Plano Tático de Marketing

Plano Tático de Marketing

O plano tático é a ponte entre o planejamento estratégico e o plano de ação. Por isso ele é tão importante para chegar aos seus objetivos.
Plano tático

O Plano Tático de Marketing é o passo anterior à ação. Isso quer dizer que você precisa ter uma tática para ter a certeza de que está atacando de forma mais assertiva seus objetivos.

Este artigo faz parte do curso de Planejamento de Marketing Digital da Mirago. Se você quiser ler mais sobre o assunto, visite a página do curso.

Neste texto vamos abordar o que é um plano tático e como fazer um para seu marketing digital. Este é um passo importante para transformar estratégias em ações. Vamos lá?

O que é plano tático de marketing?

O plano tático é um nível de planejamento entre a estratégia e o operacional. Isso quer dizer que ele serve de conexão entre um momento mais amplo do plano com a prática de ações pontuais.

A atuação no plano tático de marketing tem em mente o médio prazo do negócio. Portanto é preciso se preocupar com fatores que não são considerados ao planejar ações.

O plano tático de marketing também é mais focado em determinar ações na área operacional. Por exemplo: o plano tático de marketing pode ser a visão geral de Inbound, que está dentro da estratégia mas acima das ações específicas.

Qual a diferença entre plano tático e estratégico no marketing?

O planejamento de marketing acontece em três níveis diferentes:

Diferença entre plano tático e estratégico no marketing

Primeiramente temos o planejamento estratégico. Em síntese, este é o primeiro a ser criado e aquele que tem a visão mais ampla sobre as ações.

Em segundo lugar temos o plano tático. A princípio trata-se de uma visão mais focada do que o planejamento estratégico. Isso quer dizer que ele começa a pensar em como realizar aquilo que a estratégia considera necessário.

Em terceiro lugar temos o plano operacional ou plano de ação. Isto é: o momento em que as tarefas são cumpridas. Para isto é preciso um planejamento mais pontual, de curto prazo, buscando apenas cumprir um tarefa.

Todas estas etapas são necessárias para que o marketing seja executado de forma correta.

Como isso funciona no Marketing?

Podemos fazer uma comparação com a estratégia militar, de onde boa parte desses conceitos foram retirados. Nesta comparação, o planejamento estratégico é aquilo que se pensa para vencer a guerra. O plano tático é aquilo que se pensa para vencer batalhas. E por fim, o plano de ação é aquele que ajuda a vencer os confrontos em um dos aspectos de batalha.

O plano tático de marketing faz a ponte entre o planejamento estratégico e os planos de ação. Portanto é no campo tático que você terá a visão geral de Inbound, SEO, Conteúdo ou qualquer outro método que adotar.

Enquanto isso, o estratégico irá falar sobre a relação entre as diferentes táticas abordadas e sua relação com os objetivos da empresa. Portanto sobra ao plano de ação a tarefa de definir como ações serão tomadas. Por exemplo: o plano de tático de SEO pode ser um foco em palavras-chave de cauda longa, enquanto o plano de ação será como trabalhar cada texto dentro disto.

Qual a importância do Plano Tático no marketing digital?

O plano tático é muito importante para que as ações estejam afinadas com as estratégias. Acontece que o salto entre a visão estratégica de longo prazo e a realização de ações de curto prazo é grande. Isto pode causar problemas de comunicação e visão.

Por isso o planejamento tático se faz necessário. Ao criar um plano tático de marketing, você estará decidindo quais ações são necessárias para cumprir os objetivos da estratégia. O plano de ação irá então determinar como cada tarefa será realizada.

Plano Tático e Plano de Ação

Existe uma certa confusão entre o que é o plano tático e plano de ação. Na verdade, é comum que ambos sejam englobados em uma coisa só e chamados apenas de plano de ação.

Apesar disso não estar errado do ponto de vista prático, é bom ter um entendimento teórico sobre a diferença entre tática e ação. Enquanto o plano tático de marketing prevê quais ações devem ser realizadas, o plano de ação determina a melhor forma de executar cada tarefa.

