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Redes Sociais: as mais usadas e principais estratégias

Redes Sociais: as mais usadas e principais estratégias

As redes socias são um mar de oportunidades, mas é preciso entendê-las bem antes de começar. Nesta aula você entenderá como planejar sua presença nas redes sociais e o que fazer para utilizá-las de maneira estratégica.
as redes sociais mais usadas e principais estrategias

Você sabe como planejar sua presença nas redes sociais e o que fazer para utilizá-las de maneira estratégica, dentro do marketing digital?

Afinal de contas, seriam as redes sociais, como por exemplo, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, e até mesmo YouTube e o tão popular WhatsApp, de fato, importantes, ou tudo não passa de modismo?

Ludy Amano
Curso Marketing Digital Grátis para Iniciantes
Aula: Redes Sociais: as mais usadas e principais estratégias
09:03

O que são Redes Sociais?

O termos redes sociais refere-se à reunião de um grupo de pessoas que compartilham algum interesse em comum. Apesar de utilizarmos este termo como sinônimo de mídias sociais, é importante dizer que existem diferenças entre os termos.

Diferença entre mídias sociais e redes sociais

Mas, o que difere uma rede social de uma mídia social?

Bem, o termo rede social é utilizado para designar qualquer reunião de um grupo de pessoas com algum interesse em comum. E uma rede social não necessariamente está incluída na internet. Na verdade, desde os primórdios do ser humano (homo sapiens) na Terra já existiam pequenas redes sociais (em torno de um fogueira, por exemplo, com pequenas tribos).

Já o termo mídia social também diz respeito a interações humanas em grupos, mas elas se limitam aos ambientes digitais. Com o crescimento de plataformas sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, TikTok, dentre outras, este termos ganhou popularidade.

Em resumo, tanto o propósito das redes sociais quanto das mídias sociais é conectar pessoas.

Por que estar nas redes sociais?

Segundo Erik Qualman:

“Nós não temos uma escolha se devemos fazer social media, a escolha é quão bem nós faremos isso.”

Se pensarmos que boa parte dos jovens atualmente sequer enviaram uma carta pelo correio, e que aproximadamente metade dos millennials, preferem perder o olfato a perder a tecnologia, teremos uma visão clara da necessidade de se relacionar com esta população, por meio das mídias sociais.

Quando pensamos que mais da metade da população em todo o mundo tem menos de 30 anos e que é uma população completamente adepta de tecnologia e mídias sociais, conseguimos enxergar o papel que estas redes sociais exercem na vida destas pessoas.

Afinal, mídias sociais = relacionamento.

O ROI (Retorno sobre investimentos) das mídias sociais é se o seu negócio ainda terá relevância e existir, daqui 5 anos, por exemplo. São elas que influenciam as decisões de compra em 93% das vezes. Até mesmo os casamentos, 1, de cada 3, começam online!

Dados sobre Redes Sociais no Brasil

Tendo diferenciados os conceitos entre rede social e mídias sociais, vamos ao relatório realizado pela Hootsuite e We Are Social, denominado Digital in 2021, que traz um interessante panorama do digital no Brasil, conforme veremos na imagem a seguir:

A população no Brasil é de 213 milhões de pessoas e atualmente temos 160 milhões de usuários de internet no país, sendo que 150 milhões são usuários ativos (o que representa pouco mais de 70% da população).

Além disso, podemos observar a altíssima penetração do mobile: o uso do celular hoje é um dos objetos pessoais e mais utilizados em todo o mundo. Só no Brasil, temos mais de 205 milhões de conexões mobile. Livros, filmes, sites, amigos, tudo está “linkado” ao celular e as redes sociais num todo.

As redes sociais mais utilizadas

A pesquisa abaixo mostra as redes sociais mais utilizadas no Brasil. Vale lembrar que esse relatório foi feito no início de 2021 com base em dados de 2020 e utiliza dados de usuários de 16 a 64 anos.

Observe que a rede social mais utilizada no país atualmente é o Youtube, seguida pelo WhatsApp. Em terceiro e quarto lugar aparecem Facebook e Instagram, respectivamente.

