Acesse esse conteúdo GRATUITAMENTE Já possui uma conta?

Reconhecimento do Problema

Nesta etapa você vai entender o quão importante é ajudar o seu consumidor a entender quais problemas ele possui e como ele pode resolvê-los.

A jornada de compra do consumidor segue então para a etapa de reconhecimento do problema.

Nesta etapa devemos entender o quanto é importante ajudar o seu consumidor a identificar  quais os problemas o oportunidades possuem, e também como ele pode resolvê-los e/ou aproveitá-las.

A palavra-chave neste momento da jornada de compra do consumidor é informação.

O profissional de marketing nesta etapa deve gerar a necessidade na pessoa e ajudá-la a descobrir quais são os problemas que ela tem e não sabia.

O que o consumidor quer fazer nessa etapa?

Nesta etapa da jornada de compra, o consumidor que entender mais sobre o problema a ser resolvido (ou oportunidade a ser aproveitada). Passa então a se se informar e se aprofundar nos assuntos relacionados a isso.

Algumas perguntas que ele costuma se fazer:

  • Que problema é esse?
  • Por que ele acontece?
  • O que pode ser feito para resolvê-lo?
  • Se eu não resolver, o que pode acontecer?

O que sua marca deve fazer nesta etapa?

Sua empresa deve ajudar o consumidor a entender se ele tem ou não um problema.

Ao contrário do que algumas empresas procuram fazer, a ideia não é forçar um problema “goela abaixo”. A ideia é ajudar a esclarecer as questões acima.

O objetivo aqui é gerar a necessidade (se ela existir) e já começar a se apresentar como uma solução para o problema dele.

Motivação de compra

As motivações de compra podem ser das mais diversas. Isso impacta diretamente no senso de urgência que o consumidor vai ter em resolver o problema dele.

Para facilitar, gosto de pensar em 4 motivações básicas:

  • Problema no presente (ex: pneu furado)
  • Problema no futuro (ex: pneu careca)
  • Prazer no presente (ex: pneu importado)
  • Prazer no futuro (ex: pneu customizado feito sob medida)

De uma maneira grosseira, podemos dizer que geralmente compramos por essas 4 razões.

Exemplo da jornada de compra

Vamos pegar o exemplo do Pedro, que estava insatisfeito com a carreira de jornalista freelancer.

Ele acreditava que precisava ganhar mais, afinal, trabalha muito e não tem retorno financeiro a altura. Como iremos mostrar a ele que ele tem um problema?

Como vimos na etapa anterior (aprendizado e descoberta), Pedro se interesse pelo artigo “10 profissões com altos salários que mais sofrem com a falta de profissionais qualificados”.

Por meio do conteúdo, o qual ele acessou e que apresentou pontos que chamaram a atenção dele:

  1. Ele percebeu que a profissão de Gerente de Marketing Digital oferece um bom salário, porém faltam profissionais qualificados no mercado;
  2. Identificou por meio do texto, que as empresas buscam por pessoas que além de formação nos temas, tenham experiência anterior;
  3. O fato da profissão de consultor de Marketing Digital, além de oferecer flexibilidade de horário, paga bem.

Pedro se interessou pelo Marketing Digital, pois é uma área relacionada com o jornalismo.

Porém, ele entendeu que, se quisesse se tornar especialista no assunto e mudar de área, deveria fazer algo a respeito, afinal, lhe faltava este conhecimento mais apurado, referente ao Marketing Digital.

Começou então a se submeter a processos de seleção, porém, sempre esbarrava no fato de ainda não ser um especialista no segmento de marketing.

Ele tinha uma leve noção, havia feito cursos online, mas não tinha uma bagagem no setor, nunca havia realizado nada de concreto para apresentar como experiência.

Foi então que ele começou a ir em busca daquilo que lhe faltava, ou seja, de aprofundamento na área.

Como atrair pessoas nessa etapa?

Além de possuir uma estratégia para atrair pessoas na etapa anterior (aprendizado e descoberta), você deve atrair nesta etapa também.

Pessoas que já se encontram nesta etapa, possuem um comportamento diferente. Geralmente estão em busca de informações a respeito de seu problema ou dos seus sintomas.

Alguns exemplos de buscas de pessoas que estão nessa fase:

  • Por que meu site não aparece no Google
  • Quais os riscos de [não fazer xpto]?
  • O que fazer em Hong Kong

Não venda antes do tempo

Um erro a ser evitado no Marketing de Conteúdo é exatamente no conteúdo de topo do funil, na etapa de reconhecimento do problema, já tentar vender algo para a pessoa.

O consumidor ainda nem sabe muitas vezes, que tem um problema, no entanto, a empresa já tenta vender algo para ela.

Tenha em mente que o objetivo dessa etapa é a de exatamente fazer com que seu leitor reconheça que tem um problema, para somente então, partir para a próxima etapa.

Tentar vender algo que a pessoa não sabe que precisa, pode ser comparado por exemplo, ao ato de ir numa balada, conhecer alguém e já pedir em casamento, percebe?

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida