FoursquareO Foursquare é a principal rede social baseada em geolocalização da atualidade e possui uma alta penetração no Brasil. Já ultrapassou a casa dos 10 milhões de usuários no mundo, conseguiu um invetimento de U$50 milhões e tem despertado a atenção de muitas empresas.

Nós não entendemos exatamente por que o Brasil está crescendo tão rápido, mas vamos continuar a dar suporte a esse mercado em um futuro próximo. O produto ainda não foi localizado [traduzido para o português] no Brasil, o que é uma desvantagem normalmente, mas temos muitos usuários entusiasmados nesse mercado.

(Holger Luedorf, vice-presidente de dispositivos móveis e parcerias do Foursquare)

Veja algumas matérias relevantes na mídia:

Foursquare para empresas

É importante ressaltar que não apenas as grandes empresas encontram no foursquare uma ótima oportunidade. As pequenas e médias também. Quem nunca deixou de ir a um restaurante bacana perto de casa por nem saber que ele existia? Pensando nisso, o próprio Foursquare desenvolveu o Foursquare for Business para orientar as empresas como tirar proveito desta rede social. Por isso, vou mostrar aqui como criar algumas promoções ou Special Offers no Foursquare.

Special Offer Foursquare

 Mas o que são os Specials Offers?


Como o nome já diz, são Ofertas Especiais para os usuários do Foursquare. Podem ser brindes, descontos, condições especiais e etc.

Em que momento as pessoas verão a minha oferta?

As pessoas poderão ver sua oferta especial, enquanto estiverem procurando algum lugar por perto ou explorando a região para descobrir o que tem de bom para se fazer na redondeza. Poderão também fazer uma busca específica por ofertas especiais nas redondezas.

Veja um exemplo ao lado.

 

Vamos ao passo-a-passo:

Passo 1 – Informe ser o proprietário do local

Para que o Foursquare possa verificar se você é realmente o proprietário do estabelecimento você precisa antes de tudo, possuir sua conta pessoal no Foursquare. Logo em seguida procure pelo seu estabelecimento e depois clique em “Do you manage this venue. Claim here” (botão laranja no canto superior direito). Caso você não encontre o seu estabelecimento, você deve adicioná-lo ao Foursquare. Você pode fazer isso em http://foursquare.com/add_venue

Foursqure Claim Venue

Na tela seguinte, confira os dados de endereço do estabelecimento com atenção, afinal, uma carta de confirmação será enviada para o local. Se os dados estiverem corretos clique em “Continue claiming this venue”. Na sequência você será será questionado sobre sua autorização para solicitar a administração daquele estabelecimento no Foursquare. Clique em “Yes, I am authorized, and I agree to the Venue Platform Terms of Use” se assim for.

Agora você deve aguardar a chegada da carta de confirmação. Nela constará um código de 6 dígitos, que será utilizado para comprovar sua autoridade sobre o estabelecimento. Você receberá também um adesivo para colar em seu estabelecimento e incentivar as pessoas a realizarem check-ins.

Carta de confirmação do Foursquare

Após receber a carta, acesse o endereço de verificação: http://www.foursquare.com/businesses/verify e insira o seu código e PRONTO. Você já pode começar a criar suas ofertas especiais.

Passo 2 – Crie suas ofertas especiais

Acesse sua conta do Foursquare e clique no menu “Manager Tools” e clique no botão verde “Start a Campaign at this Venue” para inciar sua primeira campanha. Para criar sua campanha você precisará criar suas ofertas especiais antes, para isso clique em “Add Special”. Você deverá selecionar qual tipo de oferta especial deseja criar. Os tipos estão dividos em dois grupos: ofertas para atrair novos consumidores, ou ofertas para premiar os já existentes. Os tipos de ofertas se encontram abaixo dividos pelos grupos:

Criando uma special offer no Foursquare

Ofertas para atrair novos consumidores

  • Swarm special: crie ofertas pra grandes grupos, ideal para ser utilizado em grandes eventos
  • Friends special: faça uma oferta para check-ins em grupo, ex: faça check-in com mais 3 amigos e ganhe uma sobremesa
  • Flash special: ofertas relâmpago, ex: as 15 primeiras pessoas que realizarem check-in ganham 25% de desconto
  • Newbie special: oferta para primeiro check-in, ex: no seu primeiro check-in ganhe uma caneca
  • Check-in special: oferta para check-ins, ex: ganhe uma salada grátis ao fazer check-in

Ofertas para premiar consumidores

  • Loyalty special: oferta para quem constantemente retorna ao seu estabelecimento, ex: no seu 3º check-in ganhe uma sobremesa grátis
  • Mayor special: oferta para aquele que mais frequenta seu estabelecimento, ex: 15% de desconto na conta total para quem é Mayor

SIga os próximos passos e defina:

  • Quando a oferta será ativada? Defina em que situação a oferta será ativada e assim poderá ser utilizada.
  • O que é a oferta? Defina o texto que descreve sua promoção. Ele deve ser claro e definir qual será o benefício da oferta.
  • Configurações avançadas (opcionais) Aqui você pode definir uma mensagem que será vista apenas por aqueles que conseguiram ativar a sua oferta. No caso que mostro a seguir utilizo um cupom de desconto que poderá ser utilizado em compras futuras.

Quando a oferta será ativada?

O que é a oferta?

Configurações avançadas

E pronto!
Agora que sua oferta especial está pronta, lembre-se de alguns pontos importantes:
  • Informe e treine seus funcionários para saber reconhecer um ganhador da oferta. Evite frustrações do tipo: um cliente chega ao balcão com o iphone na mão solicitando sua sobremesa grátis e o balconista negar pois desconhece totalmente a promoção.
  • Informe seus consumidores sobre a oferta. Utilize material gráfico no próprio estabelecimento para divulgar sua oferta, banners, flyers, folders, utilize sua criatividade e divulgue sua oferta.
  • Monitore sua campanha através do painel de controle do Foursquare. Saiba qual o desempenho, quantas pessoas fizeram check-in, quantas ativaram a oferta especial.
E você? Pronto para começar a anunciar no Foursquare?

Veja alguns vídeos relacionados:

Este está um pouco desatualizado mas explica muito bem o funcionamento do Foursquare