Ter um website otimizado e responsivo muito bem trabalhado é essencial para conseguir alcance orgânico. Entenda porque é importante ter seu próprio site e torná-lo mais rápido de carregar e melhor de visualizar nos dispositivos móveis.

Reproduzir vídeo
4.9
4.9/5

(1298 avaliações)

Um Curso de Marketing Digital Grátis para Iniciantes que querem começar na Frente. Junte-se a Milhares de Alunos e Comece a estudar hoje mesmo. Inscreva-se!

Porque ter um website otimizado e responsivo?

Muito se fala sobre se ter um website otimizado, mas por que ele é necessário? Podemos destacar os seguintes motivos:

  • gerar uma boa impressão nas pessoas
  • apresentar de maneira excepcional seus produtos ou serviços
  • trazer novos potenciais clientes

O site é parte central do marketing digital, afinal, muitas das ações realizadas no marketing digital vão direcionar as pessoas até o site.

O blog, por exemplo, presente no site, irá captar novas visitas. Além disso, pelo site é possível apresentar da melhor maneira, produtos e serviços, marcar a presença digital da empresa, etc.

Em síntese, o site tem a missão de trazer novos e potenciais clientes para a sua empresa. Ele deve ser bem apresentável, mas a preocupação maior não deve ser sua estética (não que ela não seja importante), mas sim, que ele seja encontrado pelo Google.

No entanto, ocorre que muitas empresas negligenciam este fato, deixando de levar em conta alguns cuidados na criação de sites, como veremos a seguir.

A Fórmula SQNDR

Já ouviu falar de SQNDR.  É a fórmula exata para fazer um Site Que Não Dá Resultado. Este tipo de site é facilmente identificado pelo seu menu. Ele tem geralmente meia dúzia de páginas, com guias genéricas, que podem ser copiados e colados em qualquer tipo de empresa, de salão de beleza até pet shop.

Quer um exemplo de como NÃO fazer um site eficiente? Basta seguir a fórmula SQNDR.

Para não cair neste erro na criação de sites, procure antes de tudo:

  • Fazer um planejamento do site;
  • Fazer uma boa pesquisa, sobretudo em sites concorrentes;
  • Definir o tipo de conteúdo, design, entre outros detalhes que permeiam a criação de um site.

A seguir, vamos entender melhor quais são as etapas para a criação de um site otimizado e responsivo.

Etapas de Website Otimizado e Responsivos

Para criar um site otimizado, é preciso seguir as seguintes etapas:

  • Conteúdo: é necessário ter a plena compreensão de quais tipos de conteúdo você deverá ter em seu site. Como fazer isso? Simples: tendo noção daquilo o que você faz. Por exemplo, quais são os produtos e serviços oferecidos?

O passo seguinte é saber quem são as pessoas/público, que consomem o que você oferece e com base nisso, entender como estas pessoas procuram por tais serviços e produtos.

A estratégia mais viável é realizar uma pesquisa para entender o comportamento de busca desse público, com ajuda de ferramentas específicas.

Ao realizar esta pesquisa e identificar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio, de acordo com o comportamento de busca do público, é possível definir quais páginas seu site deverá ter, ou seja, quais conteúdos deverá criar.

  • Wireframe: para construir a estrutura adequada capaz de organizar as informações e os conteúdos do site, é preciso fazer o Wireframe do site, que é a segunda etapa da criação de um site otimizado.

Ele é uma espécie de rascunho do site que mostrará onde ficará cada conteúdo/página do seu site. Um software indicado para a criação do Wireframe de sites é o Axure, por exemplo. Outra opção é o UxPin, e também o Just in Mind (grátis).

  • Layout: nesta etapa o designer irá traduzir o esqueleto do site (Wireframe), trazendo a identidade visual da marca/empresa, de maneira moderna, elegante e com estética apurada, sempre de acordo com a marca.

Feito o layout, inicia-se a produção do site.

Seguindo estas etapas você otimizará a missão de obter alcance orgânico em seu site. Se quiser ter uma visão mais detalhada desse passo-a-passo, confira o webinar “Como planejar o seu próximo site“.

Planejar o site é fundamental

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”

John L. Beckley

Em outras palavras, planeje bem seu site, faça-o com calma e cuidado e certamente, ele terá uma vida útil bem razoável.

Outra dica fundamental para seu website otimizado e que irá te ajudar muito para ter um site responsivo é utilizar a plataforma WordPress.org para criar sites, de forma gratuita.

Crie seu site com o WordPress

É estimado que 30% de todos os sites que vemos na web hoje em dia, seja em WordPress. Otimizada pro Google e madura, se possível, dê preferência para esta plataforma, que é um ótimo exemplo de site responsivo.

Além disso, promove autonomia ao usuário, não necessita de conhecimentos de html, por exemplo, permite o uso de plugins variados, etc.

Em nosso Curso de WordPress Básico você já consegue iniciar e dar seus primeiros passos utilizando o WordPress para criar seu próprio site.

O que é um site responsivo?

Um website pode ser considerado otimizado e responsivo quando ele se adapta ao tamanho da tela onde ele é exibido, sem se desconfigurar. É a estrutura ideal para rodar em smartphones, por exemplo.

Como saber se o meu site é responsivo ou não?

Utilize uma ferramenta do Google chamada Teste de compatibilidade com dispositivos móveis e descubra.

Próximo passo…

Agora que você entendeu a importância de ter um website otimizado, é importante começar a entender o básico do assunto. Nosso curso de WordPress Básico gratuito e online um excelente lugar para começar.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.