Temas ou Page Builders?

Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Descubra onde procurar temas de qualidade e que fatores levar em consideração na hora de escolher. Escolher apenas pela aparência nem sempre é uma boa ideia.

Na hora de pensar no visual do seu site é comum ficar na dúvida: usar um tema do WordPress ou um Page Builder? Bem, para te ajudar nessa decisão é importante que você entenda o que cada um deles faz.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Completo Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Aqui no Curso de WordPress Completo e no Curso de WordPress Gratuito, vimos que é possível trabalhar no conteúdo do site e paralelamente em seu visual.

O que é um tema do WordPress?

Costumo dizer que o conteúdo no WordPress equivale ao nosso corpo humano. Todos nós temos um corpo e podemos mudar de visual rapidamente, simplesmente trocando de roupa.

Nesse exemplo acima, o tema equivaleria a roupa. Dessa forma é possível trocar o visual do site mantendo o conteúdo que já está lá.

Basicamente, um tema é um recurso que deve ser instalado em seu WordPress. E esse recurso é responsável por dar cara e forma ao seu conteúdo. Por padrão, todo site WP deve ter um tema instalado.

Vantagens

  • Existem milhares de temas prontos (gratuitos e pagos)
  • Não é necessário criar o conceito visual
  • Muitos já trazem diversas opções de layout

Desvantagens

  • Menos flexibilidade
  • Curva de aprendizado*

Onde encontrar temas?

Quando falamos em temas para WordPress logo pensamos em 2 grandes grupos: temas gratuitos e temas pagos.

Temas gratuitos

Os temas gratuitos ficam disponíveis no diretório de temas do WordPress ou no painel do seu site você também pode acessá-lo em Aparência > Temas > Adicionar Novo.

Temas pagos

Os temas pagos são os mais recomendados para uso comercial. Isso significa que se você vai fazer um site da sua empresa ou para um cliente seu, o ideal é que você utilize um tema pago.

Existem bons temas gratuitos, mas é muito difícil comparar a qualidade de um tema gratuito com a de um pago.

Onde comprar bons temas de WordPress?

Abaixo você encontra uma lista de sites muito interessantes que comercializam templates/temas WP:

  • themeforest.net: O ThemeForest é um marketplace. Isso significa que qualquer pessoa pode produzir um tema e colocá-lo a venda por lá. O lado bom disso é que viabiliza a compra de temas por preços bem acessíveis (a partir de $13 usd). O lado ruim é que nem todos os temas lá são de qualidade, por isso é importante saber escolher.
  • templatemonster.com: assim como o ThemeForest, o TemplateMonster também é um marketplace. As mesmas observações também se aplicam aqui.

Temas nulos (nulled themes)

Sabe aquela coisa feia de baixar software pirata, crackeado e etc? Essa onda também chegou nos temas pagos. Existem pessoas que pegam temas pagos e dão um jeito de quebrar sua trava contra pirataria e disponibilizam esses temas gratuitamente ou por um preço bem abaixo do mercado.

Esse são os famosos temas nulled. O que pode parecer um bom negócio para os ingênuos ou metidos a espertinhos, pode esconder sérios problemas de segurança para o seu negócio, ou pior para o negócio do seu cliente (se você cobra para desenvolver sites).

Não caia nessa cilada.

O que são Page Builders?

Page builders são construtores de página utilizados no WordPress. A ideia é muito simples: transformar o processo de criação de uma página em algo simples e intuitivo.

A grande vantagem de usar um page builder é você eliminar a necessidade de saber programar HTML, CSS, JS ou PHP. Claro que se souber, você pode aproveitar esse conhecimento para fazer coisas mais avançadas.

No fundo, a ideia é tornar a criação de páginas no WordPress tão simples quanto no Wix, mas mantendo a qualidade do WP.