Entendo como essas coisas se relacionam fica muito mais fácil fazer um planejamento estratégico completo e atingir os seus objetivos com o marketing.

Como fazer um plano tático de marketing

Existem muitas fórmulas diferentes sobre como se fazer um plano tático. Entretanto, nós vamos explicar apenas um passo a passo abrangente que pode ser usado para qualquer necessidade de tática.

Etapas do plano tático de marketing
Passo a passo do plano tático de marketing

1. Diagnosticar

O diagnóstico para o plano tático surge das necessidades apontadas pelo planejamento estratégico. Por exemplo: se a empresa determinou que precisa crescer em número de leads, o próximo passo é pensar nisto de uma forma tática.

O diagnóstico irá então traçar os objetivos do plano tático. A partir deles teremos uma visão de como determinar ações.

2. Planejar

Uma vez que se saiba até onde é preciso chegar, é possível pensar qual caminho tomar. Por isso o planejamento tático irá começar a determinar ações que irão ajudar a cumprir os objetivos determinados pelo planejamento estratégico.

Nesse momento o importante passa a ser determinar ações efetivas. Por exemplo: com o objetivo de conseguir mais leads, o Inbound Marketing da empresa pode ajudar ao posicionar textos em palavras-chave mais procuradas.

Entretanto, não basta pensar na ação que irá resultar diretamente no objetivo. É preciso criar as condições para que ela dê certo. Seguindo o exemplo: posicionar textos na primeira página das pesquisas é difícil, então esta ação tática precisa de apoio de outras ações, como guest posts e textos de cauda longa.

3. Fazer

Com a determinação do planejamento tático feita, é hora de agir. Entretanto, em uma visão tática a realização de algo envolve passar para um próximo momento de planejamento: o plano de ação.

Uma vez que você saiba quais tarefas precisam ser feitas, comece a trabalhar planos de ação para ter mais certeza da eficiência do que está sendo realizado.

Uma vez que as ações tenham sido planejadas e executadas, as consequências delas irão levar o planejamento tático para o próximo passo.

4. Verificar

O sucesso do plano tático de marketing pode ser medido através dos números obtidos. Esta é uma vantagem que precisa ser aproveitada. Os objetivos precisam contar com valores para determinar seu sucesso.

Uma vez que as ações tenham sido planejadas e executadas, é hora do plano tático de marketing determinar se elas deram certo. Para isso basta verificar se os resultados batem com o que foi pensado anteriormente.

5. Corrigir

Finalmente chegamos ao último passo do plano tático de marketing. Aqui, a intenção é executar uma avaliação final sobre o que foi feito. Para isso temos como base o sucesso ou falha determinado no passo anterior.

Nem sempre as ações trazem os resultados imaginados. Quando isto acontece, é preciso alterar o plano tático para que ele possa chegar até onde a estratégia determinou.

A correção também pode ser feita caso as ações levarem ao sucesso do plano. Afinal sempre existe espaço para evolução.

Próximo passo…

Com o plano tático de marketing dominado, é preciso entender um pouco melhor o planejamento estratégico e o plano de ação.

Além disso, o plano tático está relacionado diretamente a cada método que o seu marketing usa internamente. É interessante conhecer alguns deles, como por exemplo:

É interessante do ponto de vista estratégico conhecer esses métodos e transformá-los em campos táticos da sua empresa.

Camila Kawachiya

Graduada pela USP em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduada em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela ESPM. Passou também pela IULM (Libera Università di Lingue e Communicazione) de Milão na matéria de Novas Mídias. Atua há 10 anos com Planejamento de Comunicação, acumulando passagens pela Ed. Abril e agências multinacionais. Já realizou projetos para: Colgate, Koleston, SulAmérica, SENAC Rio, GSK, Açúcar União, Bradesco, Pfizer, Toddynho e Pirelli. Hoje é proprietária da Marketing com Resultado, uma consultoria de Inbound Marketing.
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