Em hospedagens e servidores PHP para desenvolvimento local (MAMP, XAMP etc.), o limite de upload do PhpMyAdmin costuma ser baixo. Caso possua um site com muitas informações e fizer um backup delas, talvez não consiga importá-las devido ao tamanho máximo definido para o upload do arquivo. A seguir, nós vamos ver o passo a passo de como aumentar o limite de upload do Banco de Dados no PhpMyAdmin.

Curso de WordPress Gratuito

Encontrando o arquivo de configuração (“php.ini”)

O “php.ini” é o arquivo de configuração do servidor PHP. Para aumentar o limite de upload do servidor, nós vamos precisar saber onde está o arquivo de configuração. Se você já sabe onde está o arquivo, pode pular para o próximo passo.

Insira o comando abaixo dentro de algum arquivo “.php” (se quiser, você pode criar uma página apenas para exibir essa informação e inserir o comando no código dela). Se você estiver usando WordPress, crie um arquivo chamado “info.php” com o código na pasta do seu tema e acessa a url do seu site + “/info.php”

Página de configuração do servidor PHP

Ao acessar a página, ela exibirá todas as configurações do seu servidor PHP.
Em “Loaded Configuration File”, aparecerá o caminho para o arquivo de configuração usado. Acesse o local indicado e abra o arquivo. Em hospedagens compartilhadas, é comum que não tenha acesso ao arquivo. Nesse caso, crie um arquivo “php.ini” na pasta raiz do seu projeto e atualize a página com o comando mostrado acima. Se o caminho do arquivo de configuração não for alterado para o novo arquivo criado, entre em contato com a hospedagem.

A Locaweb fornece um php.ini simplificado, com um passo a passo de como usá-lo. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Aumentando o limite de upload do Banco de Dados

Nós vamos precisar editar (ou adicionar caso tenha criado o “php.ini”) as seguintes informações:

upload_max_filesize: tamanho máximo para upload de arquivos.

post_max_size: tamanho máximo dos dados postados. Essa configuração também afeta o upload de arquivos. Para fazer o upload de arquivos grandes, é necessário que o seu valor seja maior que o do “upload_max_filesize”.

memory_limit: quantidade máxima de memória em bytes que um script está permitido alocar. Geralmente seu valor deve ser maior que o do “post_max_size”.

max_execution_time: tempo máximo de execução de cada script.

Embora o objetivo seja aumentar o limite de upload do Banco de Dados, é importante prestar atenção nas outras configurações. Se você tenta carregar um arquivo muito grande, mas nas configurações do servidor o tempo for curto, ocorrerá um erro, pois o servidor não conseguirá importar todos os dados no tempo limite configurado. Para saber mais sobre as diretivas do “php.ini”, acesse: http://php.net/manual/pt_BR/ini.core.php.

A minha dica é alterar tos os valores proporcionalmente. Se você dobrar o valor de “upload_max_filesize”, faça a mesma coisa com demais opções.

Segue abaixo a configuração que eu fiz para que o limite de upload do Banco de Dados fosse 32MB (megabytes é indicado pela letra “M”):

Limite de upload do Banco de Dados no PhpMyAdmin

Salve o arquivo e veja se as alterações tiveram efeito. Caso não funcione, será necessário reiniciar o servidor. Se não houver nenhuma opção para isso no painel do site, entre em contato com sua hospedagem.