O WhatsApp Business chegou para mudar a forma como nos comunicamos com clientes no marketing digital. Apesar de ser sem dúvida um modelo de comunicação importante atualmente, muitos negócios ainda não entendem a importância do Business e a diferença dele para o aplicativo original.

Nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre o WhatsApp Business, porque ele é tão importante e como aproveitá-lo no seu marketing e vendas. Se tiver alguma questão em mente que não for respondida aqui, pode deixar nos comentários para podermos tirar a dúvida.

Vamos lá?

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O que é WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo alternativo ao WhatsApp padrão, focado na comunicação de empresas e empreendimentos. Isso significa que ele tem como foco dar ferramentas que são úteis a um negócio que não estão disponíveis no aplicativo original.

Existem muitas semelhanças entre o WhatsApp Business e o original, mas o aplicativo para negócios possui alternativas como mensagens automatizadas e integração com anúncios do Facebook. 

Vantagens do WhatsApp Business

Você talvez esteja se perguntando que diferença vai fazer para o seu negócio usar o WhatsApp Business quando você já faz uso do aplicativo normal e obtém resultados. O primeiro ponto a se discutir é a relação com o WhatsApp como empresa: ela agora exige que negócios usem a versão de negócios e bloqueia o uso do aplicativo em números que forem pegos descumprindo essa exigência.

Mas existem muitas vantagens de usar o WhatsApp Business no seu negócio. Uma das mais importantes é a possibilidade de ter um perfil dentro do aplicativo com mais informações sobre o negócio, como localização, horário de atendimento, e-mail e site!

Mas antes de começar a aplicar o Whatsapp Business para sua estratégia comercial, você precisa entender quais vantagens ele traz. E também porque elas fazem a diferença para seu negócio. Confira na lista abaixo.

1. O WhatsApp Business é como seus clientes se comunicam.

O WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais utilizada do mundo. Mundialmente, ela reporta mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias. Entretanto, a ideia de procurar clientes através do aplicativo é invasiva. Para ter uma boa política de marketing digital evita esse tipo de aproximação.

Por isso o aplicativo tem uma natureza diferente. Ele permite que os negócios se comuniquem apenas com os clientes que os procuram. Isso ocorre através de ferramentas oferecidas pelo sistema, como links de comunicação. É um processo parecido com o que se usa no e-mail marketing para capturar leads.

A diferença é a facilidade da comunicação. Através do WhatsApp Business sua equipe pode trabalhar diretamente com o público e a possibilidade de resposta e de interação é muito grande.

2. Catálogo de Produtos

Agora é possível cadastrar seu catálogo de produtos no WhatsApp Business. Isso pode ajudar muito aquelas pessoas e empresas que vendem diretamente pelo WhatsApp.

exemplo de catálogo de produtos no whatsapp

Ajuda a poupar tempo, pois você não precisa ficar selecionando fotos para enviar, decorando ou buscando preços na sua tabela, nem detalhes. Fica tudo armazenado lá, gerando praticidade para você e também para o comprador.

Além disso também é possível incluir os links dos produtos, caso você possua uma loja virtual. Sendo assim, o processo de compra fica ainda mais fácil e rápido.

Fizemos um vídeo completo sobre o catálogo de produtos no WhatsApp, você pode conferir abaixo:

3. Produtividade e automatização

O WhatsApp Business traz uma oportunidade para a automatização das respostas. Com isso se cria uma chance de responder imediatamente o primeiro contato e começar a qualificar o lead.

Mensagem de ausência

Mensagem de Ausência no WhatsApp Business

Um exemplo é quando o cliente se comunica com seu negócio fora do horário comercial. Com a automatização você tem como programar uma mensagem para que esse contato não fique horas sem esclarecimento.

Mensagem de saudação

Mensagem de Saudação no WhatsApp Business

Além de responder automaticamente em horários fora do seu horário comercial, também é possível enviar uma mensagem de saudação. Isso pode ser interessante para dar as boas-vindas e já entender o que o contato está buscando.

Respostas rápidas

Respostas Rápidas no WhatsApp Business

Com as respostas salvas é possível criar modelos de respostas e associá-las a um atalho. Os atalhos sempre são precedidos por uma “/” (barra), portanto você pode associar o atalho /obrigado a uma resposta como Obrigado por entrar em contato. Dessa forma, toda vez que você digitar /obrigado durante uma conversa, esse atalho será substituído pela resposta salva.

Link Curto no WhatsApp Business

Existem diversas possibilidades de uso para essa ferramenta. Inclusive a inclusão de links para a qualificação do lead e também para gerar tráfego no seu site. Com esse recurso é possível gerar um link, que ao ser clicado dá acesso direto a uma conversa com seu WhatsApp Business.

Nesse mesmo link, também é possível associar uma resposta automática para todos que clicarem no link e iniciarem uma conversa.

4. Ser um negócio certificado pelo WhatsApp

A confiança do seu público é essencial para o processo de marketing e vendas. Por isso o WhatsApp Business pode servir para diferenciar o seu negócio dos diversos esquemas ilegais que tentam tirar dinheiro dos compradores fingindo ser empresas legítimas.

Perfil comercial

Perfil Comercial no WhatsApp Business

Ao usar o WhatsApp Business, você ganha um perfil comercial que garante ao seu potencial cliente que está se comunicando com um negócio legítimo ao invés de um esquema fraudulento. É uma excelente forma de dar segurança ao público.

