Imersão E-commerce Expert

Curso de E-commerce
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O Curso E-commerce Expert é uma verdadeira imersão no universo do e-commerce. Um curso de e-commerce não convencional para quem acredita que a forma de educar pode ser melhor.

Este é um curso desenhado para quem deseja vivenciar e entender, na prática, os pontos-chave de um e-commerce. Diplomas e certificados tem cada vez menos importância. Este é um curso que vai te preparar para o mundo real.

Tenha uma experiência 360° no E-Commerce, aprendendo tudo que é necessário para trabalhar ou empreender no comércio eletrônico. As disciplinas vão desde a gestão até a conquista de clientes, passando por direito do consumidor e logística.

De quebra, você terá a possibilidade de tirar conhecimentos diretamente de um e-commerce funcional. Uma empresa parceira participa como caso de estudos para os alunos, permitindo acesso a dados.

Você terá também a oportunidade de criar um planejamento de e-commerce para a empresa parceira, que será avaliado e receberá feedbacks dos professores!

Sobre o curso
E-commerce do começo ao fim
Conheça a operação de um e-commerce como um todo. Entenda a importância de cada etapa, cada processo e domine a operação completa.
Foco no Aluno
Metodologia de ensino inovadora, centrada no aluno e na aplicação prática.
Insights do mercado real
Uma empresa parceira abre seus dados para avaliação dos alunos. Dessa forma você adquiri uma visão de como o E-commerce funciona no mundo real.
Conheça pessoas da área
Além do aprendizado, você terá a oportunidade de conhecer colegas e professores que vivem o e-commerce.
Conteúdo
O foco no primeiro momento do curso é nivelamento e sintonia. Vamos explicar a abordagem das aulas e conversar sobre a atual situação do e-commerce. Além disso, os grupos de trabalho serão formados e o cliente-case da turma será apresentado.

Tópicos abordados:

  • Apresentação do Curso
  • Formação de Grupos
  • Contexto do comércio eletrônico no BR e Mundo;
  • Visão do cenário atual;
  • Elementos fundamentais para o processo de venda online;
  • Diferenças entre B2B, B2C e B2E – Atacarejo e e-commerce de franquias e Omnichannel x Multicanalidade;
Vamos conversar sobre o primeiro passo em um e-commerce: o planejamento. Nas aulas, serão discutidas decisões primordiais sobre produtos e estoque. Além disso, vamos falar sobre o tempo que cada e-commerce leva para amadurecer e ser rentável.

Tópicos abordados:

  • Como planejo uma operação de e-Commerce?
  • Da marca até o estoque
  • KPI’s importantes para a construção do negócio
  • Tempo de maturidade esperado
Vamos entender as plataformas de e-commerce e discutir o que precisa ser levado em conta ao escolher por uma. Questões como a escalabilidade do negócio, a segurança das suas movimentações e outras serão levantadas nessa aula.

Tópicos abordados:

  • Apresentar plataformas de e-commerce
  • Modelos comerciais disponíveis (Open source, SAAS, etc).
  • Escalabilidade
  • Segurança
  • Estabilidade
  • Performance
  • Características funcionais
  • Integrações
  • Treinamento
  • Suporte
Vamos conversar sobre o que é Backoffice e sua importância no e-commerce. Você vai aprender a estruturar sua operação para não perder controle de pedidos, pagamentos e etiquetagem.

Tópicos abordados:

  • Conceito de Backoffice
  • Como estruturar um backoffice
  • Cadastros de produtos, fluxo de pedidos, etiquetagem
  • Tecnologias e ferramentas
  • ERP
Falar sobre meios de pagamento é algo que não pode faltar num curso de E-commerce. Mais do que listar opções, essa aula descreve vantagens e como lidar com fraudes em pagamentos.

