Se você está iniciando no marketing digital, as coisas podem parecer um pouco complexas. Muitas coisas a aprender, muitas mudanças a todo momento e isso pode até assustar no começo.

O mais importante quando se inicia um trabalho de marketing digital é ter uma boa base de conhecimento. Para isso não tem jeito, a melhor alternativa é estudar. Antes de sair fazendo qualquer ação, qualquer anúncio, qualquer disparo de e-mail, é importante que você se capacite e tenha uma visão abrangente do marketing digital.

O marketing evoluiu bastante nos últimos anos e com a ajuda da tecnologia tende a evoluir ainda mais rápido nos próximos anos. Ter um bom entendimento do marketing digital vai te ajudar a criar estratégias mais eficientes para atingir suas metas.

Vou contratar uma agência. Não preciso aprender marketing digital.

Não se engane. Se você contratou uma agência ou pretende contratar uma para cuidar do marketing digital da sua empresa, é muito importante que você conheça bem o marketing digital. Quando você entende o marketing digital, você:

  • pode contribuir com sua agência nas estratégias
  • sabe o que esperar em termos de resultados e não vai esperar que sua agência faça milagres
  • sabe avaliar o trabalho da sua agência, entendendo quando está bem feito e quando não

Quero aprender. Por onde começo?

Essa é uma pergunta que frequentemente ouvimos aqui na Mirago, afinal são tantos assuntos dentro do marketing digital que é comum uma pessoa iniciante ficar um pouco perdida sobre o que começar a estudar.

Uma forma de acelerar seu processo de aprendizado é fazer um curso introdutório. Recomendo o Curso de Marketing Digital para Iniciantes Online e Gratuito. Outra dica é ficar de olho nos Cursos Ao Vivo com transmissão gratuita (sempre tem coisa nova por lá).

Se você já tem uma certa noção, abaixo mostro uma sugestão básica de tópicos a estudar:

  • Inbound Marketing / Marketing de Conteúdo
  • WordPress (Como criar seu site)
  • SEO (otimização para mecanismos de busca)
  • Google AdWords
  • Redes Sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Twitter, etc)
  • Google Analytics
  • E-mail marketing
  • Automação de Marketing

De que maneira posso aprender?

São várias as formas de se aprender marketing digital. O mais importante é entender que estudar constantemente deve fazer parte da vida de qualquer profissional de marketing digital.

Preciso saber inglês?

Não. Mas se você não fala inglês eu recomendo que comece a estudar agora. Os melhores eventos, cursos e artigos geralmente estão em inglês. O Google Tradutor resolve! Nem sempre. Muitas vezes você quer fazer um excelente curso gringo, mas não tem dublagem, nem legenda.

Não desanime, cada vez mais temos conteúdo de primeira no nosso bom e velho português.

curso-de-wordpress-presencial-marco2016

Cursos Online ou Presenciais

No início é importante contar com a ajuda de um curso de marketing digital. Eles podem acelerar e direcionar seu aprendizado. Se você é do tipo que prefere uma sala de aula, faça o possível para extrair o que ela oferece de melhor: a interação com o professor e demais alunos. Se você está habituado a assistir cursos online (gravados ou ao vivo) você pode se beneficiar da vantagem de ter a gravação e poder rever quantas vezes achar necessário e também avançar o vídeo quando já conhece o assunto.


Google-Maps-Offline

Palestras e Webinars

Participar de palestras online (webinars) ou presenciais é uma excelente forma de absorver novos conhecimentos. Muitas palestras online abrem espaços para responder dúvidas e interagir com o palestrante, aproveite. Grande parte dessas palestras ficam disponíveis gratuitamente. A própria Mirago oferece diversas palestras ao vivo e gravadas.


 

feedly_11

Blogs e Portais

Uma das minhas formas preferidas de me manter atualizado e estar constantemente aprendendo é ler blogs e portais. Costumo utilizar o Feedly para assinar conteúdos que gosto e diariamente acessá-lo para ler meus blogs favoritos. Muitos também usam o Flipboard, que costuma vir instalado em alguns dispositivos Android.

 


kindle

 

Livros e eBooks

Se você gosta de livros impressos ou ebooks, você encontrará uma gama enorme de livros sobre o tema marketing digital. Existem excelentes autores brasileiros e gringos que você deve conhecer: Seth Godin, Philip Kotler, Joe Pulizzi, Olivier Blanchard, Kristina Halvorson, Chris Anderson, Charlene Li, Martha Gabriel, Guy Kawasaki, Gary Vaynerchuk, Cláudio Torres, André Telles, Conrado Adolpho e diversos outros.


 

inbound15-850x476

Eventos e Congressos

Participe de eventos. Essa uma grande forma de ter contato com conteúdos de alta qualidade. Eventos brasileiros e internacionais são excelentes formas de se manter antenado e conhecer gente nova.

Eventos de alto nível que acontecem no Brasil:

Eventos internacionais:


Networking

Trocar experiências e conversar com outros profissionais é sem dúvida enriquecedor. O networking pode ser pessoalmente em eventos ou pode até iniciar nas redes sociais. Não tenha vergonha. Conheça pessoas novas no twitter, no facebook, no linkedin e afins. Se estiver em algum evento, utilize a hashtag oficial do evento em suas postagens, fique de olho no stream dessa hashtag e interaja com outras pessoas: curta, retuíte, mencione, mande reply e comece novas relações online que futuramente podem ir pro offline.

Conheci excelentes profissionais dessa maneira. Pessoas que me inspiram, que trocam muitas experiências e até pessoas que passaram a trabalhar comigo.


Aprenda fazendo

Você tem um projeto pessoal bacana? Algum site, alguma ideia, um blog ou algo do tipo? Tire ele do papel e utilize-o como forma de colocar em prática seus aprendizados. Crie uma estratégia para divulgar seu projeto e coloque a mão na massa. A melhor forma de aprender ainda é praticando.

Depois de aprender um pouco…

Sem dúvidas, aprender e entender mais sobre o marketing digital é um dos primeiros passos para um estratégia bem sucedida. O “fazer por fazer” não trará resultados efetivos. É importante que você entenda sua estratégia como um todo e não fique realizando ações isoladas e sem sentido. Espero que esse post tenha aberto alguns novos caminhos para você seguir adiante.

Comente abaixo sua opinião! Se tiver mais dicas sobre como aprender, compartilhe também.