Fazer o planejamento de um site para o SEO precisa acontecer antes do site ir para o ar. Infelizmente, muitos projetos de site vão para o ar sem essa etapa e precisam depois correr atrás do atraso.

Neste artigo, que faz parte do curso de SEO Básico da Mirago, vamos falar sobre planejamento de site e como ele afeta seu posicionamento nas pesquisas.

Reproduzir vídeo
4.9
4.9/5

(1052 avaliações)

Use o SEO (Search Engine Optimization) para Otimizar seu Site e ganhar mais Vibilidade na Busca Orgânica. Curso de SEO 100% Gratuito e Online. Comece Já!

Os passos do planejamento de um site

Na aula anterior do curso de SEO Básico, nós explicamos como entender as necessidades de conteúdo e fazer um planejamento de conteúdo para seu site. Agora, é hora de criar uma “planta baixa” do seu site partindo desses dados.

Isso significa criar um wireframe, uma previsão da estrutura do seu site. Comece encarando a pilha de conteúdos necessários na produção do seu site. O primeiro passo é começar a encaixar coisas que se relacionam.

É muito importante começar a se planejar antes de fazer o layout do site, afinal de contas é mais fácil corrigir os problemas e mudar de ideia antes de começar a produzir. A produção efetiva do site só deve começar uma vez que concluímos os resultados.

Confira exemplos de wireframe no vídeo da aula!

Como fazer o Wireframe

Existem diversas ferramentas para wireframe, algumas delas gratuitas e outras pagas. Confira algumas na lista abaixo:

Bônus: veja nessa palestra o passo a passo para planejar seu site.

O próximo passo…

Agora que você sabe como fazer o planejamento de um site do ponto de vista do SEO, é preciso entender como o site funciona de verdade. Para isso, que tal começar pelo nosso curso de WordPress básico, que é totalmente online e gratuito?

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.