Tópicos abordados:

  • Gateway, intermediadores, adquirentes
  • Principais players
  • Como escolher o meio de pagamento ideal para seu negócio?
  • Prevenção a risco
  • Fraudes
  • Soluções antifraude
  • TEF
  • Conciliação / Liberação do pedido
Vamos ensinar durante o curso de e-commerce como lidar com planejamento logístico e estoque. A intenção é que você possa tomar decisões que facilitem as entregas do seu negócio e reduzam seus custos.

Tópicos abordados:

  • Planejamento Logístico
  • Estoque
  • Etiquetagem / Cubagem
  • Custo logístico
  • Sistemas para logística de e-commerce
  • Logística Reversa
  • Modelos: Cross-Docking – DropShipping- Fullfilment, etc.
É impossível trabalhar no e-commerce sem ter um bom atendimento ao cliente. Vamos discutir alguns cases de sucesso que servem de exemplo para que os clientes fiquem satisfeitos com seu negócio.

Tópicos abordados:

  • Canais
  • Métricas
  • Controle do processo de venda
  • Cases de sucesso
  • Política de Troca
Uma das aulas mais importantes do curso de E-commerce. Aqui você vai aprender a gerir os indicadores-chave e prever o sucesso e as necessidades do negócio.

Tópicos abordados:

  • Planejamento e Gestão da Operação
  • Gestão de Indicadores-chave
  • Relatórios analíticos
  • ROI
  • Relatórios de produtos / categorias / giro / margem
Vamos conversar sobre questões típicas do comércio, como a sazonalidade e a determinação dos produtos mais importantes para a empresa.

Tópicos abordados:

  • Curva ABC
  • Giro, Margem, Ticket
  • Orçamento
  • Sazonalidade
  • Forecast
  • KPIs
O curso de e-commerce também inclui conhecimentos sobre direito. Você vai aprender as obrigações do comércio eletrônico com relação a segurança de dados, termos de uso e os direitos do consumidor que se aplicam.

Tópicos abordados:

  • Dados e Privacidade
  • Termos de Uso
  • Direito do Consumidor
Vamos te ensinar como usar os marketplaces para potencializar seus negócios de forma integrada com o restante da operação.

Tópicos abordados:

  • O que são marketplaces
  • Como evoluíram
  • Como utilizar para potencializar seu e-commerce
  • Estratégias de atuação
  • Integrações
Vamos nos aprofundar no uso de dados no negócio, procurando atingir resultados melhores através do controle de informações sobre os leads e integração entre plataformas.

Tópicos abordados:

  • Integrações
  • CRM e BI
Não poderia faltar no curso de e-commerce uma aula sobre ferramentas úteis e dicas de como usá-las para gerir o negócio.

Tópicos abordados:

  • Prós e contras de diversos tipos de plataformas de ferramentas de gestão de e-commerce
  • Dicas sobre ferramentas / empresas / apps
Uma pausa nas aulas normais do curso de e-commerce para analisarmos um estudo de caso da área de e-commerce que enfrentou uma grande dificuldade. Essa é uma grande oportunidade de aprender com erros de quem já enfrentou o mercado de frente.

Tópicos abordados:

Vamos aprender a usar o marketing para atrair clientes e aumentar seu lucro. Vamos explorar desde os canais de comunicação até entender de perto tráfego e conversão.

Tópicos abordados:

  • Canais digitais
  • Calendário (Black Friday, Cyber Monday, Dia das Mães, Natal, etc)
  • Estratégias e ações-chave
  • Jornada do Consumidor, Personas, Funil de Conversão
  • Conceitos de tráfego x conversão
  • Programa de Afiliados
Uma aula focada em usabilidade e sua importância para diminuir os atritos e gerar mais vendas. Esse é o momento de otimizar o negócio.

Tópicos abordados:

  • Conceito de usabilidade e CRO
  • Fluxograma de navegação
  • Como aumentar as taxas de conversão
  • Como aumentar o ticket médio
  • Análise e identificação de pontos de abandono de carrinho
O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta importante. Ainda mais para o comércio eletrônico. Seja para confirmação, cross selling, nutrição de leads ou atendimento ao consumidor, vamos conversar sobre como usar o e-mail de forma inteligente.

