Não há como discutir com o fato de que a Internet tornou possível chegar a um público mais amplo do que nunca. Mas só porque você pode chegar a mais perspectivas-alvo, não significa que você deve. Chegar à demasiada grande audiência dilui a sua mensagem publicitária e diminui a sua eficácia ao obrigá-la a ser desnecessariamente ampla. Se, por exemplo, chega a todos os compradores que compartilham certos dados demográficos alvo (como, por exemplo, idade, sexo e localização geográfica), há uma boa chance de que os seus anúncios vão cair em “saco-roto”, em alguns casos. Afinal, uma dona de casa de meia idade poderia ter muitos diferentes interesses e preocupações do que outra mulher de semelhante idade na mesma área.
Se você abre a sua mensagem para grandes grupos demográficos em geral, você está desperdiçando tempo e dinheiro, direcionando as pessoas que não são – e nunca foram – verdadeiras perspectivas. O segredo para uma melhor orientação vem da criação e implantação de boas personas de compradores.
Importância das personas de compradores
Personas de compradores são representações fictícias de seus compradores-alvo, incorporando não apenas os dados demográficos, mas a introspecção psicográfica e comportamental, também. Em média, o uso dessas ferramentas faz websites duas a cinco vezes mais eficazes, permitindo que as empresas criem experiências de marketing que falam diretamente com as necessidades de um usuário.
Para ver o quão eficaz desses recursos pode ser, veja o exemplo da Skytap, uma grande empresa de software com sede em Seattle, Washington. Depois de integrar personas de compradores em suas campanhas de marketing, a empresa foi capaz de aumentar as oportunidades de vendas em 124%, o tráfego de busca orgânica em 55% e o tráfego do site norte-americano em 210%. Isso é algo muito poderoso!