Além disso existem os selos de Conta comercial oficial, que atualmente estão sendo liberados somente para empresas grandes e marcas conhecidas.

5. Acesso a métricas

Estatísticas do WhatsApp Business

O uso do WhatsApp em sua versão Business dá acesso a uma série de métricas que pode ajudar a direcionar seus esforços de marketing digital de forma mais eficiente. Com essas estatísticas oferecidas, você pode melhorar suas estratégias.

O WhatsApp tem termos de uso que todos precisam concordar antes de utilizar. Entre eles está uma proibição do uso do aplicativo original para marketing. Então, se você tem uma conta normal e a utiliza para enviar material promocional, informações dos seu negócio e falar dos seus produtos, você corre o risco de perder a conta.

Perder acesso a uma conta com a qual diversos clientes se comunicam regularmente pode ser desastroso para seu negócio. Imagine, portanto, ter que reestruturar do zero esse aspecto da comunicação da sua empresa.

Com o uso do WhatsApp Business, você tem a permissão da plataforma para realizar as comunicações e distribuir o material que precisa, garantindo legalmente que não irá perder seu canal.

7. Organização

Outra grande vantagem de fazer uso do WhatsApp Businesse é a facilidade de se organizar. O aplicativo oferece uma ferramenta para atribuir tags aos contatos, ajudando a saber do que se trata.

Dessa forma, você pode separar as leads por estágio do funil de compras. Também é possível organizar o que são clientes, quais são os fornecedores e outros tipos de contato. Com isso, você consegue retomar as conversas com mais controle do que falar em cada uma.

8. Guia de Negócios

Guia de Negócios do WhatsApp
Guia de Negócios do WhatsApp – Foto: WhatsApp/Divulgação

O Guia de Negócios do WhatsApp é uma novidade que vem sendo testada. Basicamente ela permite que usuários do WhatsApp encontrem negócios locais nas redondezas diretamente dentro do app.

Disponível somente para empresas que usam a versão Business, o Guia de Negócios atualmente está em fase de testes e disponível para um pequeno número de usuário (utilizadores da versão beta do WhatsApp) e para empresas localizada no centro de São Paulo.

Quem deve usar o Business

Qualquer empresa, independente do porte, deve usar o WhatsApp Business para se comunicar com os clientes. Mas existem algumas para as quais isso é ainda mais recomendado: aquelas que trabalham com com inside sales.

Se a sua estratégia de vendas é através de uma equipe interna de vendas, o uso do aplicativo é essencial para integrar a comunicação com as vendas. Através do aplicativo de negócios é possível organizar os clientes, atribuindo cada um deles a um estágio da Jornada de Compras, por exemplo. 

Quanto custa?

O WhatsApp Business é gratuito e tudo indica que permanecerá assim. Ele já está disponível para iOS e Android e pode ser baixado imediatamente. 

O custo que pode haver relacionado ao aplicativo é o uso dele em uma campanha de anúncios. Para isso, você precisa ter seu número confirmado na sua página de Facebook e fazer uso do Gerenciador de Negócios.

Para entender um pouco melhor sobre o uso de Facebook Ads, você pode baixar abaixo nosso checklist que ajuda a fazer passo a passo o seu anúncio. 

Limitações 

As limitações do WhatsApp Business não são tão preocupantes, mas é preciso entender o que o aplicativo não é capaz de fazer.

O aplicativo de negócios possui a possibilidade de se usar o Web com a conta, mas não acrescenta a possibilidade de fazer ligações pelo computador. As ligações continuam tendo de ser feitas pelo celular.

O aplicativo também tem limitações na sua automação, permitindo apenas criação de mensagens automáticas mas não de processamentos de pedidos automatizados. Para isso, é preciso usar a API, focado em empresas de maior porte.

Como transformar sua conta em Business

Para transformar uma conta em WhatsApp Business, basta baixar o aplicativo para negócios no seu celular e cadastrar o seu número. Na primeira vez que você fizer isso, vai ter a possibilidade de transferir suas conversas e mídias para o Business.

Caso você queira criar uma conta diretamente no aplicativo para empresas, basta comprar um chip com um novo número e cadastrar ele diretamente no aplicativo para negócios. Assim você já pode começar a conversar com seus clientes da forma preferida deles. 

Fizemos um vídeo completo sobre o WhatsApp Business e suas vantagens, confira:

O próximo passo…

Agora que você entendeu melhor a importância do WhatsApp Business, que tal conhecer um pouco mais sobre tópicos importantes sobre o marketing através do aplicativo de conversa?

Comece entendendo um pouco melhor as listas de transmissão, uma ferramenta importantíssima no aplicativo.

Aprenda também a organizar os contatos no WhatsApp de uma forma mais profissional.

Simone Siqueira

Empreendedora desde os 16 anos de idade, formada em Computação com pós-graduação em Ensino à Distância. Idealizadora do Portal Educação Digital. Facilitadora dos Treinamentos voltados às Redes Sociais para Negócios. Palestrante na área Empreendedorismo Digital. Co-autora do livro de incentivo ao empreendedorismo feminino "Quais de mim você procura?", Infoprodutora e Afiliada.