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Quais serviços de marketing digital uma agência deve oferecer?

Quais serviços de marketing digital uma agência deve oferecer?

Quais serviços uma agência de marketing digital deve oferecer? Descubra como montar seu mix de serviços.
serviços de marketing digital

Muitas empresas já perceberam a importância de ter uma boa estratégia e de estarem presentes online, logo, a demanda por serviços de marketing digital tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. A pandemia, inclusive, acelerou muito esse processo. 

De acordo com o relatório realizado pela “The CMO Survey”, é estimado um crescimento de 16,2% no investimento em marketing digital, somente em 2022. 

pesquisa sobre orçamento de marketing

Como podemos observar, o mercado do marketing digital está aquecido hoje e oferece boa perspectiva para agências de marketing digital e freelancers que quiserem oferecer os diversos serviços que podem ser prestados. 

Com tantas possibilidades, é importante fazer escolhas inteligentes que façam sentido, não só para seu cliente, como para a própria agência/freelancer. Selecionamos os 10 principais serviços de marketing que recomendamos que você ofereça às empresas. 

Boa leitura! 

O que são serviços de marketing digital?

Podemos chamar de serviços de Marketing Digital um conjunto de atividades que agências ou freelancers prestam para outras empresas com foco em digital, com o objetivo de atrair mais clientes, posicionar a empresa, criar relacionamentos, enfim, fazer o cliente crescer e atingir seus objetivos

Para que esses profissionais tenham sucesso, é importante manter uma estratégia bem definida de negócio e oferecer desde serviços básicos de marketing digital, como também serviços mais complexos que atendam o crescimento dos clientes. 

Isso não quer dizer que sua agência irá ofertar todos os serviços possíveis, mas sim selecionar o que é rentável, e o que se complementa, aliado ao que é normalmente mais procurado. Dessa forma, você consegue diminuir o churn, fidelizando os clientes.

Principais serviços de marketing digital

Vamos entender quais são alguns dos principais serviços na área:

1. Gestão e monitoramento de redes sociais

O gerenciamento de mídia social é um dos serviços de marketing mais comuns de serem oferecidos atualmente. Consiste em criar estrategicamente posts, publicar e analisar os conteúdos que são ofertados nas mídias sociais, como Instagram, Facebook ou LinkedIn.

Há também o atendimento ao cliente e o fortalecimento do relacionamento por meio de interações nos comentários como parte importante deste serviço. 

Existem diversas ferramentas no mercado que auxiliam os profissionais a executarem o trabalho. Confira as algumas delas abaixo:

ferramentas de gestão de redes sociais para prestar serviço de marketing digital

2. Design gráfico

Complementando o serviço de gestão de redes sociais, você pode oferecer serviços de arte para a criação das publicações e demais necessidades do perfil, como capas para fanpage no Facebook, produção de ícones para os destaques, entre outros. 

O design gráfico também complementa todos os outros serviços de marketing que possam ser ofertados, sendo responsável por toda a composição visual e permitindo aplicações variadas. 

Confira as ferramentas mais comuns para a execução deste serviço:

ferramentas de design gráfico e vídeo

3. Desenvolvimento de sites e blogs

Muitos clientes buscam um site ao iniciar uma estratégia de marketing para estar de forma mais presente e profissional no mundo digital e passar mais credibilidade para seus clientes. Geralmente, após os serviços de marketing citados acima, é a demanda mais recorrente.

Oferecer o desenvolvimento de sites é uma ótima opção de serviço complementar. Além do mais, ao oferecer serviços de inbound marketing/marketing de conteúdo, você também pode desenvolver uma página específica para blogs. 

A ferramenta mais utilizada para esses serviços é o WordPress. Para dar o start em seus conhecimentos na plataforma, a Mirago oferece o Curso de WordPress Básico – Gratuito e Online. Confira algumas ferramentas populares:

ferramentas de desenvolvimento de sites

4. SEO

Agora que seus clientes já possuem um site (e possivelmente até um blog), é a hora de oferecer seus serviços de otimizações. Com o SEO é possível otimizar sites e páginas específicas para que ganhem maior visibilidade na busca orgânica (gratuita) do Google.

