Planejamento Estratégico de Marketing

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Conheça a importância do planejamento estratégico de marketing e o seu papel para um marketing mais eficiente.

Fazer o planejamento estratégico de marketing é uma questão de preparação. Certamente você já sabe a importância que uma visão ampla sobre seu marketing digital possui, mas sabe como construir um plano de longo prazo?

Este artigo faz parte do Curso Planejamento de Marketing Digital. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Vamos conversar sobre como fazer o seu planejamento estratégico de uma forma lógica e seguindo um passo a passo. Além disso, vamos te apresentar alguns conceitos que podem ajudar a enriquecer o seu planejamento.

O que é o planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico é um guia que diz o que deve ser feito a longo prazo para que o marketing possa tomar decisões que façam sentido a longo prazo para a empresa.

O planejamento estratégico é uma parte importante da saúde e crescimento, independente do tamanho do negócio que você possui ou trabalha. Afinal, ele dá muito mais base para que as decisões tomadas no caminho façam sentido na busca pelos objetivos.

Para que o planejamento estratégico dê certo, ele precisa envolver o máximo de pessoas e níveis possíveis dentro da empresa. Dessa forma os insights serão mais condizentes com a forma como as coisas funcionam em cada etapa.

Passo a passo do planejamento estratégico de marketing

A seguir você encontra um passo a passo do planejamento estratégico. O ideal é que você não pule etapas, já que existem muitas questões que só são possíveis se você tiver feito o trabalho dos passos prévios.

1. Faça o diagnóstico de marketing

Fazer um diagnóstico de marketing é uma parte essencial do planejamento. Aliás, é um passo essencial para começar a fazer os demais. Isso porque o diagnóstico funciona como uma forma de entender melhor o ambiente onde a estratégia vai funcionar.

Para realizar o diagnóstico é preciso pensar em diversos pontos que estão descritos no nosso artigo sobre o assunto. Para fazer um bom diagnóstico é preciso seguir um passo a passo próprio desta etapa.

2. Faça uma análise de mercado

Agora que você já descobriu o estado atual do marketing da empresa, é hora de fazer uma análise de mercado. Isso quer dizer duas coisas: entrevistar o público e checar o estado dos concorrentes.

Em primeiro lugar, basta entrevistar pessoas que são consumidoras do produto. Uma boa parte deles virá da sua própria base de clientes, mas também é interessante conversar com quem comprou dos concorrentes.

Com estas informações em mãos, você poderá mais tarde montar seu público-alvo e também buyer personas.

Em segundo lugar, é preciso fazer uma análise da concorrência. Isso vai te ajudar a entender melhor o que as marcas que disputam o mesmo público estão fazendo para se posicionar e gerar identidade.

3. Relembre a identidade da empresa

Com as informações em mãos, é hora de pensar na identidade da sua própria empresa. Se por acaso sua empresa ainda não conte com uma identidade bem definida, então é essencial criar uma neste momento.

A identidade que estamos falando é a organizacional, não apenas a visual. Isso quer dizer trabalhar a cultura organizacional, o relacionamento com os clientes e o branding.

Caso você queria deixar a criação desta organização para mais tarde, pelo menos comece com a criação da Missão, Visão e Valores da empresa.

4. Trace as metas do seu planejamento estratégico de marketing

Agora que você tem dados sobre o mercado, sobre o público, sobre a situação do marketing e a identidade da empresa, é hora de decidir os objetivos.

Pense onde a empresa quer chegar e como o marketing pode ajudar neste processo. Depois decida as métricas que podem indicar que a empresa está avançando.

Por fim, o planejamento estratégico de marketing exige que você defina métricas seguindo um determinado padrão. Esse padrão passa por algumas exigências:

  • Especificidade – significa ter uma forma de determinar o sucesso da meta. Por exemplo: uma meta de 15% de crescimento;
  • Mensurável – o objetivo precisa ser possível de medir numericamente;
  • Atingível – uma boa meta precisa ser possível. Seja realista;
  • Relevante – uma meta precisa ser realmente interessante do ponto de vista da empresa. Não adianta nada determinar um objetivo que não vai ajudar a empresa como um todo;
  • Temporal – o seu objetivo precisa ter um tempo para ser alcançado. Se você deixar o prazo em aberto, as métricas não servem para determinar sucesso.

5. Conheça seu público e personas

Agora sim, é hora de traçar seu público-alvo e suas buyer personas. Se você já fez esse trabalho, ótimo! Você pode seguir para o próximo passo. Caso contrário, agora é hora de transformar a pesquisa de mercado em algo mais palpável.

6. Faça um planejamento tático

O plano tático é uma parte do planejamento estratégico com uma visão mais específica. Afinal, apesar de ser positivo ter uma visão ampla na estratégia, é preciso maior foco na hora de executar.

Para fazer um plano tático eficiente é importante entender que ele é um foco em uma “batalha” dentro da estratégia. Por isso conta com um campo de ação mais definido e um processo menos genérico.

7. Faça planos de ação

Se o plano estratégico vence a guerra e o plano tático vence batalhas, então o plano de ação vence confrontos. Assim sendo, ele é a definição específica de como uma tarefa será cumprida.

Existem muitas metodologias para organizar planos de ação e ter a certeza de que as tarefas necessárias estejam sendo cumpridas. Acima de tudo é importante ter um método e ver as ações sendo realizadas.

8. Acompanhe através de métricas

Agora que você planejou em todos os níveis, é hora de executar. Entretanto, isso não quer dizer que seu planejamento acabou. Pelo contrário, você já começou o seu próprio planejamento.

Para isso, é preciso seguir acompanhando os resultados através das métricas e também procurar acertar pontos que fugiram do que foi prevista no planejamento. Também é importante documentar os erros e acertos para que o seu próximo planejamento seja mais eficiente.

Aperfeiçoando seu planejamento estratégico de marketing

Existem várias análises que podem ajudar o planejamento estratégico de marketing a contar com o máximo de informações possíveis. Por exemplo: a matriz BCG ajuda a entender o papel de cada produto dentro da empresa.

Além disso, não esqueça de fazer um estudo de benchmarking para aperfeiçoar seus processos e ter ideias para soluções. Não esqueça também da análise SWOT, que irá mostrar seus pontos fracos e fortes.

O próximo passo…

Com o planejamento estratégico de marketing pronto, é hora de executar. Para melhorar seu desempenho, é importante conhecer os diferentes canais de marketing.

Também pode ser interessante neste momento conhecer mais sobre o conceito dos 4P’s do Marketing. Um marketing digital mais eficiente exige estudo e dedicação.

Professor

Camila Kawachiya

Graduada pela USP em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduada em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela ESPM. Passou também pela IULM (Libera Università di Lingue e Communicazione) de Milão na matéria de Novas Mídias. Atua há 10 anos com Planejamento de Comunicação, acumulando passagens pela Ed. Abril e agências multinacionais. Já realizou projetos para: Colgate, Koleston, SulAmérica, SENAC Rio, GSK, Açúcar União, Bradesco, Pfizer, Toddynho e Pirelli. Hoje é proprietária da Marketing com Resultado, uma consultoria de Inbound Marketing.
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