Os 3 pilares de uma rede social

Se pensarmos sobre o que nos motiva a abrir o Instagram, o Facebook, e tantas outras redes sociais, veremos que nossas ações estão em busca do conteúdo que tais redes promovem. É o conteúdo um dos pilares de uma rede social.

Conteúdo

Seja ele gerado por pessoas, empresas, marcas, é o conteúdo o fator primordial para uma rede social. Afinal, qual seria o sentido de manter uma rede social sem conteúdo, não é mesmo?

Para entender mais, você precisa se aprofundar no Marketing de Conteúdo.

Pessoas e Marcas/Empresas

Além do conteúdo, outro elemento importante para compor uma rede social são as marcas e empresas, artistas, pessoas, etc.

Seja um político até uma figura pública, banda de rock ou empresa, todos estão neste meio, interagindo dialogando, gerando conteúdo e interesse.

Conexões

O terceiro pilar que compõe uma rede social são exatamente as conexões, ou seja, as interações entre as pessoas e os conteúdos, e todos os envolvidos neste emaranhado.

Para ser bem-sucedido em uma estratégia de rede social, é extremamente necessário apostar em conteúdo. Afinal, sem ele não haverá a interação, interesse e presença digital de sua marca, negócio ou produto.

Portanto, lembre-se sempre destes 3 elementos, que deverão nortear suas ações em uma mídia social.

O consumidor também é mídia

Outro fator fundamental no que tange uma boa estratégia em mídias sociais é ter em mente que o consumidor também é mídia.

Afinal, ele é um propagador em potencial de sua marca e empresa.

É importante que o conteúdo utilizado na estratégia de mídia social gere conversas, interatividade com o seu público.

https://www.instagram.com/p/BBLdOrzig8o/

Não é apenas promover, fazer propaganda do seu negócio. É preciso também abordar assuntos relevantes ao seu público, que gerem interesse na sua marca, de maneira indireta.

Como diz Matt Goulart:

“Social media é sobre pessoas, não sobre a sua empresa”.

Pense nas pessoas, nos conteúdos que elas gostariam de ver, e não em se autopromover e ficar falando a todo tempo, sobre a sua própria empresa. Produza conteúdos que entregue valor a estas pessoas.

Comece do começo

Partindo da premissa de que você resolveu atuar nas redes sociais, é preciso lançar mão de uma estratégia bem definida.

Como fazer isso? Primeiramente, é preciso compreender a missão de seu negócio. O que você espera atuando nas mídias sociais? Que resultados você espera? Onde você quer chegar?

Definir o objetivo de sua atuação nas redes sociais trará clareza no planejamento de ações a serem realizadas. Sem esta definição corre-se o risco de ter pouco ou nenhum resultado. Infelizmente ainda vemos empreendedores e mesmo profissionais de marketing dizendo coisas como: “Temos que estar lá pois nossos concorrentes estão” ou outras frases que demonstram a falta de clareza daquela estratégia.

Bem, feito este alerta e de posse destas informações, partimos para a parte tática:

  • Quais redes sociais estar presente?
  • O que postar?
  • Como eu posto?
  • Que horas devo postar?
  • Com que frequência?
  • Faço imagens, vídeos, carrossel, stories?
  • E os títulos, descrições?

Sempre comece do começo, traçando a estratégia, planejando o conteúdo que será postado, definindo antes de tudo, o objetivo de marcar esta presença online. Caso você não siga este roteiro, estará no caminho do fracasso, realizando postagens aleatórias e não chegando a lugar algum.

Likes não pagam aluguel

Outro alerta importante: Não adianta criar postagens apenas buscando apenas “likes”. Não são eles que pagarão suas contas ou o aluguel. É preciso ter clareza nos resultados que você objetiva e definir uma estratégia de conteúdo que te leve a tais objetivos.

Cada postagem pode ter um objetivo diferente. Geralmente um objetivo atrelado à uma das etapas da jornada de compra. E aqui chegamos ao Planejamento ou Plano de conteúdo.

Plano de conteúdo para Redes Sociais

Para não criar postagens aleatórias, crie um plano de conteúdo, levando em conta sua persona e a jornada de compra pelo qual ela passa.