Tópicos abordados:

  • Conceito do Marketing de Permissão
  • Estratégias e Táticas em e-mail marketing
  • KPI’s
  • Ferramentas: Mailchimp, Dinamize
  • Prática: Como usar a plataforma para gerar mais vendas
As pesquisas do Google são essenciais para milhões de negócios ao redor do mundo. O curso de e-commerce inclui também aulas sobre como anunciar nas pesquisas para atrair mais clientes.

Tópicos abordados:

  • Como funciona o Google Ads e o sistema de leilão
  • CPC x CPM
  • Rede de Pesquisa x Rede de Display
  • Criação de Campanhas
  • Remarketing
  • Google Shopping & Merchant Center
As redes sociais mais movimentadas do mundo trazem diversas oportunidades. Nessa aula, você vai aprender a fazer uso de campanhas no Facebook e Instagram para criar catálogos de produtos, anúncios e gerar demanda para o e-commerce.

Tópicos abordados:

  • Páginas no Facebook
  • Páginas no Instagram
  • Como anunciar na plataforma: Business Manager
  • Formatos de anúncios no Facebook e Instagram
  • Catálogos de Produtos
  • Anúncios dinâmicos
  • Segmentação
  • Dicas para vender mais com essas mídias sociais
O tráfego orgânico das buscas é tão importante quanto os anúncios pagos por clique. Por isso o curso de e-commerce também se preocupa em ensinar como criar um posicionamento sólido das pesquisas.

Tópicos abordados:

  • Pesquisa de palavras-chave
  • SEO On Page
  • SEO Off Page
O Google Analytics é uma ferramenta que pode trazer diversos insights para o negócio. O curso de e-commerce também irá te explicar como encontrar as informações que você precisa desta ferramenta.

Tópicos abordados:

  • Conceito de web analytics
  • O Google Analytics e sua interface
  • Navegação pela plataforma e seus principais relatórios
  • Como configurar o GA para e-commerce
  • Relatórios de Vendas / Produtos / Canais
  • Como criar seus próprios relatórios

Instrutores

Thelma Brait

Ver currículo Profissional com 10 anos de experiência em e-commerce e soluções digitais. Participou do processo da digitalização do varejo de marcas como Corello, Cecilia Dale Garmin, AHA, Breton entre outras. Passou por Itelios, Corebiz, Rakuten e B2W. Atualmente é Business Parnership Manager na VTEX, gerando negócios ao ecossistema, fazendo o que mais gosta: Networking.

Marcel Neri

Ver currículo Executivo de onboarding no Mercado Pago Brasil.

Allan Lemos

Ver currículo Gerente de Marketplace operações na B2W SkyHub e B2W Digital. Experiência em operações e processos de Marketplace, atuando nas integrações, homologações de integradoras, implantação de loja, suporte ao parceiro e seller;Profissional com mais de 10 anos de experiência na gestão e implantação voltados para de e-commerce de grandes marcas varejistas como por exemplo: Etna.com, Bololô.com.br e Lekssa.com.br. Grande conhecimento teórico e vivenciado nas principais ferramentas do mercado de e-commerce, sempre focado na redução de custos operacionais e atuando fortemente na negociação junto aos fornecedores e parceiros de logística a marketing digital.Conhecimento na implantação e manutenção das plataformas de e-commerce Vtex e Rakuten com forte atuação na gestão de plataformas e parcerias integradas e homologadas.Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de fluxos e procedimentos de acordo com as exigências da marca, sempre observando as melhores práticas do mercado; fluxo de vendas, logística para vendas Online, fluxo financeiro (faturamento, repasse de comissão, conciliação bancária e recuperação de vendas) e suas peculiaridades operacionais.Conhecimento acerca de cadastro de produtos, fornecedores, texto institucionais / legais, e-mails transacionais, construção de departamento, categorias e filtros bem como demais atividades de natureza administrativa;Planejamento e implantação de processos, visando maior velocidade, qualidade e melhoria na capacidade produtiva da empresa, baseado em conceitos como Just in Time, PDCA, SWOT também usando metodologias como Kambam, Kaizen e Scrum;Estruturação e acompanhamento de atendimento ao seller, parceiro e cliente sempre usando as melhores práticas de mercado buscando os melhores índices de avaliação e NPS para qualidade em atendimento.Gestão de equipe superior a 40 pessoas sempre atuando de forma construtiva para alavancar a capacidade das pessoas desenvolvendo um time de alta performance obcecado por resultados.

