A prática do marketing de conteúdo na era digital surgiu à sombra de setores mais estabelecidos no marketing digital, como SEO e marketing de mídia social. E nessas e outras áreas, o conteúdo tem sido sempre um elemento fundamental, embora, com essas práticas estabelecidas amadurecendo, o uso e a aplicação do conteúdo também tenham evoluído. Principalmente para apoiar um SEO bem-sucedido.

No entanto, com o advento de várias atualizações de algoritmo do Google, o marketing de conteúdo pode ser definido como a estratégia que fornece estratégias valiosas, com conteúdo de qualidade e relevante, que os clientes querem, para atrair e reter um público claramente definido.

Referência

A definição do sucesso do marketing de conteúdo se aplica a uma série de estudos de casos notáveis, particularmente aqueles que envolvem a Coca-Cola, Disney e Red Bull. Essas empresas souberam aproveitar o poder do marketing de conteúdo para dar ainda mais notoriedade para seus lançamentos de produtos e serviços. E esses exemplos são muito válidos e úteis para apoiar as estratégias das empresas no marketing de conteúdo.

Uma das declarações do supervisor de comunicação de marketing da Coca-Cola, Jonathan Mildenhall, sobre o futuro do conteúdo é:

“Todos os anunciantes precisam de muito mais conteúdo para que eles possam manter o engajamento com os consumidores fresco e relevante. Se você quer ser bem-sucedido em todo o mundo, você tem que ter ideias férteis nesse sentido.”

Aplicação

O marketing de conteúdo é praticado por ambas as marcas B2C e B2B. E aquelas que estão tendo sucesso no marketing de conteúdo têm uma abordagem claramente documentada que descreve:

  1. Quem somos nós?
  2. Quem estamos tentando alcançar?
  3. O que estamos tentando realizar?

E você, consegue entender a importância de uma boa estratégia de marketing de conteúdo para a sua empresa? Conte nos comentários o que pretende trabalhar daqui para a frente!