histórico de pesquisas realizadas no seu site, até o momento da realização da compra efetuada pelo cliente. 

Fazer campanhas de remarketing

Esse é um dos principais objetivos do pixel de Facebook nos dias de hoje. Fazer campanhas de remarketing pode ajudar a sua marca a criar campanhas para impactar novamente aquele usuário que já teve algum contato com sua marca.  

Sabe aquele usuário que acessou a sua Landing Page, mas não baixou o material rico ou não preencheu o formulário? Com o pixel do Facebook, você poderá entender quais são os seus interesses e saber se ele não quer te dar uma segunda chance exibindo anúncios a esse público. Bacana, né?

Essa é uma maneira simples de aproveitar mais uma oportunidade de trazer aquele cliente ideal para sua empresa, uma vez que este já havia manifestado algum interesse prévio em seus produtos/serviços. É uma excelente maneira de impactar as pessoas certas, na hora certa.

Otimizar anúncios

Sempre que o pixel do Facebook estiver instalado nas suas páginas, será feita uma análise das conversões realizadas para encontrar perfis de públicos semelhantes, ou seja, para entregar o anúncio certo para as pessoas certas. 

No entanto, para que essa estratégia tenha sucesso, é fundamental otimizar esses anúncios para gerar mais resultados e serem entregues para pessoas com chances maiores de conversão. 

Essa otimização pode ser feita de duas maneiras: por conversão ou valor. 

Na primeira opção, os anúncios são veiculados para pessoas com perfis e interesses que mais se aproximam da oferta. Já no segundo caso, o lance é otimizado para o valor da compra, permitindo que o próprio sistema estime o preço e dê lance para veicular conversões que aumentem esse valor.

Acessar informações do público

Acessar informações do público por meio do pixel de rastreamento também é outra função de extrema importância para tornar a sua campanha mais assertiva. 

Ter esses dados disponíveis é fundamental para fazer anúncios mais personalizados, despertando interesse do público que mais se identifica com sua marca ou produto e serviço ofertado. 

Entre as informações identificadas pelo pixel estão:

  • localização: de que estado, país, cidade e bairro;
  • dados demográficos: idade, estado civil, profissão, nível de escolaridade, gênero, renda, entre outros;
  • dispositivos: por qual dispositivo a pessoa está acessando a sua página, como celular, desktop e tablet;
  • frequência de atividades: com qual frequência aquele usuário interage com a sua marca pelas redes sociais ou quantas vezes por dia ela acessa o seu site.

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Rastrear conversões

Pelo pixel do Facebook você também pode acompanhar as conversões que estão sendo realizadas na sua página, como cadastros, entrada de leads ou compras. 

Com isso, você poderá ter uma ideia se o valor investido na campanha está surtindo efeitos e dando resultados para sua marca, ou seja, você poderá descobrir o ROAS (Retorno sobre o Investimento em Mídia) e o ROI (Retorno sobre o Investimento). 

Essa é uma excelente oportunidade de mapear as ações que estão sendo eficientes na campanha e quais delas precisam ser otimizadas para trazer ainda mais retorno. 

Mensurar os resultados dos seus anúncios

Com o rastreamento do pixel é possível mensurar os resultados dos anúncios. Como já dito anteriormente, além de descobrir o ROI da sua campanha, essa função do pixel do Facebook é capaz de analisar melhor o impacto dos seus anúncios ao mensurar o que acontece quando as pessoas os visualizam. 

Esse recurso pode ser realizado de duas maneiras, sendo elas:

  1. conversões com base em eventos: permitem que você defina quais eventos e ações devem ser considerados como conversões (ex. lead, compra, etc);
  2. conversões personalizadas: a análise das conversões será realizada com base em URLs definidas por palavras-chave da sua preferência.

Como criar o pixel do Facebook?

Quando pensamos em pixel, pode parecer um assunto complexo e que somente desenvolvedores de dados podem aprender sobre esse tema. No entanto, criar o pixel do Facebook é mais simples do que você imagina. 

Para facilitar ainda este processo, listamos um passo a passo de como criar um pixel do Facebook e integrá-los nas páginas do seu site.

Primeiramente, é fundamental fazer o login no Facebook com a conta que utiliza para gerenciar a comunicação da sua empresa na rede social no Gerenciador de Negócios.

Veja as próximas etapas a seguir:

1. Acesse o painel do gerenciador de anúncios

O gerenciador de anúncios é uma ferramenta capaz de criar, gerenciar, e rastrear o desempenho da sua campanha. 

