Você sabe diferenciar o Social Media Marketing do Social Media Optimization? Esses dois conceitos são parecidos com SEO e SEM, mas aplicados às mídias sociais.

Vamos entende um pouco mais sobre a relação do Social Media Marketing e do Social Media Optimization e o papel de cada um deles no seu planejamento de mídias sociais.

Reproduzir vídeo
4.6
4.6/5

(8 avaliações)

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!

Social Media Marketing

O Social Media Marketing (SMM) é muito semelhante ao Search Engine Marketing. Da mesma forma como o SEM envolve a compra de espaço para gerar cliques, o SMM diz respeito à compra de anúncios e posts patrocinados.

A compra de espaço de mídia com influenciadores de mídias sociais também é parte do SMM. A ideia é atingir mais pessoas através de um investimento.

O Search Engine marketing também ajuda a atingir mais pessoas através dos seus conteúdos. Isso é importante porque é caro produzir conteúdo, então é importante fazer o que foi produzido atingir o público.

Social Media Optimization

O Social Media Optimization (SMO) é o equivalente das mídias sociais para o SEO. A ideia é adotar práticas que ajudam seu conteúdo a atingir mais pessoas, sem contar com um investimento nesse caso.

Algumas das práticas do SMO são simples: entender o melhor horário de postagens, por exemplo. Além disso, é importante entender qual conteúdo é mais favorável para cada mídia social.

É muito importante entender que cada mídia social vai ter também suas próprias características de otimização. O SMO, combinado com o SMO, são os caminhos para atingir seu público de forma eficiente.

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital há mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.