Quer aprender na prática? Conheça o Marketing Digital Expert
Dias
Horas
Min
Seg

Sidebars no WordPress (Áreas de Widgets)

Entenda como utilizar as sidebars para melhorar a estrutura do seu site WordPress. Saiba tudo sobre Sidebars e Widgets!

Ao personalizar seu site WordPress você vai se deparar com o uso de sidebars. Caso não esteja utilizando um page builder, você provavelmente estará usando um tema WordPress que possui uma ou mais posições de sidebar.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Conheça o curso

O que é uma Sidebar?

Sidebars são espaços reservados em seu tema para a inclusão de widgets do WordPress. Sobretudo, as sidebars te permitem adicionar pequenos blocos de conteúdo (widgets) em áreas diferentes daquelas reservadas para o conteúdo principal.

O nome sidebars (barras laterais) pode sugerir que elas fiquem nas laterais, mas elas também podem aparecer na parte superior ou inferior de um tema.

Posições de Sidebars

É importante lembrar que cada tema pode apresentar um número diferente de sidebars. Além da quantidade de sidebars, as posições e nomes delas também podem variar de um tema para o outro. Por isso é importante que você conheça bem o seu tema, antes de começar a personalizá-lo.

Vamos pegar como exemplo o tema Twenty Nineteen. Esse tema apresenta as seguintes posições de sidebar:

  • Rodapé
Sidebars do Twenty Nineteen
Sidebars do Twenty Nineteen

Já o tema Twenty Sixteen apresenta as seguintes sidebars:

  • Barra lateral
  • Rodapé 1
  • Rodapé 2
Sidebars do Twenty Sixteen
Sidebars do Twenty Sixteen

Deu para perceber que tanto a quantidade quanto o nome das sidebars podem variar de um tema para o outro. Por isso, ao trocar de tema é sempre importante revisar se os seus widgets estão onde deveriam estar.

Exemplos de Sidebars

As posições mais tradicionais para as sidebar são nas laterais. No Exemplo abaixo temos o tema Avada, com uma sidebar na lateral esquerda. Apesar de ter um sidebar na esquerda, o Avada conta com diversas posições diferentes de sidebar.

Sidebar na lateral esquerda
Sidebar na lateral esquerda

Já no exemplo abaixo, temos o tema Flatsome com uma sidebar na lateral direita.

Sidebar na lateral direita
Sidebar na lateral direita

O que incluir em suas sidebars?

Na hora de utilizar as sidebars é fundamental que você conheça muito bem os widgets do WordPress. Além dos widgets nativos do WP, você ainda pode instalar novos plugins que disponibilizam novos widgets para sua utilização.

Embora exista uma gama muito grande de widgets, alguns deles costumam ser muito utilizados em sidebars. A seguir, alguns dos widgets mais utilizados nas sidebars:

Posts Recentes

Uma das formas de divulgar suas postagens mais recentes é incluindo uma lista dos seus últimos posts na sidebar. Dessa forma, um visitante que estiver lendo qualquer uma das suas postagens poderá conferir as suas novidades.

Posts Relacionados

Se um visitante seu está lendo algum post, possivelmente ele tem interesse naquele assunto. Dessa forma, nada mais conveniente do que oferecer a ele mais posts relacionados àquele assunto.

Categorias

Outra forma de facilitar a navegação do seu visitante é exibindo uma lista das principais categorias do seu blog. Assim seu visitante consegue acessar rapidamente os assuntos de maior interesse dele.

Banners

Em muitos momentos, sua empresa vai querer divulgar algo com maior intensidade. Por exemplo, imagine que sua empresa está organizando um evento que está prestes a acontecer. Você pode inserir um banner na sidebar para divulgar esse evento.

Os banners também são muito utilizados para divulgar materiais ricos, caso sua empresa esteja utilizando a estratégia de inbound marketing.

Professor
Dúvidas
Fórum de dúvidas disponível apenas para assinantes.

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mirago a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.