Plugins WordPress: o que são?

Acesse essa aula GRATUITAMENTE Já possui uma conta?
Nesta aula você irá aprender o que são plugins e como eles podem ajudar seu site a ter diversas funcionalidades.

O plugin no WordPress é o que torna ele especial. O WordPress sem plugins seria como seu smartphone sem aplicativos. Mas antes de saber quais são os melhores, você precisa entender coisas importantes e evitar alguns erros muito comuns.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

O que são plugins no WordPress?

A melhor forma de entender o que é um plugin é comparando seu WordPress com seu smartphone. Ao comprar seu smartphone, ele veio com alguns aplicativos instalados certo? Mas em pouco tempo você deve ter instalado novos aplicativos, de acordo com as suas necessidades.

Então por que você instalou esses aplicativos? Possivelmente para trazer novas funcionalidades novas para seu smartphone. Bem, o plugin faz exatamente a mesma coisa no seu site.

Sempre que você instala um novo plugin, ele disponibiliza novos recursos em seu WordPress. Dessa forma, eles trazem inúmeras possibilidades para tornar o seu site melhor, mais completo e mais profissional.

Cuidado com o excesso de Plugins

Um erro muito comum dos iniciantes é achar que tudo se resolve com um plugin. Isso cria uma mentalidade de utilizar os plugins como primeiro recurso sempre que tem uma necessidade.

Quanto mais plugins instalados no seu site: pior. Isso porque o excesso de plugins pode levar a:

  • Lentidão no site: o excesso de plugins gera um excessivo número de scripts css e javascripts sendo carregados. Afetando assim a performance do seu site e o deixando lento.
  • Conflito: quando mais plugins ativados e trabalhando em conjunto, maiores são as chances de ocasionar um conflito entre eles. Não que isso seja comum, mas pode acontecer.
  • Vulnerabilidade: quanto mais plugins instalados e ativados, mais riscos de vulnerabilidade seu site possui. É questão de probabilidade.

Por isso, a melhor forma de evitar esse tipo de problema é recorrer a um plugin em último caso. Sempre tente resolver suas necessidades com o que já possui.

Como instalar plugins?

Existem pelo menos 3 formas diferentes de se instalar um plugin. Vamos entender como funciona cada uma delas, da mais usual para a menos usual.

Instalação automática sem arquivo

Esta é a forma mais comum de se instalar um plugins. Nesse cenário, você não tem o arquivo zipado (.zip) do plugin mas sabe qual plugin deseja instalar.

  1. No Painel Admin do WordPress, acesse Plugins > Adicionar Novo.
  2. Em seguida, procure pelo nome do plugin desejado na caixa de busca a direita.
  3. Ao encontrá-lo, clique no botão Instalar e em seguida Ativar.
  4. Pronto. Agora você já pode utilizar o seu plugin.

Instalação automática com arquivo

Este método é utilizado, geralmente, ao comprar um plugin ou baixá-lo diretamente de algum site (até do próprio diretório de plugins do WordPress). Uma vez que você está com o arquivo zipado (.zip) do plugin em mãos, siga estes passos:

  1. No admin do WordPress, acesse Plugins > Adicionar Novo.
  2. No canto esquerdo superior, clique no botão Enviar plugin.
  3. Escolha o arquivo do plugin (zipado mesmo) em seu computador e clique em Instalar agora.
  4. Aguarde a instalação ser concluída e clique em Ativar.
  5. Pronto. Agora você já pode utilizar o seu plugin.

Instalação manual do plugin

Em alguns casos pode ser necessário instalar o plugin manualmente. Isso pode acontecer quando a instalação automática, por algum motivo, não funciona. Para instalar manualmente, siga estes passos:

  1. Descompacte o arquivo zipado (.zip) do seu plugin em seu computador (qualquer lugar). Ele vai gerar uma pasta, ex: uma pasta chamada “nome-do-plugin”.
  2. Copie essa pasta.
  3. Acesse o diretório do seu site cole a pasta em wp-content/plugins. Isso pode ser feito manualmente em seu computador se estiver fazendo um site local, ou via FTP se estiver com um site em uma hospedagem.
  4. No painel admin do WordPress acesse Plugin > Plugins instalados e ative o plugin.
  5. Pronto. Seu plugin já pode ser utilizado.

Como desinstalar um plugin?

Desinstalar um plugin é um processo mais simples. Basta seguir os passos abaixo.

  • No painel admin do WordPress, acesse o menu Plugins > Plugins instalados.
  • Desative o plugin que deseja desinstalar.
  • Em seguida o delete clicando no link Excluir.
  • Pronto. Seu plugin foi desinstalado.

Onde encontrar plugins para WordPress?

Existem diversos locais para se procurar plugins para WordPress. Entre o diretório oficial e marketplaces, são muitas as opções.

