O uso de Pay per Click (PPC) é muito comum em muitas estratégias de marketing digital atualmente. Seja para captar desconhecidos ou para fazer remarketing e atingir leads, o clique pago é uma ótima ferramenta.
Este artigo faz parte do Curso Marketing Digital Grátis para Iniciantes – Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.
Conheça o cursoO que é PPC (pay per click)?
Pay per click significa pagar por clique. Nesta estratégia de marketing, hoje os dois principais players do mercado são o Google Ads (antigo Google AdWords) – mais utilizado – e o Bing Ads – penetração ainda pequena no mercado brasileiro -, que também disponibiliza uma ferramenta muito similar à do Google.
Há duas redes bem diferentes no Google: a rede de pesquisa, que é onde fazemos as buscas e a de display. O Google tem milhões de sites parceiros, de todos os tipos, assuntos e tamanhos.
Dessa forma, o Google permite que o anuncie possa alcançar seu público em diversos momentos da jornada de compra. As duas redes garantem uma abrangência maior em diferentes momentos, o que é muito importante para o anunciante.
Como assim parceiros?
Eles exibem publicidades e em troca ganham dinheiro com isso. Esses anúncios são banners estáticos ou animados, textos ou até vídeos.
Quando falamos dos anúncios na rede de pesquisa, falamos sempre em uma lista de palavras-chave que escolhemos previamente e que acionarão o anúncio. A chave do sucesso neste caso é a relevância: aparecer na hora certa para a pessoa certa.
A cada click recebido você pagará um valor para o Google. Se você escolher palavras-chave erradas vai gerar impressões, que são exibições do seu anúncio para as pessoas erradas, pois muitas vezes neste caso não aparecerá o que ela procura.
Se você escolher a palavra-chave tênis para seus anúncios e um cliente digita raquete de tenis, pode ser que você apareça para ele ou pior: ela vai clicar, você vai pagar porque recebeu essa visita e ela não vai comprar porque não é o produto que procura.
Leilão na Rede de Pesquisa
Quando falamos em Google Ads, não estamos falando de um leilão tradicional, no estilo “quem dá mais leva” para aparecer bem posicionado na busca. O leilão do Google Ads leva em conta o valor que você está disposto a pagar pelo clique.
Se um anunciante de curso de marketing digital está disposto a pagar R$ 2,00 por clique, um R$ 5,00 e outro R$ 7,00, não é o último que aparecerá necessariamente como primeiro na pesquisa.
O Google levará em conta o quanto você está disposto a pagar por clique em determinada palavra – isso se chama CPC máximo, ou custo por clique – mas também a relevância do seu anúncio ou índice de qualidade. Cada palavra adicionada no grupo de anúncio do Google Ads tem uma nota de 0 a 10.
Ele colocará na balança quanto você está disposto a pagar e o quanto você é um bom anunciante para aquela palavra. Quanto melhor anunciante para a palavra, menor será o custo por clique. Quanto pior anunciante para aquela palavra, mais caro será o clique.
Se não fosse assim, as empresas com mais dinheiro dominariam esse “leilão” e apareceriam sempre em primeiro. Há três lados levados em conta que precisam ficar satisfeitos: o Google, o anunciante e o cliente.
Se não fosse assim e quem aparecesse bem posicionado sempre fosse aquele que mesmo sem qualidade no anúncio fosse o mais bem colocado na pesquisa, o usuário não ficaria satisfeito porque nem sempre encontraria o que deseja.
Da forma como funciona atualmente, o Pay per Click é mais equilibrado e permite que todos fiquem satisfeitos.
Na prática, o que é o PPC no Marketing?

Nesse exemplo, temos três anunciantes dispostos a pagar valores diferentes por clique pela mesma palavra-chave nesse leilão. E todos tem índices de qualidade diferente: o príncipe tem a nota 1, que é a pior. Shrek tem um índice de qualidade 6, mediano, e o burro, 2.
Quando o consumidor buscar pela palavra que os três estão anunciando, o Google multiplicará o cpc máximo de cada um pelo índice de qualidade, gerando o ad rank que vemos na tabela. Assim, o anúncio a ficar em primeiro lugar será o de Shrek – maior ad rank -, do príncipe em segundo e do burro em terceiro.
Quanto cada um vai pagar pelo clique?