Daniel Galvão

Ver currículo Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.

Patrícia Quadros

Ver currículo E-Commerce Product Manager na First Data. Experiência de mais de 20 anos na área comercial, atuando na captação e gerenciamento de carteira de clientes, envolvendo negociações de preço, implantação e customização de processos sempre com foco em resultados financeiros. Forte habilidade em vendas consultivas, em especial de serviços financeiros como cartões de crédito, adquirência e e-commerce.

Caio Faria Lima

Ver currículo Caio Faria Lima. Direito USP, LL.M. University of Virginia (Charlottesville, Virginia, EUA). Atuação ampla na estruturação de novos negócios em meios eletrônicos (M&A, contratos, análise de riscos, public affairs, proteção de dados pessoais). Atuação destacada como coordenador do Comitê Jurídico da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) durante 4 anos e atualmente responsável pela negociação e estruturação das operações e relações da QUOD, joint venture dos 5 maiores bancos do Brasil para o desenvolvimento de um novo player no mercado de cadastro positivo e de negativação.

Mardem Reifison

Ver currículo Professor de História por formação trabalha com SEO tem 5 anos. Com experiência em sites de pequeno a grande porte, trabalhou em agências como Ogilvy e ID. Atualmente é gerente de SEO da Petlove, um e-commerce focado no universo PET.

Mislene Rocha

Ver currículo Graduada em Direito e pós-graduada em Qualidade e Produtividade Empresarial: Logística e Processos pela USP. Atualmente é coordenadora de Logística na Gimba com passagens pela Matrix e Editora Globo.

Ykaro Lemes

Ver currículo Profissional com mais de 5 anos de experiência em e-commerce. Atualmente é Growth Engineer na Enext. Com conhecimentos técnicos e também de negócios, ajudou marcas como Sephora.com.br, TheNorthFace.com.br, Marabraz.com.br, Obramax.com.br a atingir seus resultados através de estratégias de UX/CRO. Possui grande conhecimento em ferramentas de Teste AB e possui certificações em Optimizely e Maxymiser.

Felipe Faccio

Ver currículo 16 Anos de experiência na área de tecnologia, trabalhou em empresas como SAP e Equinix, 9 anos como empreendedor. Criou uma startup na área de serviços da Anixter no Brasil, foi co-fundador da AX4B, fez o Startup da Mouseflow no Brasil. Atualmente é o CEO e Fundador da incubadora Convert.Rocks, que cria e viabiliza e opera, modelos de negócios digitais.

Rodrigo Amaral

Ver currículo Formado em Administração, com especialização em Logística pela FGV e MBA Negócios do Varejo pela PROVAR/FIA, atualmente consultor de ecommerce da Enext / WPP e diretor de negócios da SLI Systems, além de investidor anjo em empresa de energia solar, com passagens por empresas como Volkswagen, JPMorgan e Cielo, Rakuten, JET FullCommerce e liderando diversos projetos na áreas financeiras, de serviços e produtos transacionais, com mais de 15 anos de experiência na área de vendas e novos negócios

Márcio Seixas

Ver currículo Formado em Engenharia de Computação pela USP e com MBA em Gestão de Negócios pela FIA, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de e-commerce, com destacada atuação na maior operação on-line de instrumentos musicais do Brasil. Criou e/ou operou mais de 20 e-commerces de diferentes segmentos no modelo full-commerce. Hoje é sócio da Principia, plataforma SaaS de integração em ERPs e lojas virtuais.