Diretório Oficial de Plugins WordPress
Diretório Oficial de Plugins WordPress

Diretório oficial de Plugins

Atualmente o diretório oficial de plugins WordPress conta com mais de 54.000 plugins gratuitos. Este diretório é o mesmo que você encontra dentro do painel admin do seu WordPress.

Marketplaces

Existem alguns marketplaces que conectam produtores de plugins a compradores. Nos marketplaces qualquer pessoa pode produzir e vender seus próprios plugins.

  • CodeCanyon (Envato): A Envato é um dos marketplaces mais famosos no ecossistema do WordPress.
  • MOJO Marketplace: o Mojo não é tão grande e conhecido como a Envato mas possui algumas dezenas de plugins disponíveis.
  • WooCommerce.com: a WooThemes (criadora do plugin WooCommerce) foi adquirida pela Automattic (empresa desenvolvedora do wordpress.com). Hoje é produtora e também marketplace de alguns plugins, a maioria voltada para e-commerces.

Melhores Plugins: Gratuitos e Pagos

Para facilitar seu trabalho, separamos aqui uma lista com os melhores plugins (gratuitos e pagos) de acordo com categorias.

Plugins de SEO

Otimizar seu site para o Google pode ser mais simples com a ajuda de um plugin. Você não precisa utilizar todos eles. Na verdade, recomendamos que utilize apenas um.

Soluções completas

  • Yoast SEO (grátis ou pago): o plugin mais popular de todos, o Yoast ganhou relevância por realmente ser um plugin de qualidade e muito completo. Além disso, ele também oferece uma versão premium (paga).
  • All in One SEO Pack (grátis): um dos plugins pioneiros para SEO, o All in One até hoje é um dos principais plugins de SEO. Seu maior apelo é realmente ser muito completo e oferecer muitos recursos num único plugin.
  • SEOPress (grátis ou pago): esse é um plugin que vem ganhando cada vez mais destaque. Com muitas avaliações positivas, ele também oferece a versão gratuita e uma paga. No entanto, a versão gratuita é bem completa e versão paga ganhou destaque por ser muito acessível. Principalmente para agências que podem comprar uma licença e utilizar numa quantidade ilimitada de sites.
  • Rank Math: um plugin bem amigável e simples de usar. O grande apelo do RankMath é ser rápido e direto ao ponto.

Soluções específicas

  • Google XML Sitemaps (grátis): muitos outros plugins acima já te ajudam a gerar o sitemap XML do seu site, mas se você está buscando uma solução apenas para gerar um sitemap, esse plugin pode te ajudar.
  • Broken Links Checker (grátis): diferente dos plugins citados acima, esse plugin e tem a única função encontrar links quebrados dentro do seu site. Isso te ajuda a corrigir esses problemas e melhorar a experiência dentro do seu site.
  • WordLift (pago): em parceria com a WooRank, a WordLift utiliza Inteligência Artificial para te ajudar nas tarefas de SEO. Com reconhecimento de texto em 32 idiomas, ele é capaz de te auxiliar na linkagem interna, escolha de tags, marcação de dados estruturados e mais.

Plugins de Web Analytics

Quando o assunto é web analytics, é impossível não falar do Google Analytics. Isso porque ele é uma ferramenta gratuita, poderosa e extremamente popular. Uma ferramenta fundamental para qualquer site em WordPress. Confira alguns plugins que te ajudam a instalar o Google Analytics no WordPress.

Plugins de Segurança

Manter o seu site seguro também é um ponto importante. Uma vez que é largamente utilizado no mundo todo, os sites WordPress também são alvo de hackers e tentativas de invasão. Confira os plugins que podem te ajudar a ficar seguro.

  • Sucuri Security (grátis ou pago): a Sucuri é uma empresa especializada em segurança para sites WordPress. Seu plugin oferece recursos de segurança gratuitamente e para assinantes oferece recursos mais avançados. Por isso mesmo, é um dos melhores plugins de segurança.
  • iThemes Security (grátis ou pago): esse outro dos plugins muito conhecidos. Em termos de recursos, esse plugin oferece mais de 30 itens gratuitamente para proteger o seu site.
  • Wordfence Security (grátis ou pago): esse plugin oferece uma interface clean e muito fácil de configurar.
  • Jetpack (grátis ou pago): além de fazer muitas outras coisas, o JetPack também ajuda a manter seu site seguro. Ele atua no monitoramento, na proteção e na recuperação (backup e restauração).

Plugins de Performance

Ter um site leve e rápido é crucial, já que ninguém gosta de sites lentos, especialmente quando estamos navegando no celular. É muito importante seguir as boas práticas para manter seu site rápido. Os plugins abaixo te ajudam a configurar um sistema de cache mais eficiente.

