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Planejamento de Conteúdo

Ao realizar sua pesquisa de palavras-chave você já saberá quais conteúdos são mais buscados na internet e de que maneira. O próximo passo é criar os conteúdos mais relevantes para essas buscas.

Planejar seu conteúdo é uma tarefa fundamental para atrair visitantes qualificados. É comum ver empresas produzindo conteúdo sem antes fazer um planejamento bem estruturado.

O bom conteúdo é a única forma das pessoas que não te conhecem ainda encontrar o seu site na internet. A internet já está cheia de sites bonitos, modernos e que não geram novos negócios.

Para que seu site atraia visitantes qualificados, investir na otimização do site e num bom planejamento de conteúdo é essencial.

Ao planejar seu conteúdo é importante separar o que será conteúdo do site e o que será conteúdo do blog.

Conteúdo para o site

É comum que o cliente peça que o conteúdo seja copiado do site atual ou mesmo dos concorrentes, o que não deve ser feito nunca.

Um dos erros mais comuns, ao produzir o conteúdo de um site, é simplesmente produzí-lo sem fazer pesquisa. Como já vimos anteriormente, fazer uma pesquisa de palavras-chave vai nos ajudar a entender como as pessoas buscam por aquilo que oferecemos.

O planejamento de conteúdo tendo em vista o SEO se baseia em colocar à disposição do público aquilo que ele realmente procura. Por exemplo: seu site tem uma aba chamada “serviços”? Se sim, você já parou para pensar que esse nome não é exatamente o que o público procura?

No caso que exploramos na aula, destacamos a importância de trocar a palavra serviços na barra do site pelos termos que o seu público naturalmente pesquisa.

É preciso também ter noção de que as pessoas nem sempre chegam ao seu site já focadas em comprar. Por isso é importante construir uma estratégia de conteúdo que respeite todas as etapas da Jornada de Compra.

Conteúdo para o Blog

A maior parte dos usuários navegando na internet não estão prontos para realizar uma compra.

Um dos grandes motivos para se ter um blog é para atrair pessoas que estão nos estágios anteriores a compra e poder iniciar um relacionamento com elas em estágios anteriores ao momento da compra.

Para criar um conteúdo realmente atrativo você deve conhecer a fundo seu público e a jornada de compra dele.

Buyer Persona

As personas são personagens “semi” fictícios que são criados a partir dos dados do seu público. Eles são importantes para a estratégia de conteúdo pois mostram como direcionar sua produção.

É importante não realizar a criação da Buyer Persona por achismo. Tente sempre pegar dados de clientes do passado e analisar, criando “grupos” regulares que definam um perfil. A partir disso é mais fácil fechar um conteúdo interessante.

Sabendo para quem você está criando conteúdo, você pode aplicar os conceitos de Topo, Meio e Fundo de Funil para criar um conteúdo mais direcionado.

Calendário Editorial

A consistência é um fator fundamental para sua estratégia de SEO ser eficaz. Manter o ritmo de publicações e qualidade das mesmas é super importante.

Uma forma de organizar isso com antecedência é produzindo um calendário editorial. O calendário vai te ajudar a planejar com antecedência, quais os conteúdos que serão produzidos e quando.

Para se aprofundar no assunto, confira a nossa palestra de Marketing de Conteúdo.

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Alberto Fachin10 meses atrás

Problema no site

Não consigo fazer o quiz dessa parte do curso. Ele não aparece para mostrar que o vídeo foi assistido por completo além das perguntas aparecerem.

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Cláudio Aurélio Pereira2 anos atrás

Alternativa à ferramenta Adwords planejador de palavras chave

Bom dia. Vi que a ferramenta planejador de palavras chave, do Adwords, não informa mais o número de buscas de cada palavra, mas apenas um intervalo de número eventos (entre 1mil e 10mil, etc). Além do SEMrush, existe outra alternativa p/ conseguirmos os mesmos dados de forma gratuita?
Parabéns e obrigado pelo curso!

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Maicon Santiago Cardoso2 anos atrás

LInk da palestra.

https://www.youtube.com/watch?v=GGEMKEvKoB4

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