O valor do PPC no final dessa conta se chama CPC real. Então, como o Google calcula quanto vou pagar por clique? Da seguinte forma:
Será o Ad Rank do anunciante que está abaixo de você dividido pelo seu próprio índice de qualidade. Isso significa que Shrek vai pagar o Ad Rank do príncipe que é 8 dividido pelo índice de qualidade dele mesmo que é 9, igual a 0,88 + R$ 0,01. Ele vai pagar R$ 0,89 por clique!
Quando seu índice de qualidade é ruim, não adianta se propor a pagar altos valores por clique. É a receita certa para jogar dinheiro fora. É extremamente importante que se acompanhe seu IQ para saber onde melhorar para ter bons resultados.
Fazer isso às cegas é um risco. É importante verificar sempre os IQs passando o mouse em cima das palavras listadas no Adwords para saber o status de cada uma, ou habilitar a coluna do IQ. Ela ficará visível para todas as palavras.
Como o Google calcula o IQ (índice de qualidade) de cada palavra?
Todas palavra tem uma CTR (Click Through Rate), que em português significa Taxa por Cliques. Se num exemplo a minha taxa é de 4%, isso significa que a cada 100 vezes que meu anúncio aparece, 4 pessoas clicam nele. Logo, a maior parte do seu IQ virá do seu CTR. Se você tem uma alta taxa de cliques nos seus anúncios, seu índice de qualidade será bom.
Para o Google, uma alta taxa de cliques indica que seu anúncio tem relevância. A empresa ainda diz que se você tem uma taxa de CTR de 2% na rede de pesquisa, você tem um índice razoável. Essa porcentagem pode variar muito dependendo de como sua campanha está estruturada e conta.
Depois da CTR, em segundo lugar o que mais vai influenciar seu IQ será a relevância do anúncio. Imaginando que você anunciou a palavra “tênis de corrida Nike”. Porém, no anúncio não aparece “tênis de corrida Nike”. Isso faz com que a relevância do anúncio seja baixa.
A página de destino influencia o custo do PPC
O terceiro índice que vai influenciar seu IQ será a página de destino. Se eu resolvi o problema anterior que era a falta da palavra do anúncio, mas quando o cliente clicar só aparecerem tênis da Puma, o Google vai entender que essa página é ruim.
O que faz sua página ser boa é a relevância entre ela e o que o usuário busca, ser rápida, responsiva, que prenda a atenção, com conteúdo em conformidade com o que se anuncia…
Outro item que vai influenciar seu IQ são quantas extensões você utiliza nos seus anúncios. Esse é um exemplo que contém várias extensões:

Há extensões de vários tipos, como a de snippet estruturado, que são os tipos de produtos que se oferece, promoção, endereço, telefone. Com o índice de qualidade alto, o valor pago por clique vai cair.
Rede de display
O Google possui milhões de sites parceiros que permitem que qualquer exiba anúncios dentro deles utilizando a interface dele. De forma rápida conseguimos anunciar em diversos sites que tratam dos temas que se relacionam com o anúncio, tudo através do Adwords.
Há diversos tipos de segmentação dentro da rede de displays, são eles:
Conteúdo
De acordo com as palavras-chave que você escolheu, o Google vai buscar sites que falam sobre o tema.
Público
Quando você escolhe as características das pessoas para quem quer anunciar.
Canais gerenciados
Aqui você escolhe manualmente os canais onde quer aparecer. Pode ser desde canais de massa, nicho e outros sites específicos. Também é possível mesclar as características.
Remarketing
O remarketing é uma segmentação baseada em alguma atividade feita no site de um anunciante. Se você pesquisar uma passagem aérea num site especializado, nos próximos em que você navegar vão aparecer banners lembrando o item pesquisado.
A finalidade desse tipo de anúncio PPC é não deixar que o visitante esqueça de sua empresa caso o processo de decisão seja mais longo. É possível controlar o tempo em que você continuará aparecendo para o usuário.
Em alguns casos a decisão de compra não é tomada instantaneamente, por isso essa ferramenta faz todo sentido em determinados casos pensando sempre na jornada de compra. O foco do remarketing costuma ser atingir quem está nas etapas finais de consideração e decisão.
O próximo passo…
Agora que você entendeu melhor o PPC, precisa começar a entender como é a prática do seu uso. Um passo importante é entender melhor o papel do Google Ads nesse ambiente.