  • Fastest Cache (grátis): esse plugin à primeira vista pode parecer simples, mas não se engane. Apesar de não ter páginas e páginas de configurações, este é um poderoso plugin para auxiliar na performance do seu site.
  • Autoptimize (grátis): outro plugin que segue o caminho da simplicidade. Sem muitas opções de configuração, esse plugin é ótimo para cuidar das otimizações para que seu site carregue mais rapidamente.
  • WP Super Cache (grátis): mais um concorrente na linha de plugins simples e eficientes. Ele ganha um destaque por ser desenvolvido pela própria Automattic.
  • W3 Total Cache (grátis): na contramão dos outros plugins, o W3 tem um leque gigante de opções de configuração. Não é um plugin extremamente simples de configurar, e pode ser interessante para quem conhece cada um dos requisitos técnicos.
  • WP Rocket (pago): um dos melhores plugins de performance, sem dúvida alguma. No entanto, ele só está disponível na versão paga.

Plugins de Backup

Você já deve saber que manter backups (cópias) do seu site é importante, não é mesmo? Por isso, sempre que for fazer mudanças significativas em seu site, faça backups antes. Os plugins abaixo te ajudam nessa tarefa.

Plugins para E-commerce

Cerca de 33% de todos os e-commerces do mundo são desenvolvidos com o WooCommerce. Uma vez que este incrível plugin é capaz de transformar o seu WordPress numa poderosa loja virtual. Confira alguns plugins para transformar seu site em um e-commerce.

Plugins de EAD (Ensino a Distância)

Já pensou em transformar seu WordPress numa plataforma de ensino à distância? Existem alguns plugins no mercado que te auxiliam nessa tarefa.

  • Learndash (pago): este é o plugin mais popular para o desenvolvimento de plataformas de ensino a distância no WordPress. Possui diversos add-ons que estendem suas funcionalidades.
  • Sensei LMS (grátis): este plugin gratuito te permite criar cursos, aulas e exercícios mas não te permite vendê-los. Para que isso seja possível, você deve utilizar o plugin abaixo em conjunto.
  • WooCommerce Paid Courses (pago): desenvolvido para trabalhar em conjunto com o Sensei, este plugin te permite vender os seus cursos.
Professor

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
O curso

Curso WordPress Básico – Gratuito e Online

Crie seu site com o poderoso WordPress. Aprenda a instalar, configurar e administrar seu site com todos os recursos nativos do WP. Curso 100% gratuito e online!
Dúvidas
Avatar
GABRIEL FROST3 meses atrás

Atualização do WP

Bom dia Ludy,tudo bem? Gostaria de saber caso eu atualize o Wordpress no servidor, e o site não conseguir carregar, será que e possível voltar atras a atualização do WP?abs

Avatar
Alexandre noronha5 meses atrás

plugin dando falha!!!

erro constante

Fernanda Terra Costa
Fernanda Terra Costa5 meses atrás

Não consigo instalar o WooCommerce

Estou tentando instalar este plugin, porém aparece a mensagem:

"Descompactando o pacote…
O site está passando por dificuldades técnicas. Verifique a caixa de entrada do e-mail do administrador do site para obter instruções."

E nada acontece. Já tentei baixar o arquivo .zip e instalar desta forma, mas acontece a mesma coisa.

Avatar
carlos antonio santos de souza10 meses atrás

erro na plugin

Ocorreu um erro inesperado. Algo pode estar errado com o WordPress.org ou com a configuração deste servidor. Se os problemas persistirem, busque ajuda no fórum de suporte.

Avatar
carlos antonio santos de souza10 meses atrás

erro na plugin

Erro fatal : Tempo máximo de execução de 30 segundos excedido em C: \ xampp \ htdocs \ teste \ wp-includes \ Requests \ Transport \ cURL.php na linha 163

Avatar
thomas coutinho1 ano atrás

Plugin para melhorar Search

Alguém indica um bom plugin para melhorar a busca do WP? QUe tenha mais opções de configuração?

pedro-ambar
Pedro Ambar2 anos atrás

Erro ao ativar Plugin

Boa tarde, poderiam me auxiliar sobre a forma de resolver a seguinte mensagem que apareceu ao instalar um plugin:

Sorry but your WordPress installation does not reach the minimum requirements for running myCRED. The following errors were given: The mcrypt PHP library must be enabled in order to use this plugin! Please check your PHP configuration or contact your host and ask them to enable it for you!

Avatar
José Mônaco2 anos atrás

Dúvida plugin de página de captura

Boa tarde, estou com uma enorme dúvida qto à página de captura de e-mail. Instalei o plugin PopupAlly "free", tenho uma conta no mailchimp tb "free". Fiz uma página de captura onde ela aparece no meu blog. Porém, não consegui fazer uma página de agradecimento e tb saber para onde estão indo os cadastros. Já coloquei o script do mailchimp no plugin, mas não o de resposta. Por gentileza se puder me ajudar, fico agradecido.

Avatar
Sergio Ravara Barranco3 anos atrás

Conclusão do Vídeo

O vídeo apesar de assistido até o final não apresenta a indicação de conclusão assim como o quiz do mesmo que apesar de respondido e 100% ok também não finaliza o que impede que o curso esteja em 100% e não emite o certificado

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.