Curso Mídias Sociais > Entendendo as plataformas de Mídias Sociais

Twitter: entenda tudo sobre esta mídia social

Twitter: entenda tudo sobre esta mídia social

O Twitter é uma mídia social com poucos usuários se comparada aos gigantes. Ainda assim, a presença de influenciadores a torna relevante.

O Twitter é uma das Mídias Sociais mais conhecidas do mundo. Apesar disso, a relevância dele é indiscutível. Isso se deve ao alto engajamento e pela presença de líderes e influenciadores na plataforma.

O Twitter tem uma proposta muito própria como mídia social, diferente do que o Facebook ou ou Google Plus tentam ou tentaram atingir. Por isso, muitos dos usuários se declaram “fãs”.

O que faz do Twitter tão diferente?

Apesar de ser uma mídia social da mesma forma que o Facebook e o Instagram, o Twitter tem características próprias. Para começo de conversa, ele gera conexões assimétricas. Isso significa que as pessoas seguem outros usuários sem necessidade de permissão como padrão.

Além disso, o Twitter tem uma limitação de publicação de 280 caracteres de texto. Originalmente, eram 140 caracteres, o tamanho de um SMS à época.

Por sua natureza diferente de tudo que já havia sido feito até então, o Twitter foi classificado com diversas possíveis alcunhas. Hoje em dia é quase unânime a classificação como uma plataforma de microblog, talvez a única bem sucedida no mundo.

Porque incluir na sua estratégia de mídias sociais?

A maioria dos publicadores regulares desta mídia social é composta por usuários muito engajados. Além disso, alguns dos mais prolíficos membros da plataforma são políticos, jornalistas e influenciadores.

Por contar com tantos usuários influentes, o Twitter é também uma das mídias sociais mais reproduzidas em outros veículos. Graças a isso, ações realizadas nele acabam tendo mais efeito do que simplesmente as vendas diretas.

Podemos dizer que o Twitter é muito interessante em termos de reconhecimento de marca, além de ajudar na construção de valores associados. Entretanto, é um pouco complicado ver resultados de negócios nesta mídia social no nível visto no Facebook e no Instagram.

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.7
4.7/5
(19 avaliações)

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!

Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago. Comece agora!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática