Você sabia que a sobreposição de públicos no Facebook Ads pode impactar negativamente os resultados de suas campanhas? Pois é, apesar de ser algo relativamente simples de evitar, muitos anunciantes cometem deslizes com esta questão. Vamos entender tudo sobre isso?

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Você vai aprender a gerar tráfego qualificado, aumentar a visibilidade de sua marca e vender muito mais usando o todo o poder do Facebook Ads e Instagram Ads.

O que é sobreposição de públicos no Facebook?

A sobreposição de públicos ocorre quando você tem dois (ou mais) conjuntos de anúncios em que os públicos se sobrepõem, fazendo com que dois ou mais de seus anúncios participem do mesmo leilão.

Neste momento você pode estar pensando: “Bem, isso não me parece tão ruim assim, afinal qual é o problema de ter alguns anúncios participando de um mesmo leilão? Na verdade parece até algo positivo, certo”? Na verdade não, vamos entender como esta prática pode afetar o desempenho de suas campanhas.

Qual o impacto da sobreposição de públicos em minhas campanhas?

Para facilitar o entendimento, tenha sempre em mente que o Facebook sempre escolherá o anúncio com valor total mais alto para competir no leilão e deixará todos os demais de fora. Vamos exemplificar:

Imagina que você tenha dois conjuntos de anúncios: A e B

  • Conjunto de Anúncios A: Público que se envolveu com suas publicações no Instagram nos últimos 30 dias
  • Conjunto de Anúncios B: Público que visitou seu site nos últimos 30 dias

sobreposição de públicos no facebook

Perceba, portanto, que na intersecção do diagrama acima acontece a sobreposição de públicos (pessoas que estão em ambos os conjuntos de anúncios).

O problema da sobreposição de públicos

Com esta sobreposição de públicos no facebook, veja o que acontece num cenário hipotético em que ocorrem os leilões para exibição de anúncios:

  • Os anúncios do Conjunto de Anúncios A participaram de 100 leilões, “venceram” e foram exibidos em 40 deles.
  • Os anúncios do Conjunto de Anúncios B participaram de 20 leilões, “venceram” e foram exibidos em apenas 5 deles.

Considerando que o orçamento para ambos é exatamente o mesmo e que existe uma sobreposição de públicos entre eles, é possível dizer que os anúncios do conjunto de anúncios B estão sendo prejudicados e, portanto, menos exibidos por não entrarem igualmente nos leilões.

E qual o problema disso?

Ao ter sua participação reduzida nos leilões, isso pode trazer alguns impactos, como:

  • Não gastar todo o orçamento proposto naquele conjunto de anúncios;
  • Não atingir o número de conversões necessário para sair da fase de aprendizado;

Tudo isso pode prejudicar o retorno de seu investimento.

Como saber se minhas campanhas estão com sobreposição de públicos no Facebook Ads?

Para descobrir se existe sobreposição de públicos entre seus conjuntos de anúncios é relativamente simples, pois o Facebook disponibiliza esta ferramenta de diagnóstico.

Basicamente você tem duas maneiras:

1. Ferramenta Inspecionar

1. Na seção conjunto de anúncios, clique na opção “Inspecionar”.

inspecionar conjunto de anúncios

2. Após clicar, abrirá uma outra tela. Certifique-se de inserir, no mínimo, os últimos 7 dias no período (menos que isso a ferramenta não exibirá resultados).

3. Procure a seção “Sobreposição no Leilão”, rolando a tela para baixo. Você verá um gráfico como este abaixo.

sobreposição no leilão do facebook

Neste caso específico do gráfico acima, não há nenhuma sobreposição de públicos.

2. Guia Públicos

A segunda maneira de entender se existe sobreposição de públicos no facebook é pela Guia Públicos:

1. Acesse a Guia Públicos

2. Marque a caixa ao lado dos públicos que você deseja comparar (até cinco)

selecionar públicos

3. Clique em Ações (…) > Mostrar sobreposição de público

mostrar sobreposição de públicos

Esta ferramenta irá te mostrar se existe alguma sobreposição no leilão de um conjunto de anúncios ativo do período definido. Por exemplo, um conjunto de anúncios com 30% de sobreposição no leilão foi excluído de 30% dos leilões disponíveis.

Este relatório pode ser chave para entender se o desempenho das campanhas está caindo por conta do aumento da sobreposição de públicos ao longo do tempo. Se este for o caso, é preciso fazer otimizações.

Como evitar a sobreposição de públicos no facebook?

A maneira mais simples de evitar a sobreposição de públicos em diferentes conjuntos de anúncios é utilizando a exclusão de públicos.

Ao criar suas campanhas, você poderia ter feito a seguinte configuração inicial:

  • Conjunto de Anúncios A: Permanece igual
  • Conjunto de Anúncios B: com a Exclusão do Público do Conjunto de Anúncios A (como no exemplo abaixo)

exclusão de públicos no facebook

Mas cuidado: Existe um ponto de atenção aqui. Esta exclusão de públicos deve ser feita numa ordem (do maior público para o menor). Ou seja, não é recomendado excluir do conjunto de anúncios um público maior do que o público escolhido.

Ex. Comece com seu maior público (ex. um público semelhante) e não exclua nada dele. No segundo conjunto de anúncios, insira o segundo maior público (ex. envolvimento com o instagram) e exclua o primeiro (público semelhante). E assim por diante.

Desta forma, uma maneira simples de entender, seria algo como:

Conjunto de anúncios A: segmentação 1

Conjunto de anúncios B: segmentação 2 (excluindo a segmentação 1)

Conjunto de anúncios C: segmentação 3 (excluindo a segmentação 1 e 2)

Conjunto de anúncios D: segmentação 4 (excluindo a segmentação 1, 2 e 3)

Concluindo

Como vimos, monitorar uma possível sobreposição de públicos no Facebook é fundamental para obter melhor performance de suas campanhas. Com este aprendizado, faça uma checagem completa em sua conta e entenda se haverá necessidade de otimizar alguns pontos.

Caso queira saber mais sobre a sobreposição de públicos no Facebook e tudo sobre como anunciar na plataforma, confira nosso Curso de Facebook Ads e Instagram Ads.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.