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Público personalizado no Facebook: O que é e como usar?

Público personalizado no Facebook: O que é e como usar?

Nesta aula você vai aprender a criar, na prática, públicos personalizados para utilizar em suas campanhas no Facebook e Instagram Ads.

Sabe aquela lista de e-mails que está sem atualização e utilidade para suas campanhas? Elas podem servir como um direcionamento para criar públicos personalizados no Facebook Ads

Ao criar públicos personalizados no Facebook, você poderá entregar o anúncio certo para as pessoas com interesse pela sua marca e que possuem maior potencial de conversão. 

Essa é uma excelente oportunidade de impactar as pessoas que estão presentes todos dias nesta rede social, com mais de 2,9 bilhões de contas ativas no mundo – sendo 120 milhões delas brasileiras, com base em dados do próprio Facebook em 2022.

Para saber mais sobre esse tema, continue lendo este artigo!

Daniel Galvão
Curso Facebook Ads e Instagram Ads
Aula: Público personalizado no Facebook: O que é e como usar?
09:03

O que são os públicos personalizados no Facebook?

Os públicos personalizados são um tipo de segmentação no Facebook. Eles permitem a criação de públicos baseados nos dados que sua empresa tem sobre os clientes e leads, como por exemplo o endereço de e-mail ou telefone.

O mailing, conhecido como lista de e-mails e telefone, pode ser criado com base em Landing Pages, formulários, compras e outros tipos de captura de dados, para integrar ao Facebook e criar o seu público personalizado. 

Após criar um público personalizado, você pode anunciar para este público específico no Facebook e/ou no Instagram Ads. Esta é uma excelente estratégia de segmentação no marketing digital utilizando este canal.

Utilizando o recurso de públicos personalizados, você sabe exatamente quais públicos estão vendo os seus anúncios. Com isso, é possível medir quais deles estão convertendo mais, podendo fazer otimizações e criativos baseados neste perfil de público. 

Como utilizar os públicos personalizados no Facebook?

Quando você decide segmentar ainda mais os seus anúncios e opta por fazer isso pelo Facebook, a rede social te proporciona diversos recursos que podem te auxiliar na maior obtenção de resultados para as suas campanhas. 

Veja a seguir as principais funções da personalização de públicos no Facebook:

Criar lista de contatos em geral

Você tem um e-commerce e a forma de captação de dados dos clientes é por meio do e-mail? Essa pode ser uma maneira eficiente de criar públicos personalizados no Facebook. 

Utilizando essa base de mailing, você terá oportunidade de direcionar os seus anúncios não só para pessoas que já passaram pela sua loja alguma vez, mas também para os clientes fidelizados. Sendo assim, por já saber quais os seus interesses e a familiaridade com a marca, será possível entregar anúncios segmentados e com maior possibilidade de conversão.

Com isso, aumentam as chances desse público responder de maneira positiva a esses anúncios, podendo chegar ao momento de compra. 

Criar lista de contatos para clientes fidelizados

Com a sua lista de contatos você também poderá selecionar somente os clientes que têm maior valor para sua empresa, ou seja, já possuem um vínculo com a sua marca, já adquiriram o seu produto ou compram com certa frequência. 

Diante disso, é possível anunciar um produto com base em aquisições semelhantes ou complementares ao que esse cliente já fez. 

Além disso, manter um cliente fidelizado é mais barato do que adquirir um novo, certo? Então, é fundamental que você trabalhe com estratégias de cross sell e up sell junto à sua base de e-mails e invista seus esforços em anúncios personalizados especialmente para este perfil de clientes. 

Anunciar para visitantes que abandonaram o carrinho

Anunciar para visitantes que abandonaram o carrinho é uma função muito importante proporcionada pelo recurso de públicos personalizados no Facebook. Isso porque o abandono de carrinho é um problema enfrentado pela maioria dos e-commerces. 

Quem nunca colocou um produto no carrinho, pensou por alguns minutos (ou até mesmo vários dias) e decidiu não comprar o que desejava?

É o que diz o relatório anual do E-commerce Radar de 2019. O estudo analisou o comportamento dos consumidores no comércio eletrônico e constatou que a média observada em relação à taxa de abandono de carrinho é de 82%.

Por isso, é fundamental criar anúncios direcionados para pessoas que abandonaram o carrinho, entregando novamente criativos dos produtos que não foram comprados. 

Essa é uma nova oportunidade de impactar os visitantes e convencê-los de que aquele produto é ideal para eles e realmente o que eles estão procurando.  

Como criar públicos personalizados no Facebook?