Este serviço é fundamental para seus clientes e deve ser oferecido, independentemente do site ter sido ou não desenvolvido por você.

Com uma estratégia eficaz de SEO você também vai fortalecer a autoridade do site, indexar mais páginas no Google e atrair maior volume de tráfego orgânico (economizando em tráfego pago, consequentemente). 

ferramentas de seo

5. Inbound Marketing

Com o site no ar e as mídias sociais contando com uma gestão eficiente, é hora de agregar o Inbound Marketing: uma das principais estratégias de Marketing Digital. Se sua agência deseja propor uma comunicação de marca eficiente e moderna para os clientes, é fundamental oferecer esse serviço. 

O principal objetivo do inbound é transformar usuários desconhecidos em clientes por meio de um funil de vendas dividido em 4 etapas: Atração, Conversão, Vendas e Encantamento. Dessa forma, é possível ganhar a atenção e confiança do consumidor através do relacionamento para, depois disso, vender a ele.

Você pode acessar o curso de Inbound Marketing e aprender do zero como implementar esse serviço para as empresas que fizerem contato com você ou com sua agência.

ferramentas de inbound marketing para prestar serviço de marketing digital

Dentro dessa estratégia macro (Inbound Marketing), contamos com diversas outras estratégias importantes para fazer o conjunto ser efetivo. Listamos abaixo quais são:

6. Marketing de Conteúdo

Talvez um dos serviços de marketing digital mais conhecidos e um dos braços mais importantes do inbound, o marketing de conteúdo irá produzir com qualidade toda a parte textual de landing pages e e-mails marketing, artigos de blog, materiais ricos (como e-books, infográficos, webinars, whitepapers, calculadoras) e até mesmo legendas e demais necessidades de copywriting dos posts para redes sociais. 

Vale lembrar que não é somente a parte de texto que o marketing de conteúdo pode atuar, mas também na parte gráfica, audiovisual e outras. Enfim, tudo o que diz respeito a variados tipos de conteúdo que façam sentido para os objetivos e estratégia da empresa.

A marca que utiliza essa estratégia passa a ajudar sua persona a resolver dores e problemas, ao oferecer materiais de valor e relevância, se tornando uma autoridade no assunto e trabalhando o relacionamento entre marca-cliente. 

7. E-mail marketing

O e-mail-marketing ainda é parte importante da comunicação entre marcas e clientes. Com a utilização dessa ferramenta é possível trabalhar o relacionamento com o lead através de newsletters, demonstrar autoridade ao enviar informações ao longo de fluxos de automação e muitas outras possibilidades! 

Existem plataformas completas no mercado hoje que permitem analisar todas as métricas relacionadas a uma campanha, desde taxa de abertura até qual foi a CTA (Call to Action ou chamada para ação) que obteve melhor performance. 

Os e-mails podem ser trabalhados com inúmeras segmentações, para potencializar as campanhas e atingir somente os leads ideais. 

8. Criação de Landing Pages

As landing pages são páginas de captura, que servem como uma barreira antes de entregar algo de valor para o visitante. Geralmente, com o objetivo de conversão,  são utilizadas para a divulgação de materiais ricos em troca de informações de contato do visitante. 

O visitante tem acesso a algumas informações sobre o que está sendo oferecido e também a um formulário na página que, ao ser preenchido, libera o acesso ao material rico em questão.

Assim que há a conversão, passamos a chamar o visitante de lead. A partir desse ponto, o material rico é liberado. Comumente, então, o lead entra em um fluxo de automação, onde será nutrido para avançar nas etapas do funil de vendas. 

Sua agência pode oferecer o serviço de criação de landing pages quando o marketing de conteúdo estiver rodando e já tiverem materiais disponíveis para o público. 

9. Automação de marketing

A automação de marketing consiste no uso de plataformas específicas que permitem reduzir esforços manuais, automatizar ações e processos, além de aumentar as vendas e a eficiência das ações, diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), reter mais clientes e contribuir para o sucesso da estratégia em geral.