Uma vez que tenha feito isso, é importante estudar o assunto. A Mirago conta com um Curso de Google Ads que explica melhor os anúncios de pesquisa.
Rede de Pesquisa e Rede de Display
Olá Ludy, tudo bem?
1- Rede de Pesquisa - O leilão é divido por segmento de anunciante?
2- Rede de Pesquisa - É possível determinar o tempo/prazo para o meu anuncio permanecer no leilão?
3- Rede de Display - a forma de leilão é a mesma da Rede de Pesquisa?
Obrigada e parabéns pelo ótimo curso!!!
O CPC real do Shrek está errado!
Se a fórmula para se encontrar o valor do CPC real, é está abaixo descrita; então houve um erro no slide!!
O índice de qualidade do Shrek, não é 9 e sim 6!!
FÓRMULA DO CPC REAL:
Será o Ad Rank do anunciante que está abaixo de você dividido pelo seu próprio índice de qualidade. Isso significa que Shrek vai pagar o Ad Rank do príncipe que é 8 dividido pelo índice de qualidade dele mesmo que é 9, igual a 0,88 + R$ 0,01. Ele vai pagar R$ 0,89 por clique!
Então será:
ad rank do Príncipe 8 dividido por 6 índice de qualidade do Shrek:
8/6 + 0,01= R$ 1,34
REMARKETING
Para o caso de produto tipo calçado provavelmente a escolha de compra é mais rápida né, sej apor desejo ou necessidade
COMO SABER MEU IQ
Não consigo achar o meu IQ no google ads
Clique por Impressão
Ludy, bom dia,
O google somente cobra a impressão (exibido) do meu anuncio quando aparece na primeira página?? Se aparecer na segunda página, ele gera cobrança??
cpc
Ludy, no caso do shrek não seria 8/1 + 0,01?
Índice de Qualidade
Oi Ludy! Tudo bem?
Eu não entendi quais são os fatores que influenciam na avaliação do google, para a definição do índice de qualidade.
INCLUIR PALAVRA CHAVA
Ludy, bom dia! Como faço para incluir a palavra chave no meu site? Tenho vários anúncios patrocinados no facebook, mas quando o procuro no google pelas palavras do anúncio, ele não aparece de jeito nenhum. sabe me dizer o porquê?
uma dúvida do que você falou
acho que a cada módulo, não deveria ter exercício do que aprendemos?
Qual anuncio?
pode explicar essa parte do anuncio? pois parece que sao varias pessoas a concorrer para um unico anuncio e pk razao eu tenho que ficar em ultimo por causa dos outros, se o anuncio e meu? nao estou aperceber...
Serve para destacar vídeos do youtube?
Olá Ludy,
esses mesmos parâmetros servem para destacar vídeo do youtube? na rede de pesquisa.
Pois como ficaria o cálculo do índice de qualidade? haja vista que a página de destino é um vídeo e não um site de vendas.
Cpc real
Tem como saber quantos os outros concorrentes pagam?
índice de qualidade
Oi, Ludy!
Tudo bem?
Como eu sei meu índice de qualidade para cada palavra?
Não entendi muito bem essa parte.
Muito obrigada!
Como saber as infos....
Oi Ludy,
como eu sei o ad rank do meu concorrente pra poder fazer a conta do CPC real?
E como eu me baseio pra saber o melhor valor pro meu CPC max? Existe um raciocinio logico que me faça determinar esse valor dentro da verba que terei disponivel pra campanha?
Índice de qualidade
Não consegui entender como se define o índice de qualidade para cada palavra-chave
"LEILÃO NA REDE DE PESQUISA"
Oi Ludy, estou adorando o curso! :)
Só vim avisar que tem um erro de digitação no parágrafo "LEILÃO NA REDE DE PESQUISA", de nada :D
ranke
O valor esta errado Não?
Não seria rank/indice de qualidade. Então esta errado do shrek
Marilia
Índice de qualidade
Olá! Gostaria de saber os critérios para índice de qualidade do Google. Obrigada.
CPC REAL
O CPC REAL é o ad rank do anuncio anterior dividido pelo IQ
No exemplo do Shrek não seria o correto 8 divido por 6 = 1.33 + 0.01 ???
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