Para criar públicos personalizados no Facebook, o primeiro passo é escolher por qual caminho você irá seguir, como:

  • Fazer upload de uma lista de contatos, sendo a opção mais utilizada;
  • Usar dados de atividade dos usuários, seja pelo site ou aplicativo;
  • Utilizar dados de ações de engajamento dos clientes via Facebook ou Instagram, como a visualização de vídeos, curtidas e compartilhamentos.

Com essas três opções, você poderá criar públicos personalizados no Facebook, de maneira simples e prática, tornando as suas ações de Marketing mais assertivas. 

Para te ajudar e tornar essa estratégia ainda mais fácil, listamos o passo a passo para a criação do público personalizado das três maneiras. Veja a seguir:

Via upload da lista de contatos

Para criar públicos personalizados a partir de um upload da sua lista de contatos, basta enviar esse documento para o Facebook (veremos mais detalhes em seguida). No entanto, é preciso ter em mente que todas as pessoas presentes na sua lista precisam ter optado por receber mensagens da marca.

público personalizado lista de clientes

Se você possui uma lista comprada ou endereços de e-mail aleatórios somente para ter uma base volumosa, o Facebook não irá considerar uma base confiável e os seus anúncios não irão alcançar essas pessoas. 

Confira as etapas para fazer upload da lista de contatos e criar públicos personalizados no Facebook:

  1. acesse o gerenciador de negócios e clique no canto superior esquerdo da tela na opção “Públicos”;
  2. após ser redirecionado para uma nova página, onde estarão listadas as três modalidades de público do Facebook, selecione “criar público personalizado”;
  3. a partir disso, irá abrir um pop-up e você deverá selecionar “lista de clientes”;
  4. agora é o momento de realizar o upload de sua lista de contatos no Facebook e conseguir criar um público personalizado com base nestes dados. 

Para fazer o upload da sua lista de contatos, você terá duas opções:

  • copiar e colar os dados: esta opção é adequada para um mailing pequeno, com poucos nomes e endereços de e-mail;
  • fazer upload de um arquivo CSV: neste caso, é possível fazer um upload de uma lista de clientes grande. Basta salvar no formato CSV uma planilha com as informações de contato dos clientes e verificar se todos os e-mails ou telefones estão em uma única coluna, sem informações adicionais. Caso isso aconteça, é fundamental formatar a planilha e excluir os demais dados. 

Via dados de atividade dos visitantes da loja/site

Esta opção é adequada para quem deseja adquirir os dados de visitantes que passaram pela sua loja virtual ou site recentemente enquanto estavam logados no Facebook. 

público personalizado site

Utilizar este recurso para criar um público personalizado é uma ótima oportunidade de se basear nos interesses dos visitantes, anunciando os mesmo produtos que foram pesquisados ou abandonados no carrinho. 

Para isso, é fundamental criar um pixel do Facebook com o objetivo de rastrear as ações realizadas pelos visitantes no site. 

A partir disso, é necessário seguir o passo a passo abaixo:

  1. clique no canto superior esquerdo da tela e selecione a opção “Público”;
  2. após isso, escolha “criar público personalizado”, onde abrirá o pop-up, como visto anteriormente;
  3. neste caso, diferente do modelo anterior, você deve selecionar a opção “Site”;
  4. adicione o nome do pixel, a URL do site e clique em “Continuar”. 

Na última etapa, você deverá determinar as condições de criação do seu público personalizado, entre elas estão:

  • selecionar todos os visitantes do site;
  • escolher apenas aqueles que acessaram páginas específicas (ex. todos os visitantes que acessaram a página “/cursos-online/”, no caso da Mirago);
  • optar pelo tempo de visitação pré-determinado dentro do site. 

A partir disso, basta dar um nome descritivo para o público e clicar em “criar público”. 

Via envolvimento na rede social

Para criar públicos personalizados através do envolvimento dos usuários no Facebook e Instagram, passa pelo mesmo processo realizado nas demais alternativas de criação.

Saiba como prosseguir, utilizando este passo a passo:

  1. para começar, você precisará acessar o seu Gerenciador de Anúncios e selecionar a opção Públicos
  2. feito isso, você será redirecionado para uma página, onde deverá clicar em Criar público e depois público personalizado
  3. como nos modelos de criação anteriores, irá abrir um pop-up e você deverá selecionar a opção envolvimento;
  4. a partir daí você poderá escolher o tipo de envolvimento que deseja utilizar. 
público personalizado fontes do facebook

Existem oito opções de envolvimento que você poderá utilizar como base para a criação de públicos personalizados no facebook, como:

  1. Vídeo:

Você criará uma lista de pessoas que assistiram os vídeos que você postou no Facebook ou no Instagram. 

Neste caso, você poderá optar pelo tempo de vídeo que as pessoas visualizaram e inserir o número de dias que as pessoas ficarão no seu público depois de se envolverem com seu conteúdo. 

  1. Formulário de cadastro: 

Nesta opção, você irá criar um público formado por pessoas que abriram ou preencheram formulário de um determinado anúncio. 

Será possível  incluir pessoas que atendem a “qualquer um dos seguintes critérios” ou “todos os critérios”, ou seja, pessoas que realizaram qualquer ação ou todas que foram estipuladas por você.

  1. Experiência instantânea:

Esta opção está relacionada com pessoas que se envolveram com anúncios de experiência instantânea (também conhecido como Canvas), um tipo de anúncio que permite uma experiência em tela cheia para quem clicar, e aparece apenas nos dispositivos móveis. 

Você poderá criar públicos personalizados com base em pessoas que abriram um determinado Canvas ou clicou em um link pertencente a esse anúncio.

4. Compras

Você pode utilizar esta opção para criar um público de pessoas que interagiram com seus produtos em uma experiência de compra no Facebook ou Instagram.

Nesta opção você poderá selecionar diversas opções de envolvimento, como:

  • Pessoas que visualizaram algum produto
  • Pessoas que viram produtos e navegaram até o site
  • Pessoas que salvaram produtos
  • Pessoas que viram a página da loja (viram a sua loja no Facebook ou no Instagram).
  • Pessoas que viram a coleção da loja
  • Pessoas que adicionaram algum produto ao carrinho
  • Pessoas que iniciaram a finalização da compra de produtos
  • Pessoas que compraram algum produto

5. Perfil comercial do Instagram: 

Utilizando o perfil comercial do Instagram, é possível incluir pessoas que atendem “qualquer um dos requisitos” ou “todos os requisitos” determinados por você. 

O envolvimento no Instagram abrange comentários, curtidas, salvamentos, deslizes no carrossel, cliques em CTAs ou compartilhamentos do seu post via direct.

6. Eventos: 

Este tipo de envolvimento, você poderá criar um público personalizado com base nas ações realizadas nos eventos que você mesmo criou no Facebook. Ou seja, você poderá determinar as ações que se enquadram nesta opção e selecionar somente as pessoas que responderam a esses eventos. 

Neste caso, é possível escolher as pessoas que atendem a “qualquer um dos critérios que você definir” ou ‘todos os critérios”, sendo eles: pessoas que responderam seu evento como “vou ou tenho Interesse”, pessoas que responderam “vou” e pessoas que responderam “tenho interesse”.

7. Página do Facebook: 

Você pode formar públicos compostos por pessoas que engajaram com a sua página no Facebook ou no Messenger. 

Optando por este recurso, você poderá segmentar seus públicos de acordo com estas opções:

  • Pessoas que curtiram ou estão seguindo a sua Página atualmente
  • Todos que se engajaram com a sua Página
  • Qualquer pessoa que visitou sua Página
  • Pessoas que se engajaram com qualquer publicação ou anúncio
  • Pessoas que clicaram em qualquer botão de chamada para ação
  • Pessoas que enviaram uma mensagem para sua Página
  • Pessoas que salvaram sua Página ou qualquer publicação

8. Classificados do Facebook:

Nesta opção você pode criar públicos personalizados que usaram o seu catálogo para interagir com os classificados no Facebook. Aqui, basicamente, existem dois tipos de opção:

  • Pessoas que visualizaram produtos no meu catálogo
  • Pessoas que enviaram mensagens sobre produtos do meu catálogo

Quais as vantagens de criar públicos personalizados no Facebook?

Você possui uma loja virtual que não está te trazendo bons resultados e os clientes estão cada vez mais colocando produtos no carrinho e desistindo da compra? Ou ainda você acredita que pode aumentar as conversões de leads em seu website? A criação de públicos personalizados no Facebook pode te ajudar nestes desafios. 

Esse recurso oferece diversas vantagens para quem opta por colocar essa estratégia em prática. Conheça algumas delas:

  • recuperar clientes antigos;
  • fidelizar clientes que compram com frequência;
  • produzir criativos mais segmentados;
  • conhecer o interesse do seu público profundamente;
  • criação de públicos semelhantes aos que já possui;
  • tornar a comunicação com o cliente mais personalizada;
  • criar um relacionamento a longo prazo com o consumidor.
  • aumentar o número de vendas da sua marca. 

Para não correr o risco de ter dúvidas sobre esse assunto, assista a esta aula e saiba mais sobre o tema! Esta aula faz parte de nosso Curso de Facebook Ads e Instagram Ads. Confira nossos planos e comece a estudar hoje mesmo!

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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