Curso Mídias Sociais > Entendendo as plataformas de Mídias Sociais

Pinterest: conheça essa plataforma e saiba como usar

Pinterest: conheça essa plataforma e saiba como usar

O Pinterest é uma das mídias sociais mais usadas no mundo. Entenda mais sobre como ele funciona do ponto de vista do marketing digital.

O Pinterest é uma das mídias sociais mais usadas no mundo. Ainda assim, sua penetração no Brasil é pequena. Ele é mais interessante no marketing digital de empresas de moda e produtos com apelo estético.

Esse artigo é parte do curso de Mídias Sociais da Mirago. Para mais conteúdos relacionados, visite a página do curso.

Apesar de ser fortemente usado para obtenção de imagens, o Pinterest não é uma plataforma gratuita de imagens. Isso porque a maioria absoluta do conteúdo gerado para o site possui direitos autorais.

Melhorando a visibilidade dos Pins no Pinterest

A imagem é de suma importância no Pinterest. Aqui está o que a mídia social sugere que você faça para criar pins atraentes:

  1. Use imagens de alta qualidade. Certifique-se de que elas estão bem compostas e tenham um foco;
  2. Pins orientados verticalmente ficam melhor posicionados em telas móveis;
  3. Pins com várias imagens pode funcionar bem para pessoas que procuram, mas mantenha apenas 4 imagens ou menos para não poluir;
  4. Minimize a quantidade de texto em uma imagem, e certifique-se de que é fácil de ler em telas móveis.

Considere a forma como as pessoas pesquisam no Pinterest ao escrever. Pense sobre o que as pessoas que estão buscando, e mencione as partes mais atraentes em sua descrição, e seus pins são mais propensos a vir ao topo quando as pessoas fizerem pesquisas específicas.

Porque posicionar sua marca nesta mídia social?

Em abril de 2015, o Pinterest tinha 72,8 milhões de usuários, com 85% deles mulheres. Na verdade, olhando para as estatísticas, você pode ver porque o Pinterest é uma rede social que a maioria das empresas não podem se dar ao luxo de ignorar.

É importante ter a certeza de que você dará atenção ao seu Pinterest se for aplicá-lo como parte do marketing digital. Caso vá deixá-lo abandonado, então é melhor não investir nele.

A realização de Pins é muito mais relevante para empresas que trabalham com tópicos de interesse estético. Entre elas estão: moda, fotografia, modelagem, venda de colecionáveis e mais.

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.7
4.7/5
(19 avaliações)

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!

Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago. Comece agora!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática