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Público semelhante no Facebook (Lookalike): Como usar?

Público semelhante no Facebook (Lookalike): Como usar?

Entenda o que são públicos semelhantes e como criá-los no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Você já ouviu falar em público semelhante no Facebook? Esta é uma estratégia poderosa que pode mudar os resultados de suas campanhas na plataforma. Saiba tudo sobre ela aqui. 

Se você é iniciante no marketing digital ou mesmo já anuncia no Instagram e no Facebook Ads, sabe da importância de mapear muito bem sua persona para que suas campanhas possam obter melhores resultados ao entregar a mensagem certa, para a pessoa certa. Pois bem, ao trabalhar com públicos semelhantes no Facebook e Instagram você aumentará suas chances de atingir novas pessoas qualificadas nestas redes. 

Daniel Galvão
Curso Facebook Ads e Instagram Ads
Aula: Público semelhante no Facebook (Lookalike): Como usar?
09:03

O que é um público semelhante no facebook?

Um público semelhante (também conhecido como lookalike) é uma maneira de alcançar novas pessoas que podem ter interesse na sua marca, produtos ou serviços. Este público é derivado de um público de origem (público personalizado) que pode vir:

  • De visitantes do seu site: este público só pode ser criado a partir da instalação do pixel do facebook em seu site. Com isso, é possível criar públicos que visitaram seu site, incluindo páginas e URLs específicas. 
  • De uma lista de clientes: você pode criar um público personalizado a partir de uma lista de clientes, como, por exemplo, um mailing (lista de e-mails) ou contatos de seu CRM (lista de telefones, por exemplo). 
  • De pessoas que tiveram algum contato com sua página no Facebook ou perfil de Instagram: os usuários que seguem ou interagem com suas contas de Facebook e Instagram também poderão ser utilizados como públicos personalizados.
  • De visitantes de seu aplicativo: se a sua empresa conta com um app, é possível criar um público a partir destes usuários.
  • De posts ou campanhas realizadas (ex. geração de cadastros, visualização de vídeos, etc): se você já investe em mídia com anúncios no facebook, você poderá criar públicos personalizados a partir de ações que os usuários realizam em seus anúncios, por exemplo, visualizar um vídeo ou mesmo deixar seus dados num formulário de cadastro.

Como funciona a criação de um público semelhante no Facebook?

Ao criar um público lookalike, o Facebook e seus algoritmos irão procurar novas pessoas com características em comum ao público personalizado de origem. Um exemplo: Se você criou um público personalizado de visitantes de seu site e criou um público semelhante a partir dele, o Facebook buscará por informações demográficas e interesses de novas pessoas para exibir anúncios a elas. 

Trata-se de uma estratégia poderosa no Facebook. A plataforma conta com um universo gigantesco de dados e consegue utilizar a inteligência dos algoritmos para entregar bons resultados. Por isso mesmo, usar os públicos semelhantes em suas campanhas do Facebook é uma excelente maneira de encontrar potenciais novos clientes para seu negócios!

Como criar Públicos Semelhantes de qualidade

A qualidade de seus públicos semelhantes dependem da qualidade de seus públicos de origem. Preste muita atenção neste ponto e releia a frase anterior. Não tem como escapar disso e não tem milagre. Se o seu público de origem for ruim, o público semelhante será ruim. 

Algumas recomendações do próprio Facebook: é recomendado a criação de um público de origem que tenha de 1.000 a 50.000 pessoas. Sabemos que para pequenos negócios ou negócios iniciantes este número pode ser um desafio, no entanto, é possível construir seu público personalizado (de origem) a partir de 100 pessoas. 

Um aviso importante aqui. Novamente: qualidade importa. Por exemplo, se um público de origem for composto por seus melhores clientes, em vez de por todos os seus clientes, os resultados tendem a ser melhores, ok?

Tamanho de seu Público Semelhante 

Ao criar um novo público semelhante é possível determinar o tamanho deste público. E aqui mais um ponto de atenção: 

Quanto menor o público lookalike, melhor sua qualidade com o público de origem inicial. Em contrapartida, ao aumentar o tamanho do público (e alcance potencial), você diminui o nível de similaridade com o público personalizado de origem.

Você pode definir o tamanho dos públicos semelhantes de acordo com uma porcentagem do tamanho total de usuários de determinado país. Essa porcentagem varia de 1 a 10% do público total do Facebook. 

Vantagens em utilizar o público semelhante em suas campanhas

Utilizar públicos semelhantes do Facebook em suas campanhas podem trazer várias vantagens, dentre elas: 

  • Alcançar novas pessoas com potencial interesse em sua Marca;
  • Melhorar os resultados gerais de suas campanhas (maior CTR, menor custo por resultado, maiores vendas, etc)
  • Aumentar o Retorno do Investimento Geral

Como criar seu público semelhante (lookalike) na prática?

Vamos entender o passo a passo para você criar seus públicos semelhantes no Facebook. Esta opção abaixo é para você que ainda não possui públicos personalizados criados.

1. Acesse a Guia Públicos

guia públicos facebook

2. Crie um público personalizado (seu público de origem).

criar público personalizado

3. Escolha uma das opções que faça mais sentido para você (Site, Lista de Clientes, Engajamento no Facebook/Instagram ou outro);

origem de público personalizado

4. Dependendo de sua escolha anterior, é preciso realizar as configurações (subir lista de clientes, definir URLs de visitas no site, etc)

5. Defina um período para associação ou retenção (em dias) e clique em “Criar”.

retenção público personalizado

6. Na próxima tela, já com o público criado, selecione-o, marcando com o seletor

selecione público personalizado

7. Clique em Criar Público Semelhante

criar público semelhante no facebook

8. Defina o tamanho do Público (porcentagem). É possível criar vários tamanhos de público ao mesmo tempo clicando na caixinha de seleção.

tamanho do público semelhante

9. Clique em Criar Público e pronto. Seu novo público semelhante está criado. 

10. Agora basta inseri-lo em um de seus conjuntos de anúncios para iniciar a veiculação dos anúncios. 

inserir público semelhante no conjunto de anúncios

Para facilitar, fizemos um tutorial completo em vídeo sobre a criação de públicos semelhantes no Facebook. Veja a seguir: 

Uma outra forma de criar públicos semelhantes é diretamente no conjunto de anúncios, se você já tiver seus públicos personalizados criados. A lógica é basicamente a mesma. 

criar público semelhante diretamente do conjunto de anúncios

Concluindo

A criação de públicos semelhantes no Facebook é uma estratégia muito interessante para alcançar novos potenciais clientes para sua marca. Aproveite toda a inteligência de dados do Facebook e use isso a seu favor em benefícoo de seus resultados.

Para saber mais sobre como anunciar no Facebook e Instagram, acesse nosso Curso de Facebook Ads e Instagram Ads. É um curso super completo que vai te ajudar a ter muito mais resultados na plataforma e otimizar seus investimentos. Confira!

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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