Twitter

Tópicos
Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
O Twitter é uma mídia social com poucos usuários se comparada aos gigantes. Ainda assim, a presença de influenciadores a torna relevante.

O Twitter é uma das Mídias Sociais mais conhecidas do mundo. Apesar disso, a relevância dele é indiscutível. Isso se deve ao alto engajamento e pela presença de líderes e influenciadores na plataforma.

Este artigo faz parte do Curso Mídias Sociais. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

O Twitter tem uma proposta muito própria como mídia social, diferente do que o Facebook ou ou Google Plus tentam ou tentaram atingir. Por isso, muitos dos usuários se declaram “fãs”.

O que faz do Twitter tão diferente?

Apesar de ser uma mídia social da mesma forma que o Facebook e o Instagram, o Twitter tem características próprias. Para começo de conversa, ele gera conexões assimétricas. Isso significa que as pessoas seguem outros usuários sem necessidade de permissão como padrão.

Além disso, o Twitter tem uma limitação de publicação de 280 caracteres de texto. Originalmente, eram 140 caracteres, o tamanho de um SMS à época.

Por sua natureza diferente de tudo que já havia sido feito até então, o Twitter foi classificado com diversas possíveis alcunhas. Hoje em dia é quase unânime a classificação como uma plataforma de microblog, talvez a única bem sucedida no mundo.

Porque incluir na sua estratégia de mídias sociais?

A maioria dos publicadores regulares desta mídia social é composta por usuários muito engajados. Além disso, alguns dos mais prolíficos membros da plataforma são políticos, jornalistas e influenciadores.

Por contar com tantos usuários influentes, o Twitter é também uma das mídias sociais mais reproduzidas em outros veículos. Graças a isso, ações realizadas nele acabam tendo mais efeito do que simplesmente as vendas diretas.

Podemos dizer que o Twitter é muito interessante em termos de reconhecimento de marca, além de ajudar na construção de valores associados. Entretanto, é um pouco complicado ver resultados de negócios nesta mídia social no nível visto no Facebook e no Instagram.

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

Curso Mídias Sociais

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.