Fazer um planejamento de conteúdo é uma tarefa fundamental para atrair visitantes qualificados. É comum ver empresas produzindo conteúdo sem antes fazer um planejamento bem estruturado.

O bom conteúdo é a única forma das pessoas que não te conhecem ainda encontrar o seu site na internet. A internet já está cheia de sites bonitos, modernos e que não geram novos negócios.

Para que seu site atraia visitantes qualificados, investir na otimização do site e num bom planejamento de conteúdo é essencial.

Ao planejar seu conteúdo é importante separar o que será conteúdo do site e o que será conteúdo do blog.


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Aprenda planejamento e técnicas de otimização para que você consiga aumentar o alcance de suas publicações (e obter mais resultados).

Planejamento de Conteúdo para o site

É comum que o cliente peça que o conteúdo seja copiado do site atual ou mesmo dos concorrentes, o que não deve ser feito nunca.

Um dos erros mais comuns, ao produzir o conteúdo de um site, é simplesmente produzí-lo sem fazer pesquisa. Como já vimos anteriormente, fazer uma pesquisa de palavras-chave vai nos ajudar a entender como as pessoas buscam por aquilo que oferecemos.

O planejamento de conteúdo tendo em vista o SEO se baseia em colocar à disposição do público aquilo que ele realmente procura. Por exemplo: seu site tem uma aba chamada “serviços”? Se sim, você já parou para pensar que esse nome não é exatamente o que o público procura?

No caso que exploramos na aula, destacamos a importância de trocar a palavra serviços na barra do site pelos termos que o seu público naturalmente pesquisa.

É preciso também ter noção de que as pessoas nem sempre chegam ao seu site já focadas em comprar. Por isso é importante construir uma estratégia de conteúdo que respeite todas as etapas da Jornada de Compra.

Planejamento de Conteúdo para o Blog

A maior parte dos usuários navegando na internet não estão prontos para realizar uma compra.

Um dos grandes motivos para se ter um blog é para atrair pessoas que estão nos estágios anteriores a compra e poder iniciar um relacionamento com elas em estágios anteriores ao momento da compra.

Para criar um conteúdo realmente atrativo você deve conhecer a fundo seu público e a jornada de compra dele.

Buyer Persona

As personas são personagens “semi” fictícios que são criados a partir dos dados do seu público. Eles são importantes para a estratégia de conteúdo pois mostram como direcionar sua produção.

Público alvo vs Buyer Persona
Público alvo vs Buyer Persona

É importante não realizar a criação da Buyer Persona por achismo. Tente sempre pegar dados de clientes do passado e analisar, criando “grupos” regulares que definam um perfil. A partir disso é mais fácil fechar um conteúdo interessante.

Sabendo para quem você está criando conteúdo, você pode aplicar os conceitos de Topo, Meio e Fundo de Funil para criar um conteúdo mais direcionado.

Calendário Editorial

A consistência é um fator fundamental para sua estratégia de SEO ser eficaz. Manter o ritmo de publicações e qualidade das mesmas é super importante.

Uma forma de organizar isso com antecedência é produzindo um calendário editorial. O calendário vai te ajudar a planejar com antecedência, quais os conteúdos que serão produzidos e quando.

Para se aprofundar no assunto, confira a nossa palestra de Marketing de Conteúdo.

https://www.youtube.com/watch?v=GGEMKEvKoB4

O próximo passo...

Entender o planejamento de conteúdo passa também por entender tudo que está incluído no marketing de conteúdo. É preciso também se aprofundar nas funções do blog corporativo para entender como fazer uso dele no seu marketing digital.





Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.