Vantagens

  • Mais flexibilidade
  • Layouts prontos
  • Mais intuitivo
  • Menor curva de aprendizado*
  • Praticamente o mesmo custo de um tema pago

Desvantagens

  • Sem cautela, o site pode ficar pesado

* Se você presta serviços de criação de sites, utilizar um tema diferente para cada cliente pode consumir muito tempo. Cada tema novo que você adota em um projeto exige estudo da documentação do tema. Ao aprender a utilizar um Page Builder, você pode fazer todos os seus projetos utilizando a mesma ferramenta (aprende uma vez só).

Principais Page Builders para WordPress

Elementor

O Elementor é o principal page builder do mercado e está disponível em duas versões: o Elementor (gratuito) e o Elementor PRO (pago). Ele é um plugin que funciona em conjunto com seu tema.

Elementor: nesta versão gratuita, o Elementor funciona apenas como Page Builder. Isso significa que ele é capaz apenas de criar páginas e fica dependente de um tema para atuar em conjunto com ele.

Elementor PRO: nesta versão paga o Elementor deixa de ser apenas um Page Builder e se transforma num Theme Builder. Isso significa que você pode construir seu tema do zero da forma como bem entender.

Se quiser aprender como trabalhar com ele, confira o Curso de Elementor com WordPress.

Divi Builder

O Divi também é um dos page builder mais populares. Famoso pela facilidade, ele permite que as pessoas mais inexperientes consigam montar seus sites com um ar bem profissional e moderno.

Ao contrário do Elementor, o Divi vem apenas na versão paga e funciona como um tema (apesar de também ter a versão plugin).

WPBakery & Visual Composer

Este é outro page builder bem conhecido: o Visual Composer. Apensar de ter a mesma empresa desenvolvedora por trás de ambas as soluções, elas fazem coisas diferentes.

O WPBakery é um Theme Builder, isso significa que é possível montar seu tema da forma como bem entender. Enquanto isso, o Visual Composer é apenas um page builder e não é capaz de alterar o cabeçalho (header) e o rodapé (footer) por exemplo.

Professor

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
O curso

Curso WordPress Completo Online

Cansou de fazer o básico no WordPress? Nesse curso você vai aprender a trabalhar com SEO, Google Analytics, Pixel do Facebook e muito mais no WordPress.
Dúvidas
mo.homem
Marcelo Homem1 ano atrás

Elementor

Ludy,
Fazendo o curso de "WP com Elementor", é recomendável também fazer o "WP completo"?
Ou encontrarei o que preciso no "WP com Elementor" para construção do site ?
Abs,

mo.homem
Marcelo Homem1 ano atrás

TEMA EM PORTUGUÊS

Olá,
Sei que é recomendado tema estrangeiro pela qualidade. Acontece que meu inglês é fraco e não adianta comprar um avião e não saber pilotar, não é mesmo?
Por isso, solicito indicação de sites que vendam temas em português, por gentileza.
abs,

Avatar
AFFONSO BAPTISTA2 anos atrás

Tema do Zero

Como faço para criar um tema do zero?

Avatar
ALAN DA SILVA CAVALCANTE2 anos atrás

Tema Intitucional.

Olá, boa noite. Ludy.

Gostaria de uma dica sua sobre um tema bom para faculdade. Preciso de um projeto tipo para faculdade.

Avatar
ALAN DA SILVA CAVALCANTE2 anos atrás

Tema

Temos que comprar esse tema para acompanhar o curso, ou você disponibilizou?

Avatar
Rosana Sawicki2 anos atrás

Temas com limitação de tamanho de midia

Boa tarde Ludy
Todos os temas tem a limitação de 2MB ?
Como podemos alterar esta configuração ?

renanfajardo
Renan Fajardo PRO2 anos atrás

Temas Nacionais

Existe algum site nacional bom para Temas em WP?

Avatar
Mario Lourenço Guerrero Neto2 anos atrás

Licenças

E com relação às licenças? Como funciona?

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.