Marcelo Maurano

Ver currículo Graduado em Marketing pela ESPM e com MBA em gestão de negócios pela FIA conta com mais de 10 anos de experiência como idealizador e gestor de uma operação de e-commerce líder em seu segmento. Co-fundador da Principia, plataforma de integração multi-estoque entre ERP’s e canais de venda online.

Nelson Scoz

Ver currículo Diretor Comercial na Linx na vertical de Omnichannel, é formado pela UNESP em Engenharia, atua com varejo há 14 anos, exercendo suas atividades com passagens em empresas como a Rakuten Brasil durante 11 anos. Participou da implantação de mais de 90 projetos de B2C para varejo, atacado, indústria além de B2B e B2E.

Leonardo Dantas

Ver currículo Profissional de Data Engineer e Digital Analytics, com mais de 4 anos de experiência de mercado, trabalhando em grandes clientes como Magazine Luiza, Vivo, Fiat e Santander. Possui conhecimento em serviços de inteligência de marketing digital, implementação de Google Analytics, definição e acompanhamento de KPI’s e mapeamento do ambiente on-line para definição de eventos e enhanced ecommerce.

Rogério Godoy

Ver currículo Entre os anos de 2004 e 2007 a graduação em Direito me permitiu uma rica experiência nos setores Financeiro e Empresarial no escritório Demarest Advogados; de Propriedade Intelectual Internacional na Natura S/A; e como Tax Compliance na Ernst & Young. Construída a base, dei início a carreira empreendedora como Sócio na Empresa A+ Produções e Eventos. Passados 05 anos, me uni ao Grupo MT4 de Tecnologia, em 2012, onde atuo como CEO da empresa @MediaPost E-mail Marketing. Apesar de curta, minha trajetória tem sido rica no segmento de serviços e gestão de equipes de alta performance.

Rosangela Martins

Ver currículo Profissional de marketing especialista em branding e conteúdo, atuo há mais de 15 anos no mercado digital. Iniciei minha carreira publicitária em agência, atendendo clientes como Schrader Bridgeport, Rádio Metropolitana FM, Imprensa Oficial e Grupo CBS de Comunicação, entre outros. Como coordenadora responsável pela gestão da área e da equipe, participei da criação do departamento de mídias sociais da agência Media Contacts, desenvolvi os processos, ampliei o time e introduzi a cultura das mídias sociais em marcas como Leroy Merlin, Grupo PSA, Centauro, Lancôme do Brasil etc.Em 2010, iniciei minha jornada em uma das maiores agências de publicidade do país, a WMcCann, onde permaneci por quase cinco anos, trabalhando como supervisora de planejamento digital, atuando diretamente na construção e gestão de projetos focados em digital para grandes marcas como Nestlé, MasterCard, Microsoft, Forno de Minas, Sorriso, Tiffany, entre outros.
Indicado para

Profissionais de E-commerce

  • Gerentes e analistas de e-commerce
  • Profissionais do ecossistema (logística, meios de pagamento, marketplaces, saas, crm, erp, integradoras entre outras

 

Empreendedores

  • Empreendedores que já possuem uma operação de e-commerce
  • Empreendedores que pretendem iniciar uma operação de e-commerce

Estudantes e Curiosos

  • Estudantes das áreas de administração, marketing, logística e afins
  • Curiosos pelo tema

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Albert Liu
Albert Liu

Excelente curso! O E-Commerce Expert é bastante completo e abrangeu todos os aspectos para abrir uma loja virtual. Saio do curso preparadíssimo.

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