Problemas comuns no MAMP e como resolvê-los

Durante a utilização do MAMP é muito comum acontecerem alguns erros, principalmente se estiver usando o Windows. Veja como solucionar os principais problemas.

Ao utilizar o MAMP no Windows é muito comum que alguns problemas ocorram. Por isso, listamos aqui os principais problemas que costumam acontecer e como resolvê-los.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Crie seu site com o poderoso WordPress. Aprenda a instalar, configurar e administrar seu site com todos os recursos nativos do WP. Curso 100% gratuito e online!Conheça o curso

O uso do MAMP no Mac costuma ser mais fluído e assim, menos erros costumam acontecer.

Erro: MAMP não inicia

Problema: durante a instalação do MAMP no Windows é normal que apareça um prompt do windows perguntando se você deseja dar permissão ao MAMP para que ele possa acessar alguns arquivos. No entanto, algumas pessoas acabam optando por não permitir e isso pode gerar problemas futuros na hora de iniciar o MAMP.

Solução: desinstale o seu MAMP e reinstale, dessa vez dando as devidas permissões quando solicitadas. Note que ao desinstalar o MAMP, você perde o site que está fazendo. Faça um backup antes.

Erro: MAMP não inicia o MySQL

Problema: ao abrir o MAMP e clicar no botão para inciar os servidores, apenas o Apache liga. O MySQL não liga e o botãozinho verde não acende.

Problema no MySQL do MAMP: não inicia
MySQL não inicia no MAMP

Isso pode acontecer por diversas razões. E você pode tentar resolver com alternativas diferentes.

  • Alternativa 1: reinicie o computador e tente de novo.
  • Alternativa 2: apague o arquivo de index do seu MySQL. Veja o passo a passo nesse vídeo (em inglês).
  • Alternativa 3: desinstale e instale o MAMP novamente. Cuidado! Ao fazer isso você vai perder todo o trabalho desenvolvido (caso já tenha iniciado o desenvolvimento de seu site).

Não consigo acesssar o localhost em meu navegador

Problema: ao tentar acessar o endereço localhost em seu navegador um erro aparece. Existem alguns motivos para que isso possa estar ocorrendo.

  • Motivo 1: você não ligou os dois serviços (Apache/Nginx e o MySQL). e por isso não consegue acessar seu site. Abra o MAMP e inicie os dois serviços.
  • Motivo 2: seu MAMP está conflitando com algum outro software. Se você é usuário de Windows, é comum o MAMP dar conflito com o Skype ou anti vírus. Tanto o MAMP quanto o Skype utilizam a porta 80. Sendo assim, certifique-se de ter desligado e desconectado completamente do seu skype. Outra opção é você alterar as configurações de porta do MAMP. Para isso vá até as preferências do MAMP, na aba Portas, e altere para a porta 8888. Ao fazer isso, você deverá utilizar em seu navegador o endereço localhost:8888 no lugar de localhost.

Nada disso funcionou ou resolveu seu problema?

Ok, você já deve ter feito isso mas tente procurar no Google/Youtube. Se não encontrar nada, procure em inglês.

Nada ainda? Desinstale o MAMP e tente utilizar um outro software equivalente como o XAMPP ou o WAMP.

Avatar
Márcia Batista3 semanas atrás

BAIXAR MAMP

Boa Noite!
Ludy, o MAMP só serve se eu não quiser comprar um domínio e uma hospedagem?

Avatar
FERNANDO CESAR SILVA ANDRÉ8 meses atrás

LIMITE DO UPLOAD

Olá Ludy!!
Estou iniciando esse curso de WordPress, pós o término do curso de Marketing Digital para Iniciantes!!
E estou seguindo bem no ritmo passo a passo; pois nunca tive contato direto ( mão na massa ) com essa área de produção de web!! E talvez eu vá fazer ao longo desse curso, perguntas "óbvias" para você e algumas pessoas desse fórum!!
Bem, mas vamos lá!!
Quando vamos naquele ponto onde aumentamos a capacidade de upload ( upload_max ); você descreve uma mudança dos 2M que vem da configuração padrão, e digitou ( sugeriu ) um novo limite, passando para 128M!!
A minha pergunta é, se há um limite de até quanto posso elevar esse número padrão?? E se há, qual é ele??
Penso que já que estamos falando de termos uma capacidade satisfatória, para os uploads que por ventura venhamos à fazer; a lógica é a de quanto maior melhor!! Pois assim teríamos mais liberdade para trabalharmos com Temas e Plugins, mais parrudos, certo?

Avatar
ALOISIO DA SILVA SANTOS1 ano atrás

Poluindo a unidade

Após a instalação do MAMP vi que diversos arquivos são copiados na unidade C: (Disco local), posso juntar tudo isso e colocar numa pasta (detesto bagunça) e depois desta instalação a minha unidade C: está parecendo bem zoada. Se não puder, vou preferir trabalhar com o XAMPP então, pois ele não faz esta bagunça toda.

Mis Happhenfritz
Mislene Queiroz Sousa1 ano atrás

Alguem pode me ajudar?

poxa, fiquei no vacuo mesmo, ninguem responde minha pergunta. Parei no curso pq nao consigo instalar o wordpress, quero seguir, mas sem wordpress fica impossivel. Alguem pode me ajudar?

