Rede de Pesquisa ou Rede de Display: entenda as diferenças

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Entenda para que servem a Rede de Pesquisa e a Rede Display e aprenda a escolher a melhor para sua campanha.

Entender as diferenças entre Rede de Pesquisa e Rede Display é essencial para conseguir criar uma campanha bem sucedida no Google Ads. Entretanto, não basta saber a função delas, pois é preciso entender também qual a melhor forma de aproveitá-las.

Este artigo faz parte do Curso Google Ads – Rede de Pesquisa. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Neste artigo, vamos explicar como decidir entre rede de pesquisa ou rede display na hora de criar uma campanha de anúncios para o Google. Apesar disso, o ideal é entender o máximo sobre ambas as redes e combiná-las para melhorar resultados.

Rede de Pesquisa ou Rede Display: as diferenças

A Rede de Pesquisa é a que as pessoas mais associam com o Google Ads. Afinal, é através dela que são feitos os anúncios que aparecem quando você pesquisa por alguma palavra-chave no Google.

Entretanto, os anúncios de pesquisa vão muito além da busca por links. É aqui também que você pode tentar fazer anúncios para:

  • Google Maps;
  • Pesquisa de Imagens;
  • Google Shopping;
  • Outros locais relacionados a pesquisas.

Enquanto isso, a Rede Display é aquela em que você pode fazer anúncios direcionados aos parceiros de conteúdo do Google que trabalham com o Google Adsense ou ainda redes de terceiros que aceitam anúncios.

A principal diferença entra rede de pesquisa e rede display é a forma como cada uma alcança o público.

Por um lado, a Rede de Pesquisa atinge um público que está:

  • Ativo;
  • Preocupado com uma dor;
  • Procurando por soluções;
  • Disposta a saber mais sobre um assunto.

Enquanto isso, a Rede Display atinge um público que se encontra num momento:

  • Consumindo conteúdo;
  • Menos propenso a rejeitar anúncios;
  • Menos interessado em buscar uma solução para algo;
  • Interessado em assuntos específicos.

Portanto, ambas podem trabalhar públicos segmentados, mas por ângulos diferentes!

Quando usar a Rede de Pesquisa?

A rede de pesquisa é melhor usada quando você entende que o público já tem alguma demanda. Além disso, você precisa entender também a relação entre a palavra-chave, a intenção de busca e o momento de compra do cliente.

Enquanto algumas palavras-chave tem maior probabilidade de atingir um público que está próximo da compra, outras indicam alguém que está no começo da Jornada no Comprador. É preciso avaliar se o anúncio dará retorno.

A Rede de Pesquisa também tem uma forte associação com palavras chave e intenção de busca. Por exemplo: se a pessoa está pesquisando por “tênis confortável para corrida”, você pode fazer o anúncio de um produto com total conexão com essa exigência!

Para trabalhar bem a Rede de Pesquisa, é importante entender que este é o ângulo do Google Ads que ajuda a atingir um público ativo, mas seletivo. Cada clique realizado será de um cliente cogitando possibilidades para solução de seu problema.

Quando usar a Rede Display

A Rede Display é ideal para usar na geração de demanda dos produtos. Entretanto, ela depende de uma geração de demanda maior. Por isso é interessante utilizar conceitos de copywriter para atrair a atenção do público.

Além de permitir anúncios em texto e banners, a rede Display também tem a possibilidade de anunciar vídeo, especialmente para o YouTube. Portanto, anúncios de vídeo feitos pela plataforma podem atingir um universo enorme de pessoas ou mesmo se focar em um perfil mais específico.

O ângulo pelo qual a Rede Display trabalha o público é o de atingi-lo num momento de menor resistência. Ainda assim, ele estará menos propenso a clicar. Aqueles que clicarem, entretanto, estarão realmente interessados.

Combinando as duas redes

Combinar a rede de pesquisa e a rede display pode ajudar muito na sua estratégia de vendas. Isso porque ambas as redes impactam o público em momentos diferentes. Enquanto a pesquisa atinge a pessoa que está ativamente procurando uma solução, o display pode ser usado para atrair a atenção de alguém que está em outro momento.

Por conta disso, é preciso ter uma boa estratégia de quando usar cada uma.

A rede de pesquisa pode ser muito bem aproveitada quando se trabalha ao mesmo tempo a Jornada de Compra. Atingir o público com anúncios que tem relação com o momento em que o público se encontra da busca por uma solução.

Pense na rede de pesquisa como uma forma de impactar clientes que estão ou no começo ou no fim da Jornada de Compras.

Já a Rede Display tem diversas utilidades. Ela pode ser usada, por exemplo, para fazer o Remarketing com quem já colocou o produto no carrinho, mas não concluiu a compra. Além disso, existem outras formas de aproveitar esta rede para auxiliar na geração de demanda.

O próximo passo…

Agora que você já entendeu a diferença entre ambas as possíveis redes do Google Ads, é hora de começar a aprender como fazer uso delas.

O primeiro passo é tentar entender como funciona o leilão do Google Ads, que determina o preço de cada anúncio e a ordem em que eles aparecerão.

Professor

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco. Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL. Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
O curso

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