Daniel Dal'laqua

Em 19/05/2018 às 11:27

A importância do calendário editorial no Marketing de Conteúdo.

Não é possível falar de Marketing de Conteúdo sem falar em calendário editorial. Pelo menos não numa estratégia de marketing de conteúdo levada a sério.

Nesse artigo iremos discorrer sobre a importância de um bom planejamento editorial (e, consequentemente, culminando num calendário editorial) e como isso pode afetar enormemente seus resultados no Marketing Digital. Vamos lá?

 

calendário e planejamento editorial

 

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial é um subproduto de um planejamento editorial. Na prática ele é um cronograma que resume sua estratégia e que define:

  • Datas de publicação
  • Responsáveis pela publicação
  • Títulos ou pautas a serem tratadas
  • Palavras-chave que serão utilizadas no texto
  • Status das publicações (se foram redigidas / aprovadas / agendadas / publicadas)
  • Alinhamento de conteúdos de acordo com as etapas do funil (topo, meio e fundo de funil)

E o que é o Planejamento Editorial?

O planejamento editorial é algo que fica “acima” do calendário editorial e é ele que nos dará as bases para trilhar um caminho de sucesso no Marketing de Conteúdo. No planejamento editorial geralmente é definido:

planejamento editorial

  • A equipe que irá trabalhar com Marketing de Conteúdo
  • A definição de quais mídias/canais serão utilizados pela empresa para divulgar seus conteúdos
  • As ferramentas que serão utilizadas
  • A frequência de postagem em cada uma dessas mídias
  • Os processos que serão estabelecidos a fim de manter a “roda girando”
  • A definição de conteúdos orientados a cada tipo de persona da empresa
  • A definição dos KPIs (Indicadores chave de performance) pelos quais a equipe será avaliada

 

Poderíamos falar bastante sobre cada um desses tópicos, mas vamos nos concentrar no tópico principal do texto: o calendário editorial.

Quais os benefícios e vantagens de ter um calendário editorial?

vantagens calendário editorial

As principais vantagens em se ter um calendário editorial para uma equipe de Marketing de Conteúdo (ou mesmo uma única pessoa) são basicamente as mesmas vantagens que temos ao planejar a realização de qualquer atividade ou tarefa que demande certo esforço, coordenação e que não tenha apenas uma duração pontual. Aqui podemos destacar:

 

1-) Melhora na frequência de publicações

Sem dúvida um dos fatores mais relevantes numa estratégia de marketing de conteúdo é a frequência de postagens nos mais diversos canais. O calendário editorial ajuda muito na organização das pautas a serem produzidas, as datas a serem publicadas bem como os responsáveis por elas. Com isso, o time de marketing consegue ter melhor planejamento e, consequentemente, também consegue publicar com maior frequência.

 

2-) Evita repetições de textos e palavras-chave já publicadas

Muito comum nos blogs corporativos quando se ganha um volume bom de postagens é ter o que chamamos de conteúdo duplicado. O conteúdo duplicado ocorre quando temos duas ou mais páginas falando sobre um mesmo tema, sobretudo tendo a mesma palavra-chave principal no texto.

Isso não seria problema se o Google não penalizasse o conteúdo duplicado. Qualquer profissional de marketing que lide com SEO sabe o quão ruim é ter duas ou mais páginas com a mesma palavra-chave em seu site. De forma simplificada, o Google divide o “peso” que dá para cada uma das páginas e isso impacta na relevância delas e, consequentemente, no ranking do Google.

Dessa forma, num calendário editorial todas as publicações bem como as palavras-chave utilizadas ficam registradas e poderá ser facilmente consultado se alguma palavra-chave já foi utilizada no passado.

 

3-) Visão completa para o time de Marketing

O calendário editorial permite que todo o time de marketing saiba como está o andamento da criação de conteúdo e as datas em que determinados conteúdos serão postados. Esse calendário também pode e deve ser compartilhado com a alta gestão da empresa para o acompanhamento do trabalho em “tempo real”.

 

4-) Produzir conteúdo relevante para cada tipo de Persona

Outra importante função do calendário editorial é fazer com que possa se produzir conteúdo relevante (e de maneira equilibrada) para cada persona que a empresa decidiu trabalhar. Sem esse controle do calendário editorial é comum que o time se perca em meio a tantas publicações não controlando o volume de postagens direcionadas a cada persona ou ainda a cada etapa do funil.

Quais os cuidados a tomar para que o calendário editorial cumpra seu papel?

 

1-) Atualização

Obviamente por se tratar de um “organismo vivo” com atividades de controle diárias o calendário editorial deve estar sempre atualizado pelos responsáveis. Caso contrário ele rapidamente perde sua função. Um exemplo? Não deixe para fazer atualizações semanais no calendário se as atividades são diárias. Isso causa confusão e provavelmente terá o efeito oposto ao da organização das ideias e conteúdos.

 atualização calendário editorial

 

 

2-) Compartilhe com a equipe

Conforme falamos acima é importante que o calendário editorial seja compartilhado não só com a equipe de marketing mas também com a alta gestão da empresa que poderá acompanhar o trabalho que está sendo realizado. O compartilhamento pode trazer muitos benefícios e, sem dúvida, um dos principais é a geração de ideias para produção de novos conteúdos, o que retroalimenta o ciclo.

compartilhar calendário editorial

Download Gratuito de Calendário Editorial – Poupe tempo e Esforço

Pensando em facilitar sua vida nós da Mirago estamos disponibilizando um modelo de calendário editorial que utilizamos aqui e também com nossos clientes de consultoria. Nele você vai ver tudo o que falamos aqui de forma consolidada numa única planilha dividida por meses. Esse calendário pode ser utilizado tanto para publicações em Blog quanto para mídias sociais ou e-mail marketing. Você pode deixá-lo com a sua cara!

Para fazer o download do nosso calendário editorial basta clicar no botão abaixo:

download calendário editorial

E aí? Convencido(a) da importância de utilizar um calendário editorial para sua estratégia de marketing? Espero que sim!

Se você já utiliza um calendário editorial em sua estratégia conte pra gente nos comentários como é a sua experiência.

Se você não utiliza também conta pra gente como tem sido sua experiência na produção de conteúdo. Deixe um comentário, adoraríamos saber =)