Em qualquer forma de marketing, a chave para uma comunicação eficaz, e que gera resultados, depende de quão bem você conhece o seu público-alvo.

O que é a Buyer Persona?

Cada pessoa tem características únicas que são definidas por suas necessidades diferentes, estilos de vida e motivações.

Do ponto de vista do consumidor, os fatores que influenciam as suas razões para comprar produtos ou serviços depende de vários atributos, bem como sua localização no ciclo de compra.

Buyer Persona, ou persona de comprador, desempenha um papel crítico no marketing digital, especialmente em estabelecer a eficácia de suas estratégias de marketing de conteúdo.

Público-alvo é diferente de Persona

Enquanto muitos comerciantes se concentram em várias demografias para obter uma melhor tração em seus esforços de marketing digital, os que se concentram em importantes descobertas da persona do comprador gastarão metade do  tempo para obter os mesmos resultados.

As personas de comprador definem quem seu público-alvo é, e direciona você para a definição de suas estratégias de conteúdo. O marketing de conteúdo eficaz entrega o tipo certo de conteúdo para um tipo específico de público-alvo – e você vai aprender mais sobre ele nas seguintes seções.

Provavelmente, o aspecto mais importante no marketing é a persona do comprador. Simplificando, se você vender produtos ou serviços a um tipo errado de consumidor – ninguém vai comprar. As personas de comprador definem quem é seu público-alvo e onde ele está no contexto de marketing de conteúdo, além de identificar as razões pelas quais tais audiências estão interessadas ​​em seu conteúdo.

As personas de comprador são desenvolvidas para entender cuidadosamente as informações demográficas chave, bem como as principais informações comportamentais que definem as suas tendências de consumo. Isso irá definir por que os consumidores estariam interessados ​​em uma determinada peça de conteúdo, e por que este pedaço de conteúdo será crucial para influenciá-los a dar o próximo passo rumo à conversão – seja como leads ou clientes.

Como definir sua Buyer Persona?

Para entender melhor as personas de comprador, seria melhor, primeiramente, entender os aspectos e atributos que definem estas personas.

  • Iniciativas prioritárias – Descreve as razões pelas quais os consumidores estarão interessados ​​em seu conteúdo, e o que influencia os compradores a gastar tempo e recursos no seu conteúdo.
  • Fatores de sucesso – Descreve os resultados ou os benefícios que seu público-alvo gostaria de receber quando consomem o seu conteúdo.
  • Barreiras percebidas – Descreve obstáculos como a falta de recursos, incapacidades percebidas, e outros pressupostos negativos que podem impedir o seu público de consumir o seu conteúdo.
  • Jornada do comprador – Descreve e identifica a etapa específica na jornada do comprador, para você influenciá-los a fazer uma ação específica depois de consumir o seu conteúdo.
  • Decisão de critérios – Descreve os aspectos, características e outros atributos entre os produtos concorrentes ou serviços que seu público-alvo percebe como mais importante para eles

Definir a persona do comprador no marketing de conteúdo é muito importante, sobretudo se o objetivo do empresário ou comerciante digital for o de estender a mão para o público altamente segmentado. Neste caso, você tem a oportunidade de se conectar ou se envolver com o seu público em um nível mais personalizado – como se a marca estivesse diretamente falando com uma pessoa específica.