Uma boa plataforma de automação irá te oferecer uma gama de funcionalidades extremamente úteis e necessárias na hora de executar sua estratégia e gerenciar leads, como segmentação dos contatos, lead score, envio de e-mail marketing, criação de fluxos automáticos, pop-ups e landing pages, emissão de relatórios e diversas outras funcionalidades. 

10. Tráfego Pago (Google Ads, Facebook Ads, etc)

Com toda a estratégia finalizada e os serviços de marketing digital contratados começando a rodar, é hora de potencializar os resultados com o tráfego pago.  

Ao entender qual a persona do cliente, é possível comprar palavras-chave específicas no Google Ads para fazer anúncios que direcionam ao site, divulgando produtos e serviços. Também é possível patrocinar posts em redes sociais como Instagram Ads e Facebook Ads ou mesmo vídeos no TikTok Ads, por exemplo. 

É sempre recomendado utilizar o tráfego pago nas estratégias oferecidas pela agência/freelancer, já que depender do alcance orgânico (principalmente em redes sociais) é algo que pode ser frustrante, tanto para o cliente como para você.

A Mirago oferece uma gama de cursos de tráfego pago para ampliar seus conhecimentos. Acesse a página e inclua mais esse serviço em seu portfólio. 

ferramentas de tráfego pago

11. Digital Analytics

Outro serviço de marketing digital importante, e que pode ser oferecido aos seus clientes, é o Digital Analytics. Essa área importante do marketing visa analisar todas as informações e métricas sobre o negócio, incluindo seu público alvo, segmento em que está inserido e até seus concorrentes!

As análises podem ser inúmeras e variar de acordo com o tipo de negócio. Por exemplo, um prestador de serviços possui métricas e indicadores diferentes de um e-commerce. Cabe à agência ou ao profissional de marketing fazer a análise de dados em busca de insights relevantes para o negócio.

O ambiente digital proporciona a mensuração de praticamente tudo e utilizar dessas informações é o modo mais inteligente e seguro de tomar decisões. Dessa forma, o Digital Analytics propõe a coleta, armazenamento e análise dos dados para tomadas de decisão mais assertivas e otimização das estratégias de marketing. 

ferramentas de digital analytics

Pense em oferecer serviços de marketing digital como uma solução integrada

Independente de quantos e quais serviços que listamos acima você escolha oferecer, é fundamental entender como integrar as estratégias que você irá trabalhar para prestar um serviço que apresente bons resultados aos clientes. 

É comum que freelancers e pequenas agências comecem oferecendo um serviço único, como gestão de mídias sociais. Entretanto, oferecer somente esse serviço e continuamente apresentar relatórios apenas com métricas “de vaidade” – como curtidas, seguidores e compartilhamentos – faz com que você não consiga comprovar resultados “reais” aos seus clientes. 

Estruturar uma solução integrada contribui para a fidelização dos clientes, além de ser possível apresentar dados mais concretos com diversas outras métricas. Confira mais vantagens de integrar os serviços oferecidos: 

vantagens de oferecer serviços de marketing digital de forma integrada

Onde aprender mais sobre serviços de Marketing Digital?

Se você está iniciando neste universo e quer aprender mais, conheça nosso Curso de Marketing Digital Gratuito. Com ele, você terá um excelente ponto de partida, contando com uma visão geral sobre o leque de possibilidades do setor.

Caso queira se capacitar ainda mais, assine o Plano PRO: são mais de 50 cursos específicos de marketing digital. O Plano PRO é o melhor amigo do prestador de serviços, pois oferece conteúdos relevantes e práticos que ajudam agências ou freelancers a colocar em prática os serviços e atender melhor seus clientes. Todo mês a plataforma é alimentada com novos cursos e os assinantes contam com fórum de dúvidas para não travar nos estudos.

No Plano Pro Anual, nossos alunos ainda se beneficiam do Método Start Sua Agência – um passo a passo estruturado para quem deseja prestar serviços de marketing digital. Com o Método da Mirago, você será orientado por professores referência de mercado, do zero à recorrência, que te guiarão rumo à uma agência de sucesso. 

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Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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