Planejamento de Mídias Sociais

Entenda como é dividido o planejamento de mídias sociais.

Um planejamento de Mídias Sociais passa pelos mesmos passos que qualquer tipo de planejamento. É preciso, entretanto, entender o que significam cada um desses passos dentro desta realidade.

Este artigo faz parte do Curso Mídias Sociais. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

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Entendendo o planejamento de Mídias Sociais

Existem 5 tópicos a serem levados em conta em um planejamento de Mídias Sociais:

  • Objetivos da empresa;
  • Estratégias a serem implementadas;
  • Táticas para execução das estratégias;
  • Implementação e acompanhamento de ações;
  • Aferição de resultados.
planejamento de mídias sociais

Vamos explorar cada uma delas mais à fundo.

Traçando objetivos

O primeiro passo de qualquer tipo de planejamento é determinar os objetivos. Isso significa entender a posição em que algo se encontra e em que ponto é preciso chegar.

Existem muitos objetivos que podem ser determinados dentro das mídias sociais. Alguns exemplos:

objetivos de midias sociais
  • Visibilidade – foco principalmente em tornar a marca ou produto mais conhecido;
  • Engajamento – criação de uma aproximação entre marca e audiência, com forte interação entre ambas;
  • Fortalecimento de uma comunidade ao redor da marca – criação de uma base de fãs da marca ou promotores que influenciem outros consumidores;
  • Monitorar feedback dos consumidores – verificar como um produto ou serviço está sendo recebido pelo público através das mídias sociais;
  • Converter seguidores em leads qualificados para vendas – atrair oportunidades para conversão e vendas partindo das mídias sociais.

Além desses objetivos existem muitos outros. Também não é obrigatório que você escolha apenas um dele no seu planejamento de mídias sociais.

O importante é ter em mente que cada objetivo precisa ser monitorado a partir de KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Performance). Para cada objetivo escolhido serão necessários novos indicadores.

Estratégias do Planejamento de Mídias Sociais

Muito se fala das estratégias de mídias sociais, mas o que elas realmente significam no processo nem sempre é fácil de entender.

Muitas pessoas acreditam que todo o planejamento de Mídias Sociais é uma estratégia. Na verdade, em cada planejamento é possível traçar mais de uma estratégia.

Uma estratégia é uma forma de alcançar os resultados de um objetivo. Para explicar isso melhor, que tal usarmos um exemplo da própria Mirago?

Para o nosso segmento (educação) é muito importante que o público entenda que vai aprender com quem entende do assunto. Por isso um dos nossos objetivos nas mídias sociais é a geração de autoridade.

Para gerar essa autoridade, seguimos duas estratégias, ambas relacionadas a conteúdo. A primeira delas é o uso de depoimentos de alunos, que mostram que apresentamos os resultados esperados. Abaixo o exemplo do nosso curso de E-Commerce.

Além disso, procuramos estar sempre produzindo conteúdo de grande valor para demonstrar conhecimento. Nosso Instagram é a ponta de lança dessa estratégia, com várias postagens em vídeo e imagem que ajudam a tirar dúvidas sobre marketing digital. Confira no exemplo do instagram. A produção deste vídeo, entretanto, não se enquadra como estratégia, mas como tática.

A estratégia, então, é a decisão de como você vai se movimentar para alcançar os objetivos. Isso não significa pensar as ações em si. Na verdade, significa apenas pensar nos conceitos por trás da decisão de chegar até o objetivo. Isso pode ser muito simples à primeira vista, mas é importante sempre planejar as estratégias com antecedência.

Táticas

As táticas são as ações que, dentro das estratégias, movem suas mídias sociais para alcançar os objetivos. A ideia aqui é criar ações que funcionem pensando nas KPIs determinadas.

Dentro do Planejamento de Mídias Sociais é importante ficar atento aos detalhes da parte tática. Entre eles estão investimento, infraestrutura, profissionais e outros pontos da produção.

O pensamento tático passa pela determinação dos horários e frequência de postagem, pela ideia do que postar e outras questões de detalhamento da ação. Para ter resultados, isso deve ser feito sempre com os objetivos em mente.

Pense nos KPIs e nas estratégias boladas para alcançar os objetivos. Pesquise o que mostra mudanças nas métricas que são chave e parta daí.

É importante também sempre ter em mente a Visão, o Valor e a Missão da empresa. Isso porque fazer as táticas só por fazer não irão dar resultados se você não passar o que a sua empresa representa.

Implementação e Acompanhamento

A implementação de um planejamento de Mídias Sociais também precisa ser pensada. Acontece que nem sempre basta o que foi pensado originalmente para alcançar os objetivos.

Se você implementar o que foi pensado às cegas e algo não funcionar, vai gastar todo o valor planejado para ter zero retorno. Agora, quando você monitora a ação pode corrigir o rumo no meio caminho.

Não pense que o seu planejamento vai resolver todas as questões. Isso porque existem variáveis imprevisíveis. Quando as coisas derem errado, é melhor estar preparado.

Resultados do planejamento de Mídias Sociais

Quando a implementação do plano termina, começa um outro trabalho: verificar os resultados. Isso significa avaliar o que deu certo, o que não deu, o que foi preciso mudar.

Este é um momento de aprendizado sobre o que foi feito. Se você passar pelo processo todo e recomeçá-lo sem aprender nada, vai ter os mesmos resultados.

Agora, quando você avalia os números e procura as justificativas de cada um deles, fica mais fácil acertar na próxima. Para isso, basta repetir o que deu certo, mudar o que não deu e seguir em frente.

Conclusão

As mídias sociais podem te ajudar em todas as etapas da jornada de compra. Por isso é importante planejar: como elas vão te ajudar em cada uma das etapas e como medir o desempenho para cada objetivo.

Professor
Dúvidas
milenarimprensa
Milena Rezende1 ano atrás

perfil do cliente

Como avaliar corretamente o perfil do cliente? Por exemplo, uma empresa de Logística (transportadora) funciona face, instagram?

Avatar
Amanda Brito1 ano atrás

Como saber avaliar o perfil do cliente, se ele é pro online ou offline?

Tenho uma dúvida em relação a marketing do cliente, porque nem todo o cliente
tem perfil pra estar nas redes sociais, por exemplo uma casa de carne, provavelmente
ele não tem perfil pra estar no Instagram ou Facebook... ele teria um retorno melhor num comercial
de TV ou panfletagem por exemplo, queria entender isso melhor, pra ter um planejamento mais claro.

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