Para não errar neste ponto é imprescindível que você conheça a fundo sua Persona. Algumas ferramentas que irão te ajudar neste processo são:

  • Pesquisas Quantitativas
  • Pesquisas Qualitativas
  • Entrevistas
  • Focus Group
  • Análise de Dados Históricos (se houver)

As personas não são criadas pelo “feeling” ou apenas pelo conhecimento de mercado. É importante falar com as pessoas que pertencem ao seu público para conhecê-las a fundo e tirar insights relevantes.

Com isso, teremos a capacidade de criar conteúdos valiosos nas redes sociais, que tragam valores reais para a vida desta persona.

Entendendo a Jornada de Compra

Todo consumidor passa por algumas etapas antes de concluir alguma compra. Estes passos são chamados de jornada de compra no marketing. Abaixo seguem as 4 etapas:

Tenha em mente que cerca de 80% do volume do seu conteúdo será direcionado ao aprendizado e descoberta, e reconhecimento do problema, e os 20% restantes, para consideração de solução e decisão de compra.

Esta porcentagem se justifica da seguinte forma: já pensou se você ficasse a todo tempo enaltecendo nas redes sociais o quanto é incrível ser seu cliente, com postagens em volume excessivo de depoimentos de clientes, que são conteúdos de decisão? Ou ainda falando a maior parte do tempo o quanto seu produto é incrível?

Você acreditaria que este fluxo de conteúdo iria atingir seus objetivos? Na verdade, para engajar as personas é preciso pautar os conteúdos, de uma forma que eles gerem o valor que ela busca, supram necessidades e solucionem problemas. Só então ela vai confiar no seu produto, marca e serviço, compreende?

Territórios da Marca: qual conteúdo produzir?

Jornada de Compra e Territórios de Marca

É comum não saber exatamente qual conteúdo produzir. Para ajudar neste sentido, podemos nos utilizar dos territórios da marca:

De acordo com este cenário, temos uma expectativa que gira em torno do seguinte cenário:

  • Falar menos da marca;
  • Falar um pouco dos produtos da marca;
  • Falar mais ainda das experiências que os produtos da marca oferecem;
  • E fale muito mais dos territórios.

Mas o que são estes territórios? Confira na imagem a seguir:

Territórios de Marca
Territórios de Marca

Territórios são as áreas temáticas onde a marca pode atuar. Se pensarmos em uma empresa de marketing digital como a Mirago, por exemplo, podemos mencionar territórios que se relacionam com a empresa, como tecnologia, marketing, comportamento, vendas, consumo, branding, empreendedorismo, etc.

Tudo isso está rodeando a marca, e que servirão de temas para a produção de conteúdos ricos e relevantes às suas personas nas redes sociais.

Isso pode ser explorado nas mídias sociais, sem soar “chato” ou egocêntrico, por exemplo.

Como diz Gary Vaynerchuk:

“Jab, jab, jab, gancho de direita!”

Se você quer saber como ser um social media de destaque, atente-se aos exemplos de Gary Vaynerchuk, um dos profissionais mais renomados da atualidade. Ele demonstra o que o é social media marketing e como se destacar no segmento.

Em um de seus livros, Gary diz que boa parte das pessoas subestimam a importância do jab. Pegando como exemplo, uma luta de boxe, ele retira o conceito de que o lutador não deve ficar parado, esperando o opositor vir pra cima.

Durante toda a luta, deve existir a troca de jabs, estudando o oponente.

O jab tem o intuito de, por meio de pequenos golpes, constantes, cansar a pessoa, correto? Este estudo vai aos poucos, abrindo a guarda para que você possa finalmente mandar o sue gancho de direita.

O que o Boxe tem a ver com Redes Sociais?

Nas redes sociais, o que percebemos, segundo a concepção de Gary, é que as marcas estão agindo errado. Elas não estudam o público, elas partem direto pro gancho de direita, que no mundo dos negócios, pode ser traduzido como uma oferta que diz COMPRA COMIGO!

Se você quer executar o melhor plano estratégico de social media, não parta pro gancho de direita antes de estudar seu cliente, antes de trocar jabs!