Mis Happhenfritz
Mislene Queiroz Sousa1 ano atrás

localhost nao abre em nenhuma das ferramentas

Ola Ludy. sigo o passo a passo faço tudo correto, mas quando chega no momento de no navegador digital localhost simplismente aparece esse erro abaixo. Ja instalei, desisntalei, reiniciei. Ja tentei com todas as ferramentas dadas aqui e nao passo dessa fase. E pior nao consigo seguir o curso . O que estou fazendo de errado, nao sei se é meu notebook, ou meu roteador, apesar q tentei com minha internet do celular e aconteceu o mesmo

Avatar
Carol Grassmann1 ano atrás

Nao acessa o login e senha no wordpress

Estou com problema no login e senha do wordpress. Estão corretas mas nao entra e tb nao recebo o email.

Avatar
Rafaela Keller Araújo dos Santos Araújo dos Santos1 ano atrás

localhost não abre

Meu Pc simplesmente não esta abrindo a página localhost...nem com o xamp nem com o mamp

marcelo-0532
Marcelo Oliveira2 anos atrás

XAMMP - uruário e senha

Olá bom dia,
Tudo bem?

fiz a instalação do do XAMMP e do Word press.

No entanto, na tela http://localhost/denise/wp-admin/setup-config.php?step=1&language=pt_BR

Pede :
Nome do banco de dados
wordpress
O nome do seu banco de dados que você deseja utilizar com o WordPress.
Nome de usuário
usuario
Usuário do seu banco de dados.
Senha

Usuário e senha, por favor, pode me informar onde vejo?

At,

marcelo-0532
Marcelo Oliveira2 anos atrás

MAMP o XAMPP no lugar.

Olá Ludy, bom dia. Tudo bem?
Desinstalei o MAMP mais uma vez, mas infelizmente a luz do apache server não acende. Recomendou instalar o XAMMP, este, é outro problema não finaliza nunca em minha máquina, infelizmente, não consigo finalizar. Recomenda outra ferramenta, por favor.

marcelo-0532
Marcelo Oliveira2 anos atrás

problema

instalei o mamp e acende a luz, refiz o processo e o problema permanece o mesmo

Avatar
Edson Henrique de Onishi2 anos atrás

apache

quando click open webstart

abre a pagina na internet com esse erro
Não é possível acessar esse siteA conexão com localhost foi recusada.
Tente:

Verificar a conexão
Verificar o proxy e o firewall
ERR_CONNECTION_REFUSED

Avatar
Edson Henrique de Onishi2 anos atrás

apache simplesmente nao acende a luz...

ja instalei e reinstalei 10 vezes, mas essa luz nao acende

Avatar
Carolina Souza2 anos atrás

Apache nao funciona

Ola.
Ja instalei e desinstalei o MAMP e nao funcionou o apache, apenas o mySQL.
Estou tentando o XAMPP , mas qual o passo a passo?

Avatar
Joel Jansen Junior2 anos atrás

O apache não funciona corretamente.

Olá ... quando ligo o MAMP ele até acende a luz do apache server, mas logo em seguida apaga, ficando apenas ligando o MySQL. O que devo fazer?

Avatar
Thiago Hinsch2 anos atrás

MAMP NÃO FUNCIONA O APACHE

Esta ativando o MySQL mas não esta ativando o Apache

Avatar
PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA2 anos atrás

Estou confuso

Boa tarde Amigo.
Sou leigo no assunto sobre wordpress. Me indicaram esse curso e assisti a aula de introdução, mas parece que entre a primeira aula e a segunda existem informações que não foram comentadas. Fiquei perdido sobre esse tal MAMP. Para que serve? O que é? Acho que falta uma explicação entre as aulas....outra sugestão: Faça um encerramento do vídeo, informe ao seu espectador que o conteúdo daquele vídeo está sendo finalizado, os vídeos acabam "do nada", às vezes eu troco de aba mas continuo ouvindo, de repente penso que houve algum problema, mas não o conteúdo simplesmente acabou. Ex (sugestão): "Esse é o final desta aula, aguardo vocês no próximo vídeo"

Avatar
Amanda Ferrucci Marcon2 anos atrás

Backup

Como eu faço pra fazer backup do que eu já produzi no meu site que ainda está no meu localhost?

Eduardo Saccomandi
Eduardo Saccomandi2 anos atrás

ERRO no MAMP

Estou com os mesmos problemas do pessoal acima... Impressionante, não funciona... Que programa zuado!!! Já desinstalei 3x, já desinstalei o skype e o anti vírus, nada resolve.... Quebra as pernas isso, como trabalhar assim? Instalei no meu notebook, da o mesmo erro, Sql não inicia...

Avatar
marcelo quadrado2 anos atrás

manp

cara imploro pra vc me responder....tava tudo dando certo o manp ligando..coloquei mais de 20 posts já....já reniciei, desliguei e liguei várias vezes, troquei as portas e nada..vc diz ai que é pra desinstalar e instalar de novo..ou instalar o xamp..o xamp eu tomei pavor porque nunca funcionou como te contei...mas eu já coloquei mais de 20 post...mas se eu desinstalar o manp tbm vai desinstalar o wordpress e eu perderei tudo ? pois deu um trabalho..aliás ta dando pois ainda estava alimentando com posts..que faço..agradeço imensamente se me responder...obrigado.

Vinicius Marques
Vinicius Marques3 anos atrás

Erro no mamp

Estou usando o mamp no windows e agora na segunda vez que ativei para trabalhar no WordPress, ele não está ativando o MySQL, tbm fica aparecendo um erro, já desativei o antivírus do windows para verificar e msm assim não funciona corretamente

Envie sua dúvida

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
Reproduzir vídeo

Curso WordPress Básico – Gratuito e Online

5.0
5/5

(440 avaliações)

Crie seu site com o poderoso WordPress. Aprenda a instalar, configurar e administrar seu site com todos os recursos nativos do WP. Curso 100% gratuito e online!

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.