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Title Tag: o que é e como usar no SEO?

Title Tag: o que é e como usar no SEO?

A Title tag ajuda os mecanismos de busca a entender do que se trata sua página. Escrever uma boa title tag contribui para seu SEO.

Title tag é um elemento indispensável para qualquer estratégia de marketing, pois exerce grande influência no rankeamento SEO

Ele desempenha um papel importante na otimização de mecanismos de pesquisa, pois ajuda a informar aos buscadores sobre o conteúdo da página e, assim, atrair visitantes para o site. 

Além disso, o title tag é um dos componentes importantes do SEO On Page.

Quer saber por que e o que mais sobre essa poderosa ferramenta pode oferecer? Acompanhe o conteúdo. 

O que é title tag?

Title tag é um elemento HTML que marca o título de uma página.

Assim como o Meta Description, aparece na SERP (Página de resultados do mecanismo de pesquisa) e, por isso, aparece nos resultados de busca de uma forma intuitiva, podendo gerar muitas visitas para um site.

Como? Basicamente, o título aparece na barra de título do navegador e é exibido como um link nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Por isso, também é importante para os usuários, pois é frequentemente a primeira coisa que eles avistam ao navegar na web.

Geralmente aparece como <title> texto texto texto </title> dentro do código HTML. 

Ou seja, o title tag é uma primeira representação do tipo de conteúdo que o público vai encontrar dentro da página.

Além da SERP, também aparece na aba do navegador e no título dos compartilhamentos das redes sociais, assim como a meta descrição.

Qual a importância do title tag?

Como explicado acima, o title tag indica o que será abordado no conteúdo daquela página de forma mais resumida que a meta descrição.

Muito provavelmente, ele é o primeiro texto com o qual o público pode se relacionar antes de ler os outros elementos, geralmente depois da imagem.

como funciona a title tag

Esse elemento também cumpre um papel importante na leitura do SEO que os buscadores fazem. Pois, por meio da identificação da palavra-chave, os algoritmos observam se o título condiz com o conteúdo, organizando o ranking com base nisso.

Então, basicamente, o title tag é importante porque ajuda a melhorar a visibilidade da página nos resultados de pesquisa, atrai cliques, comunica o conteúdo da página e reflete a marca e a mensagem da empresa.

O tamanho é importante?

O tamanho do seu title tag é importante, pois, principalmente na visualização SERP, o limite é de aproximadamente 60 caracteres, uma vez que essa quantidade de caracteres geralmente coloca o título em visualização completa nos buscadores. No Google, o limite é de 600 pixels.

Ou seja, o title tag deve ser conciso e informativo, incluindo as palavras-chave relevantes para a página para ser facilmente identificada pelos mecanismos de busca.

O leitor deve observar as palavras e os caracteres escolhidos para o título, pois cada caractere ocupa um espaço diferente de pixels, principalmente se for caixa alta. Observe no exemplo abaixo:

tamanho de fonte na title tag

Logo, nem sempre os títulos devem ter os exatos 60 caracteres, mas é importante pensar bem na criação deles, pois em casos de títulos maiores, ele aparecerá cortado. 

Como fazer um bom title tag

Existem algumas práticas a seguir para criar um bom title tag, capaz de chamar a atenção necessária dos leitores e, então, trazer melhores resultados ao seu site. Confira:

  • Escolha bem as palavras-chave → É a síntese de todo seu conteúdo e provavelmente será o que seu leitor está procurando. Por isso, é importante que ele esteja logo no início do título.
  • Concisão não é qualquer coisa → Sim, é importante escrever o título curto, próximo dos 60 caracteres. Entretanto, ele deve ser instrutivo e refletir o seu conteúdo. Títulos muitos genéricos ou que não se explicam são geralmente ignorados.
  • Associe sua marca → Quando possível, coloque o nome da marca para se associar ao conteúdo e gerar reconhecimento.
  • Pense na mensagem → Pense no que, de fato, você deseja comunicar com aquele título/conteúdo. Isso vai ser associado à sua marca, logo, é importante ter frases atraentes e coerentes com a mensagem.
  • Opte pela exclusividade → Crie títulos originais e criativos. Evite repetições.

Principais erros cometidos

Por outro lado, algumas coisas podem atrapalhar a sua estratégia, logo, precisam ser evitadas:

  • Não deixe de escrever → Se o title tag estiver ausente, o Google vai escrever um automaticamente com base no conteúdo.
  • Sem exageros nas palavras-chave → O title tag precisa ter palavras-chave relevantes, mas isso não significa que você deva encher com muitas, pois isso pode prejudicar a classificação nos resultados de pesquisa.
  • Cuidado com títulos longos → Passou de 60 caracteres? Então o título será reescrito pelo Google. Apesar disso não afetar o rankeamento SEO, pode afetar o interesse dos leitores.
  • Pense na intenção de busca → Construa títulos que se relacionem com a intenção de quem está buscando. Termos muito vagos tendem a ser reescritos pelo Google. Use algo específico e relevante: entregue ao seu público o que ele quer ver.

Esses erros na criação de title tags se relacionam com erros comuns também na produção de texto para SEO, por exemplo. 

Por isso, em ambos os casos é necessário incluir palavras-chave relevantes, otimizar títulos e subtítulos, escrever para os usuários e não apenas para os buscadores e criar conteúdo original para o seu site.


No vídeo a seguir, você pode conferir como evitar alguns desses principais erros ao longo dos seus conteúdos e manter seu SEO em pleno funcionamento.

Explore todo o potencial de seus title tag com o melhor do SEO

Como já mencionado, o title tag faz parte das técnicas do SEO On Page. Ou seja, está relacionado a tudo aquilo que você realiza dentro do seu site a fim de torná-lo mais otimizado para os mecanismos de busca. 

Que tal, então, conhecer as técnicas ideais para realizar essas otimizações da melhor forma? Com a Mirago você pode! 

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Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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