1.1. Clique em “Gerenciador de Anúncios” e procure pelo menu na barra superior (menu hambúrguer), selecione o item Gerenciador de Eventos na coluna “Gerenciar Negócios”.

gerenciador de eventos - pixel do facebook

1.2. Após isso, clique no link “conectar fontes de dados” e, ao abrir uma nova janela, será necessário preencher os campos solicitados.

conectar fontes de dados

1.3 Selecione a opção Web

escolher uma nova fonte de dados

1.4 Em seguida, selecione a opção Pixel do Facebook

selecione a opção pixel do facebook

2. Dê um nome para seu pixel

O próximo passo é dar um nome ao seu pixel. Essa etapa é de extrema importância, pois você poderá ter diversos pixels diferentes e utilizando um nome apropriado, você poderá organizar melhor o seu pixel, evitando que possíveis erros possam acontecer. 

Além disso, nesta mesma página, você poderá inserir a URL do seu site, para que o Facebook possa verificar a instalação do seu pixel posteriormente. 

nome do pixel e url do site

Pronto! O seu pixel foi criado. 

3. Instale o pixel no seu site

Existem três maneiras de instalar o pixel do Facebook no seu site:

  1. utilizando uma integração de parceiros: você poderá instalar o pixel a partir de uma conexão com parceiros, como o WordPress, por exemplo;
  2. adicionando manualmente o código ao site: neste caso, é fundamental seguir as orientações de instalação disponibilizadas no servidor;
  3. enviar informações por e-mail para o desenvolvedor: se você não tiver acesso ao código do seu site, você poderá contatar o seu desenvolvedor para ter um auxílio. 

Normalmente, a instalação do pixel é feita manualmente. Se o seu site for feito pelo WordPress, você precisará somente ter um plugin adequado, como o plugin do próprio Facebook ou PixelYourSite, inserir o ID do seu pixel e salvar. 

4. Certifique-se que ele está funcionando

Para finalizar, é fundamental que você tenha certeza de que seu pixel do Facebook está funcionando ou se não aconteceu algum erro na instalação. 

Para isso, basta instalar uma extensão no seu computador, como a Facebook Pixel Helper, criada pela própria rede social, para monitorar o funcionamento dos pixels e garantir que ele esteja trabalhando no seu site corretamente. 

Quais as vantagens de usar o pixel do Facebook?

Existem diversas vantagens em criar e fazer a instalação do pixel do Facebook no seu site. 

Apesar de muitas delas já terem sido tratadas ao longo do texto, é importante fazer a junção de todas elas para que você tenha certeza que este pode ser o melhor caminho para tornar as suas estratégias mais assertivas, atingindo o público com maior interesse na sua marca.  

As principais vantagens da utilização dos pixels são:

  • atrair as pessoas certas com os anúncio certos;
  • medir a eficiência das campanhas;
  • ter um banco de dados dos usuários mais detalhados;
  • mapear quais anúncios dão mais retorno;
  • ter conhecimento sobre o ROI;
  • criar criativos personalizados;
  • criar campanhas de remarketing com maior impacto;
  • comparar campanhas anteriores;
  • medir as conversões.

Possíveis erros do pixel e diagnóstico

Existem diversos motivos para o seu pixel estar com erro. Um dos mais comuns é ocorrer uma instalação errada no seu site. 

Uma maneira de desvendar esse problema é verificando no Facebook Pixel Helper se o número do pixel está correto, fazendo a comparação também na ferramenta de gerenciador de anúncios.

No entanto, se a instalação do pixel foi feita manualmente e não pelo plugin, também pode ter acontecido algum erro nesse processo, sendo mais comum ter sido instalado no local errado. 

O lugar indicado para instalar o pixel é logo acima da tag </head>, ou seja, é fundamental que o seu pixel apareça entre a tag de entrada e de saída. Caso isso não tenha acontecido, possivelmente, este é o motivo para não estar funcionando. 

Além disso, no Facebook Pixel Helper você tem a opção de fazer um “troubleshoot”. Assim, você será levado a uma tela para fazer um evento de teste. 

Nesta página, é possível verificar os eventos que aconteceram no seu site e se todas as informações estão vindo corretamente para o seu pixel. Caso encontre algum problema, é possível diagnosticar e solucionar o quanto antes. 

Concluindo

Como vimos, utilizar o pixel do Facebook para melhor gerenciar suas campanhas é fundamental para obter melhores resultados. Trata-se de uma ferramenta indispensável para o sucesso em seus investimentos de mídia na plataforma.

Para saber mais sobre esta incrível ferramenta e todas as suas possibilidades, na prática, assista às aulas do Curso de Facebook e Instagram Ads da Mirago!

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.