Ao utilizar o MAMP no Windows é muito comum que alguns problemas ocorram. Por isso, listamos aqui os principais problemas que costumam acontecer e como resolvê-los.

O uso do MAMP no Mac costuma ser mais fluído e assim, menos erros costumam acontecer.

Reproduzir vídeo
4.9
4.9/5

(508 avaliações)

Crie seu site com o poderoso WordPress. Aprenda a instalar, configurar e administrar seu site com todos os recursos nativos do WP. Curso 100% gratuito e online!

Erro: MAMP não inicia

Problema: durante a instalação do MAMP no Windows é normal que apareça um prompt do windows perguntando se você deseja dar permissão ao MAMP para que ele possa acessar alguns arquivos. No entanto, algumas pessoas acabam optando por não permitir e isso pode gerar problemas futuros na hora de iniciar o MAMP.

Solução: desinstale o seu MAMP e reinstale, dessa vez dando as devidas permissões quando solicitadas. Note que ao desinstalar o MAMP, você perde o site que está fazendo. Faça um backup antes.

Erro: MAMP não inicia o MySQL

Problema: ao abrir o MAMP e clicar no botão para inciar os servidores, apenas o Apache liga. O MySQL não liga e o botãozinho verde não acende.

Problema no MySQL do MAMP: não inicia
MySQL não inicia no MAMP

Isso pode acontecer por diversas razões. E você pode tentar resolver com alternativas diferentes.

  • Alternativa 1: reinicie o computador e tente de novo.
  • Alternativa 2: apague o arquivo de index do seu MySQL. Veja o passo a passo nesse vídeo (em inglês).
  • Alternativa 3: desinstale e instale o MAMP novamente. Cuidado! Ao fazer isso você vai perder todo o trabalho desenvolvido (caso já tenha iniciado o desenvolvimento de seu site).

Não consigo acesssar o localhost em meu navegador

Problema: ao tentar acessar o endereço localhost em seu navegador um erro aparece. Existem alguns motivos para que isso possa estar ocorrendo.

  • Motivo 1: você não ligou os dois serviços (Apache/Nginx e o MySQL). e por isso não consegue acessar seu site. Abra o MAMP e inicie os dois serviços.
  • Motivo 2: seu MAMP está conflitando com algum outro software. Se você é usuário de Windows, é comum o MAMP dar conflito com o Skype ou anti vírus. Tanto o MAMP quanto o Skype utilizam a porta 80. Sendo assim, certifique-se de ter desligado e desconectado completamente do seu skype. Outra opção é você alterar as configurações de porta do MAMP. Para isso vá até as preferências do MAMP, na aba Portas, e altere para a porta 8888. Ao fazer isso, você deverá utilizar em seu navegador o endereço localhost:8888 no lugar de localhost.

Nada disso funcionou ou resolveu seu problema?

Ok, você já deve ter feito isso mas tente procurar no Google/Youtube. Se não encontrar nada, procure em inglês.

Nada ainda? Desinstale o MAMP e tente utilizar um outro software equivalente como o XAMPP ou o WAMP.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.