Pense no jab como o pequeno conteúdo, um conteúdo rico, relevante, e que traz valor. Seja no Stories do Instagram, no Linkedin, e-mail, entre outros, procure marcar presença com bons conteúdos do público, sem “dar o gancho”, mas com pequenas e instrutivas inserções, entregando conteúdo e sem pedir para ele comprar.

O conteúdo que você irá utilizar nas redes sociais não pode ser “jogado” de qualquer forma. Ele deve ser otimizado, de acordo com o canal utilizado para distribuí-lo.

Ele deve ser estratégico, relevante ao público. Após publicado, ele deve ser avaliado, percebendo qual foi o retorno, quais tipos de conteúdos tiveram melhores resultados, sempre passando por uma análise.

Melhores horários para postar nas redes sociais

Há estudos sobre o tema “melhores horários para publicação em social media”, porém, não há uma regra específica que possa nortear todos os negócios da mesma forma. Isso pelo fato de que é sempre necessário mensurar os resultados, de acordo com a reação das pessoas.

Por exemplo, se você tem como negócio uma balada, obviamente o comportamento e reação o seu público será diferente daquele de uma padaria.

Há uma média geral de horários considerados “melhores”. Porém, ela serve como um ponto de partida, que deverá ser adaptada à realidade do seu negócio e do seu público.

A palavra-chave neste quesito é testar. Sempre teste horários e veja como é o retorno.

Em um desses estudos a Sprout Social revelou os seguintes melhores horários:

Facebook

Acompanhe o gráfico de engajamento global do facebook e os melhores horários para postar nesta rede social:

  • Melhores Horários: Terça, Quarta e Sexta 9 da manhã às 13h da tarde.
  • Melhores Dias: Terça, Quarta e Sexta
  • Pior Dia: Sábado

Vale lembrar que este é um estudo global (não é exclusivo do Brasil), mas de qualquer maneira, vale a pena olhar para estes dados e fazer testes.

Instagram

Veja o gráfico de engajamento global do Instagram e os melhores horários para postar:

  • Melhores horários: Terças 11h às 14h, Segundas até Sextas às 11h da manhã
  • Melhor dia: Terça-feira
  • Pior Dia: Domingo

Linkedin

Acompanhe o gráfico de engajamento global do Linkedin e os melhores horários para postar nesta rede social:

  • Melhores Horários: Terças até Quintas – 9h às 12h
  • Melhores Dias: Terças e Quartas
  • Pior Dia: Domingo

Twitter

Abaixo temos o gráfico de engajamento global e os melhores horários para postar nesta rede social:

Melhores horários para postar no Twitter
  • Melhores horários: Quartas-feiras das 9h às 15h, Terças às Quintas das 9h às 11h.
  • Melhor Dia: Quarta-feira
  • Pior Dia: Sábado

Em resumo: Olhe para estes dados e procure fazer testes mas sempre observando sua realidade. Como vimos, estes são dados macro e globais, portanto, nem sempre podem fazer sentido ao seu dia a dia.

Alcance orgânico x alcance pago

O alcance orgânico da rede social se refere ao percentual de pessoas que a sua publicação alcança de forma gratuita, ou seja, sem a necessidade de se investir dinheiro.

Em contrapartida, o alcance pago é aquele cujo post é impulsionado.

A tendência é que com o tempo as redes sociais diminuam seu alcance orgânico. Isso já ocorreu e ocorre com o Facebook. Tudo porque é necessário que essas empresas incentivem os anunciantes a pagarem.

Portanto, se você está pensando ainda se deve ou não começar uma estratégia de social media no Instagram, não perca mais tempo, o momento é agora.

Também jamais deixe de impulsionar as publicações para chegar em um número maior de pessoas, isso é muito importante. Para tanto, não deixe de utilizar o gerenciador de anúncios presente no Facebook.

O próximo passo…

Entender sobre Redes Sociais é essencial para conseguir traçar uma boa estratégia para sua marca no ambiente digital. É preciso, também, entender qual a metodologia que vai fazer o público das suas redes sociais continuar no Funil de Vendas.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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