Planejamento de Conteúdo no SEO

Acesse essa aula GRATUITAMENTE Já possui uma conta?
Ao realizar sua pesquisa de palavras-chave você já saberá quais conteúdos são mais buscados na internet e de que maneira. O próximo passo é criar os conteúdos mais relevantes para essas buscas.

Fazer um planejamento de conteúdo é uma tarefa fundamental para atrair visitantes qualificados. É comum ver empresas produzindo conteúdo sem antes fazer um planejamento bem estruturado.

O bom conteúdo é a única forma das pessoas que não te conhecem ainda encontrar o seu site na internet. A internet já está cheia de sites bonitos, modernos e que não geram novos negócios.

Para que seu site atraia visitantes qualificados, investir na otimização do site e num bom planejamento de conteúdo é essencial.

Ao planejar seu conteúdo é importante separar o que será conteúdo do site e o que será conteúdo do blog.

Planejamento de Conteúdo para o site

É comum que o cliente peça que o conteúdo seja copiado do site atual ou mesmo dos concorrentes, o que não deve ser feito nunca.

Um dos erros mais comuns, ao produzir o conteúdo de um site, é simplesmente produzí-lo sem fazer pesquisa. Como já vimos anteriormente, fazer uma pesquisa de palavras-chave vai nos ajudar a entender como as pessoas buscam por aquilo que oferecemos.

O planejamento de conteúdo tendo em vista o SEO se baseia em colocar à disposição do público aquilo que ele realmente procura. Por exemplo: seu site tem uma aba chamada “serviços”? Se sim, você já parou para pensar que esse nome não é exatamente o que o público procura?

No caso que exploramos na aula, destacamos a importância de trocar a palavra serviços na barra do site pelos termos que o seu público naturalmente pesquisa.

É preciso também ter noção de que as pessoas nem sempre chegam ao seu site já focadas em comprar. Por isso é importante construir uma estratégia de conteúdo que respeite todas as etapas da Jornada de Compra.

Planejamento de Conteúdo para o Blog

A maior parte dos usuários navegando na internet não estão prontos para realizar uma compra.

Um dos grandes motivos para se ter um blog é para atrair pessoas que estão nos estágios anteriores a compra e poder iniciar um relacionamento com elas em estágios anteriores ao momento da compra.

Para criar um conteúdo realmente atrativo você deve conhecer a fundo seu público e a jornada de compra dele.

Buyer Persona

As personas são personagens “semi” fictícios que são criados a partir dos dados do seu público. Eles são importantes para a estratégia de conteúdo pois mostram como direcionar sua produção.

Público alvo vs Buyer Persona
Público alvo vs Buyer Persona

É importante não realizar a criação da Buyer Persona por achismo. Tente sempre pegar dados de clientes do passado e analisar, criando “grupos” regulares que definam um perfil. A partir disso é mais fácil fechar um conteúdo interessante.

Sabendo para quem você está criando conteúdo, você pode aplicar os conceitos de Topo, Meio e Fundo de Funil para criar um conteúdo mais direcionado.

Calendário Editorial

A consistência é um fator fundamental para sua estratégia de SEO ser eficaz. Manter o ritmo de publicações e qualidade das mesmas é super importante.

Uma forma de organizar isso com antecedência é produzindo um calendário editorial. O calendário vai te ajudar a planejar com antecedência, quais os conteúdos que serão produzidos e quando.

Para se aprofundar no assunto, confira a nossa palestra de Marketing de Conteúdo.

O próximo passo…

Entender o planejamento de conteúdo passa também por entender tudo que está incluído no marketing de conteúdo. É preciso também se aprofundar nas funções do blog corporativo para entender como fazer uso dele no seu marketing digital.

Professor

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
O curso

Curso SEO Básico – Gratuito Online

Use o SEO (Search Engine Optimization) para Otimizar seu Site e ganhar mais Vibilidade na Busca Orgânica. Curso de SEO 100% Gratuito e Online. Comece Já!
Dúvidas
Daniella Morais Lopes
Daniella Morais Lopes5 meses atrás

Iniciais maiúsculas em títulos ou corpo de texto

Oi Ludy!

Me tire uma dúvida, por favor... vejo muitos sites utilizarem em seus títulos - ou até no topo do Google - a frase com todas as letras iniciais em maiúscula. Até no corpo do texto, as letras são maiúscula e até parece um erro de digitação rs

Isso é uma forma de otimização? Ou é apenas para destacar o texto? Posso utilizar em todos os meus títulos, apenas?

E também gostaria de saber se pular linhas e não fazer blocos de texto (começo meio e fim em três partes, por exemplo), usar esse bullets, são uma boa opção para artigos de até 1000 palavras? Isso também otimiza?

Obrigada!

Avatar
Alberto Fachin1 ano atrás

Problema no site

Não consigo fazer o quiz dessa parte do curso. Ele não aparece para mostrar que o vídeo foi assistido por completo além das perguntas aparecerem.

Avatar
Cláudio Aurélio Pereira PRO3 anos atrás

Alternativa à ferramenta Adwords planejador de palavras chave

Bom dia. Vi que a ferramenta planejador de palavras chave, do Adwords, não informa mais o número de buscas de cada palavra, mas apenas um intervalo de número eventos (entre 1mil e 10mil, etc). Além do SEMrush, existe outra alternativa p/ conseguirmos os mesmos dados de forma gratuita?
Parabéns e obrigado pelo curso!

Avatar
Maicon Santiago Cardoso3 anos atrás

LInk da palestra.

https://www.youtube.com/watch?v=GGEMKEvKoB4

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.